segunda-feira, 18 de setembro de 2023

GIBI SP FESTIVAL 2.0, NÓS FOMOS


  Aconteceu em 02 e 03 de setembro o Gibi SP Festival 2.0, e nós fomos e nos divertimos muito!

Foi a segunda edição desse já grande evento dos fãs, colecionadores de quadrinhos e nerds em geral (contamos tudo aqui a respeito de como foi a primeira edição em 2022). Desta vez o local escolhido foi a Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social, o tradicional Bunkyo, palco de eventos da cultura nerd já há vários anos. Um lugar bem mais amplo para um evento muito maior, com uma enorme variedade de editoras, sebos, colecionadores e fãs da Nona Arte que compareceram aos dois dias da festa.

E, de longe, o melhor de eventos assim é encontrar amigos e falar por horas a fio sobre as nerdices que tanto amamos! Tivemos o prazer e a grande satisfação de estar com os amigos Carlos Baku (@carlos_baku), Walter Júnior (@wallyjunior), Tony Fernandes (@tonyfernandes213) (que finalmente conhecemos depois de muito contato somente online), Batson Júnior (@batson_artes) (organizador do também excelente Festival Gibis e Ideias que cobrimos aqui), o colega escritor Eduardo Marchiolli (@mutantexis), o nerd profissional Maurício Muniz (@mauricio_muniz_oficial), Manoel de Souza (@manoelspfilho) da Editora Heroica, Edson Diogo (@edsondiogo23) do Guia dos Quadrinhos e muitos outros. Vale destacar que conhecemos também Francisco Moreira, autor de Guardião Noturno, primeiro super-herói do Acre, que veio daquele distante estado para participar do evento. Por sinal ele também é responsável pelo canal Multiverso AC (@multiversoac).













Várias editoras se fizeram presentes como a já mencionada Heróica, a Mythos, a Pipoca e Nanquim (conversamos com eles e disseram que no final do ano deve chegar a nova edição da trilogia Conan o Cimério, trazendo as histórias originais de Robert E. Howard), JVC e Editora 85.





Como já mencionado, o evento organizado pelo casal Helena e Wilson (@gibispfestival) foi bem maior que o do ano passado, e devemos destacar que a organização estava excelente. Tudo funcionou a contento, e os visitantes podiam circular à vontade para curtir a festa. A variedade de quadrinhos, artes e produtos da cultura nerd expostos foi assombrosa, e claro que como sempre deixamos o final para comentar a respeito das aquisições.





Vale comentar que foi muito bom conhecer a Figura Editora, e me encantei com Pinturas Fantásticas de Frazetta, abordando a arte do inigualável Frank Frazetta. Quem sabe em breve caiba no bolso!




Como atividades os tradicionais cosplayers estiveram presentes (havia um Dick Vigarista sensacional com quem infelizmente não conseguimos bater fotos), Quiz Nerd do qual um grande vencedor foi o amigo Batson júnior e conversas com profissionais dos quadrinhos. Destes, destaque total para o já legendário Flávio Teixeira de Jesus, roteirista da Maurício de Sousa Produções.



Todo e qualquer nerd de respeito sabe que Flávio é o autor dos antológicos Clássicos de Cinema da Turma da Mônica. Em conversa com o polivalente Maurício Muniz ele descreveu diversos aspectos de como é trabalhar na fábrica de sonhos do maior nome dos quadrinhos do Brasil.



Uma das particularidades da metodologia da MSP é que os roteiros são desenhados, não escritos, de forma muito simples e similar à dos storyboards que se utiliza na indústria cinematográfica. Conforme Flávio, isso facilita a leitura, feita ao mesmo tempo por Maurício e por sua filha Marina, editora de conteúdo, e agiliza a finalização e produção. Outra revelação foi de que não há roteirista especializado em somente um personagem, todos trabalham com todos os personagens.

Falando nesses heróis que alfabetizaram a maioria de nós, Flávio contou que vários deles começaram como coadjuvantes, como a própria Mônica e Chico Bento, e depois se tornaram os principais. Isso, claro, dá esperanças a todos nós que torcemos pelo sensacional, excelente e quase sempre injustiçado Xaveco!

Claro, como nosso amigo comentou, todos também amamos o Xaveco em seu eterno papel de secundário!



