terça-feira, 1 de outubro de 2024

GIBI SP 3.0, COMO FOI



  E o ótimo Gibi SP Festival chegou com brilhantismo à sua terceira edição! Realizado nos dias 28 e 29 de setembro no Bunkyo, que se situa na esquina entre as ruas Galvão Bueno e São Joaquim, no bairro da Liberdade, o evento contou com vários expositores. Entre artistas, escritores, quadrinistas, colecionadores e lojas de quadrinhos, havia uma imensa variedade de obras para os visitantes aproveitarem.



Desde os mais recentes lançamentos até quadrinhos raros, alguns com décadas de idade e autênticas peças histórias, ninguém saia de lá insatisfeito.



Este Escritor com R teve a grande satisfação de comparecer aos dois dias da festa, e constatou como o Gibi SP se tornou um evento querido do público. Ouvi de várias pessoas que mais de uma edição por ano não seria nada mal!

E o que nós, nerds tarja preta, mais gostamos, é isso mesmo: ir a lugares legais, ver os amigos, conhecer pessoas e falar nerdices até cansar. Claro, nunca cansamos de falar nerdices!

Aproveitei e fiz algumas lives nos dois dias de evento, que vocês podem conferir clicando aqui, aqui e aqui.

E também um vídeo mostrando as aquisições, bem aqui.

Como já comentado, a melhor coisa são as conversas com os amigos. Papeei bastante com os quadrinistas Walter Junior e Junior Cortizo, trocamos ideias, o que é sempre muito enriquecedor, e foi muito legal.






Descobri que o Cortizo já colocou um Fusca azul nas histórias dele, sensacional!






Falamos sobre os desafios de produção de quadrinhos, como é o trabalho em parceria e muitos outros assuntos. Lembrando que as duas edições Carrapato que peguei com ele foram em parceria com o Tony Brandão, criador de Aline e Perseu. Junior é quem escreve e desenha A Tribo, um supergrupo que é também muito divertido. A ação da história é ininterrupta, recomendo!








Por sinal, em 2015 (ou foi 2016?) fiz uma Oficina de Quadrinhos no SENAC Santo Amaro, que recomendo. Até já adaptei meu conto A Lista: A Última Supernova (que está disponível no e-book A Lista: Letras da Igualdade na Loja Kindle) em roteiro de quadrinhos.

Estou para fazer o mesmo com o conto Vó Nena e os Caçadores: O Landau Assassino, que vocês podem ler aqui mesmo no blog. Depois fazer uma parceria com um desenhista, quem sabe?

Conversei bastante com o Daniel, editor da revista Calafrio, sobre os vários autores nacionais que participam. Eles têm vários materiais fantásticos e não resisti a trazer alguns para casa.






Outra conversa ótima foi com o Wilson, responsável pela revista Alegoria. Já conhecia a publicação graças às visitas à loja Mundo Mythos, na Rua Augusta, onde estão disponíveis, e até montei uma pequena coleção de alguns exemplares. Eles realizam um trabalho magnífico de resgate de histórias em quadrinhos antigas, a maior parte das quais nunca foi publicada no Brasil. Adorei especialmente as edições de nossa velha, boa e querida ficção científica e, evidentemente, o número especial com capa do gênio Milo Manara. Sim, esta é somente para quem tem mais de 18 anos! Conversei com o Wilson em uma das lives, confira nos links acima.






Outra aquisição que não podia faltar é a quarta edição de Rocketeer publicada pela Editora Heroica. A revista é primorosa e também uma linda homenagem ao criador do personagem, o saudoso Dave Stevens. Virei fã desde a primeira publicação no Brasil em 1989 pela Abril. Depois adquiri a da HQM de 2016, e desde então as da Heroica.






E convenhamos, qualquer herói adoraria ter uma heroína como a Betty!



Também conversei muito com os amigos Eduardo Marchiori e Junior Batson. Este, aliás, foi o organizador do igualmente ótimo Gibi e Ideias, que aconteceu no primeiro semestre de 2023. E que muitíssimo me honrou com o convite para falar sobre Arquivo-X, um dos universos responsáveis por me tornar escritor. Ele já está estudando a realização da segunda edição do evento, então fiquem ligados aos perfis que divulgarei a seguir!


Os amigos Edu e Junior, crédito @gibis_e_ideias.












Foi assim, cidadãos do Multiverso, mais uma excelente edição do Gibi SP Festival. Fiz questão de ir nos dois dias, pois infelizmente os eventos que valem a pena andam muito raros. Então tem que aproveitar qualquer oportunidade para ir a um lugar legal, bem organizado por gente competente, e encontrar pessoas legais e especialmente os amigos.

Muito obrigado a todos, especialmente a.


@wilsonsimonetto e @helena_hernandes_eventos .


E também aos amigos


@batson_artes @gibis_e_ideias @mutantexis .


Com


@editoraheroica @juniorcortizo @wallyjunior .














E é isso! Aproveitem as fotos, sigam os perfis mencionados e nos veremos no próximo evento.

Aproveitando para aquele jabá, é claro, as tags estão aí para serem usadas, especialmente para meus universos de A Lista, Vó Nena e os Caçadores e Céu de Guerra. O dos alienígenas, vocês leitores perguntam? Oras, já deixei várias pistas, incluindo em histórias disponíveis na íntegra neste blog, de que o universo dos aliens, dos primeiros livros De Roswell a Varginha e Filhas das Estrelas, é sim o mesmo de Vó Nena e os Caçadores!

O novo e-book que pretendo finalizar e publicar em breve, se tudo der certo, vai deixar isso ainda mais claro!

Finalmente, estamos a poucos dias do lançamento da sexta edição da revista eletrônica Táquion FC, especial Isaac Asimov! Sim, a ansiedade chega a níveis nada saudáveis, e estamos confiantes de que será um sucesso! Aproveite, enquanto isso, e confira os números anteriores clicando aqui. Siga-nos, se inscreva no canal do Youtube, já sabem como funciona.

Por que fazemos o que fazemos? Porque podemos, porque somos levados, porque precisamos, porque é o que somos!

Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário