A espera terminou. O Morumbi Shopping abriu a Exposição Heróis DC e este escriba já foi conferir.
No amplo Atrium do estabelecimento já temos uma prévia, com totens descrevendo rapidamente alguns dos principais heróis da casa. Cada unidade ainda tem uma tela com produções audiovisuais do herói em questão e HQs clássicas autografadas pelos mestres.
Destaques: Action Comics assinada por Jerry Siegel; Wonder Woman 1, por George Perez; e Detective Comics 1000, com o autógrafo de Alex Ross.
Claro que os totens costumam ficar meio vazios, pois no centro deles está uma réplica do clássico Batmóvel da série de 1966. Quem resiste?
A bilheteria fica em um canto do Atrium, e ainda é oferecida a opção de compra pela internet. Fui um tanto com a cara e coragem e felizmente estava tudo tranquilo, peguei um ingresso para dali meia hora. A exposição está montada em um anexo provisório saindo do Atrium, onde aos finais de ano é montada a árvore de Natal do shopping. A própria fachada do anexo ficou um show.
A entrada é por um túnel cujas paredes circulares são forradas por uma variedade imensa de capas de HQs, e vale a pena demorar-se ali para encontrar os grandes clássicos. Essa é a diversidade mais importante que existe, a de visão, de expressão, de arte, mãe de todas as demais!
Primeira parada é na Fazenda Kent. Martha e Jonathan narram a história de seu encontro com o bebê Kal-el, e em seguida passamos para dentro do celeiro onde está escondida a pequena nave kryptoniana.
Depois vamos para Metrópolis, sempre vibrante com as novas edições do Planeta Diário, e vários televisores vintage exibindo cenas das diversas produções com o Homem de Aço protagonista. Sim, é claro que as com Christopher Reeve são as mais emocionantes! E dá até para protagonizar a capa da Action Comics 1, mesmo que você não seja lá muito fotogênico como este pobre escritor aqui. Mas sou honesto e limpinho, tá?
Em seguida entramos no próprio Planeta Diário, com as mesas de Clark Kent e Lois Lane, troféus que a intrépida dupla de repórteres recebeu, e pelas janelas até dá para acompanhar o Superman salvando novamente a cidade. O Brainiac nem teve chance.
Importante: em todos os ambientes há artes, capas de edições clássicas, várias autografadas, então fotografe sem dó.
A Fortaleza da Solidão é a próxima parada, e como estamos no Ártico, preparem-se: é frio lá dentro! Uma das melhores sacadas de toda a Exposição.
Além daquele robô que atende as necessidades de nosso kryptoniano e toma conta da casa, vale bater fotos também diante do console do computador com os cristais, mexendo aquele cristal verde para lá e para cá. E o selo que indica que a instalação pode ser manuseada é bem interessante.
Veja mais de perto!
Vídeos com os grandes inimigos do Azulão são um complemento bacana, e melhor ainda é o monumento a Krypton.
Essencial é falar dos funcionários da Exposição que estão atendendo o público. Todos simpaticíssimos e que claramente foram muito bem instruídos, sempre dispostos a ajudar e a tirar fotos. Foram uma das melhores partes de toda a experiência, e deixo aqui um enorme agradecimento a todos!
Chegamos então a Gotham City, sendo recebidos pelo Bat-Sinal e várias artes pelas paredes. Uma grande fachada do Departamento de Polícia da cidade é um convite para mais fotos.
E a seguir o melhor ambiente de todos: a Bat-Caverna!
Com direito ao segundo Batmóvel mais amado pelos fãs, o de 1989. Que, aliás, inspirou o da Série Animada, que é meu preferido, com licença.
Lembrando que o filme com Michael Keaton, Jack Nicholson e Kim Basinger celebrou 35 anos de sua estreia no último dia 23!
A sala é cheia de detalhes, estatuetas, mais artes de HQs, armas e itens clássicos da Bat-Caverna.