Emocionante foi o momento em que Flávio comentou que estava planejando uma longamente aguardada visita ao Museu Nacional, quando ficou sabendo do incêndio na instituição. Essa tragédia inominável e imperdoável inspirou a maravilhosa história Insubstituível, da Turma do Penadinho, que ele roteirizou (Desenho: Jairo A. dos Santos, Arte-Final: Kazuo Yamassake, Letrista: Eliza T. K. B. Lacerda) e que foi primeiro publicada online gratuitamente, e depois nas páginas de Mónica 2º série 44, da Panini, de dezembro de 2018, integrante do Grande Encontro Turma da Mônica & Liga da Justiça. Leiam com lenços preparados!

Falando nesse grande encontro com os personagens da DC, a ideia surgiu em um evento da cultura pop acontecido anualmente em São Paulo, e quando foi aprovado pelas duas casas editoriais Flávio confessa que sentiu uma expectativa como poucas, pela responsabilidade de trabalhar com figuras icônicas que fizeram e fazem parte da vida de tantos fãs. O resultado, claro, foi excelente, mais que recomendado!

E evidentemente, a joia da coroa da conversa não poderia ser outra! Flávio comentou sobre os maravilhosos Clássicos do Cinema da Turma da Mônica, o trabalho que o tornou uma lenda entre os fãs de quadrinhos no Brasil. O primeiro, Coelhada nas Estrelas (primeira publicação Gibizão Turma da Mônica 8, 1997) veio ao mundo depois que Flávio conversou com Maurício e assistiu a Edição Especial da Trilogia Clássica de Star Wars, a fim de conhecer as novidades e inserir as sempre presentes piadas e homenagens. O resultado? Nem precisa falar, ou no caso escrever: primoroso!



Desde então inúmeras produções do cinema já foram satirizadas e homenageadas nas páginas dos Clássicos do Cinema. Entre nossas preferidas, aliás, estão além de Coelhada nas Estrelas (also known as Tauó) Coelhada para o Futuro, Star Treko, Caçadores da Coelhada Perdida e a fantástica e hilária O Senhor dos Pincéis. Todas, absolutamente todas, repletas de piadas e homenagens às grandes produções do cinema e da cultura pop. E que lançaram uma nova tradição entre os nerds e fãs de quadrinhos: encontrar e saborear a página onde são feitas inúmeras referências e homenagens a produções relacionadas à história publicada.

Faz um bom tempo que não sai um novo Clássicos do Cinema, e na abertura das perguntas questionei o Flávio a respeito da conclusão das trilogias Indiana Jones e De Volta para o Futuro. Ele disse que o trabalho na MSP tem sido intenso nos últimos tempos, mas que o próprio Maurício perguntou a ele quando os Clássicos voltam a sair. Então, caríssimos, lembrem-se das palavras de Aragorn: sempre há esperança!






Resta falar das aquisições do evento. Com o Comic Hunter pegamos Crônicas do Fantasma 1 e 2 da Mythos. Da Editora Heroica o novo volume de Rocketeer, e entre os colecionadores presentes chamou a atenção o número 1, lacrado, de A Espada Selvagem de Conan com destaque para a história A Cidadela dos Condenados. Além de presentes e outras coisinhas dos amigos!







Aproveito aqui para anunciar que houve mudanças nas publicações de artigos e coberturas de eventos em outros locais, então a partir deste teremos mais um assunto aqui no Escritor com R. Aguardem pois em breve vem a cobertura da Jedicon SP, que aconteceu em 16 de setembro último!


Ficam os maiores parabéns aos organizadores do Gibi SP Festival 2.0, que foi um evento raiz como nos bons tempos, com uma incontável variedade de opções para o fã de quadrinhos, ótimas apresentações e um excelente ambiente para encontrar os amigos. Já aguardamos ansiosamente a edição 3!



        Não deixem de seguir: @renatoa.azevedo.

Até a próxima!

2 comentários:

  1. Parabéns pelo post. Eventos assim são sempre prazerosos pela oportunidade de garimpar raridades e encontrar amigos para falar sobre nerdices. Foi muito bom reencontrá-lo e espero repetir a dose em breve. Abração!

    ResponderExcluir