O mais legal é o Bat-Computador, e sentar na poltrona e se sentir o próprio Cavaleiro das Trevas é uma grande experiência!
Depois de passarmos no ambiente seguinte, um corredor com uma galeria dos vilões, chegamos à sala do Coringa. Nas etapas anteriores vocês chegaram a ouvir pancadas aparentemente vindas das paredes?
O mistério se resolve: é o teste de força da Arlequina, você pode usar o malho e bater com vontade! Como em todas as salas, use bem seu tempo e curta os detalhes.
Um corredor escuro dá passagem a uma sala onde pegamos o Jato Invisível e voamos para Thesmyscira. A sala da Princesa Amazona é menor, mas igualmente cheia de detalhes e artes. Como não se apaixonar?
E eu me apaixonei por essa estatueta, pena não dar pra trazer para casa...
Na próxima sala estamos na Atlântida, e como o Aquaman vive dividido entre fundo do mar e superfície, dá para experimentar o trono, com tridente e tudo.
A ala dos Jovens Titãs está bem divertida.
Gostei da sala do Flash e da Família Shazam. A esteira para viagens interdimensionais é ótima para fotos, e gostei muito dos detalhes dos pecados e da família de Billy Batson.
E vale sentar na poltrona do canto e gritar Shazam! Claro, para mim o nome do personagem continua sendo Capitão Marvel!
Sala da Tropa dos Lanternas Verdes, como as demais cheia de artes e detalhes, pode-se consultar telas para conhecer alguns dos membros mais destacados (Kylowog rules!) e fazer o Juramento.
E, nestes tempos esquisitos que vivemos, de completa inversão de valores traduzidos por personagens vazios que não passam de outdoors de propaganda ideológica, anti-heróis cínicos e violentos (lembrando o cenário desolador do início da clássica HQ Reino do Amanhã) a última sala é algo incrivelmente especial.
Parabéns aos que elaboraram a maravilhosa ideia!
Porque essa sala é para sentar e apreciar.
Curtir as imagens e se deixar enlevar e emocionar pela trilha sonora.
A Trindade!
O máximo, os maiorais, os mais importantes e os mais nobres. Os maiores entre os heróis, representando o mais que necessário (especialmente agora) ideal heroico.
Para quem, como eu, tem as HQs Paz na Terra, Espírito da Verdade e Guerra ao Crime, emociona. Muito!
Sente-se lá e mergulhe nas boas histórias, na arte inigualável do mestre Alex Ross e deixe que Superman, Mulher-Maravilha e Batman lembrem a você que sim, existem heróis!
Foi fantástico!
Depois de me fartar com essa sala que me surpreendeu muito, e considerei a melhor e mais emocionante da Exposição, a jornada chega ao fim. Hora de conferir a sempre presente loja, mas desta vez acabei não comprando nada. O único porém que posso salientar são os preços nada camaradas, especialmente das camisetas. E olha que a que traz essa arte eu bem que queria ter trazido.
Enfim, nada que atrapalhe a experiência, muito pelo contrário. Os responsáveis pela Exposição Heróis da DC estão de parabéns, a mostra está muito bem montada, com artes e itens muito bacanas que farão sem dúvida a alegria dos fãs.
De novo quero destacar o profissionalismo e simpatia do pessoal que fica nas salas atendendo ao público, que realmente ajudam na experiência e são sempre solícitos a tirar fotografias e sugerir os melhores locais para isso. Muito obrigado!
A Exposição Heróis da DC é uma excelente iniciativa, e se você é fã de quadrinhos recomendo que corra até o Morumbi Shopping. Eu mesmo quem sabe visite novamente em breve, pois vale a pena!
Os contatos e informações podem ser obtidos em:
@heroisdcexperience e @morumbishopping
E no site do Morumbi Shopping.
Finalizo esta cobertura por aqui, e enquanto as novidades que virão embreve não chegam, convido a todos para acompanhar nosso trabalho, meu e da estupenda equipe, no TÁQUION FC.
Até a próxima!