segunda-feira, 8 de setembro de 2025

GIBI SP 4.0: UM SUCESSO

                         


  Um evento para a todos inspirar. Um evento para trazê-los. Um evento para os reunir e na nerdice diverti-los.

Essa referência que qualquer nerd que se preze deve reconhecer é a medida do entusiasmo e da ressaca deste escriba com mais uma edição, a quarta, do Gibi SP Festival (@gibispfestival). Pelo terceiro ano seguido realizado ao longo de um final de semana, 6 e 7 de setembro no Bunkyo, no bairro da Liberdade em São Paulo, foi outro sucesso estrondoso, reunindo fãs e colecionadores de quadrinhos e muito, muito mais.

Sucesso já visto anteriormente nas edições 2023 e 2024.

Novamente contei com a generosidade dos amigos Junior Batson (@atelie_gibis_e_ideias e @gibis_e_ideias) e Eduardo Marchiori (@mutantexis e @eduardomarchiorilivros) me instalando em seu estande como apoio e divulgação. O papo foi excelente, e não consigo dizer obrigados o suficiente, meus amigos, valeu muito!



O Gibi SP 4.0, como as edições anteriores, foi uma grande festa para os fãs de quadrinhos. No evento, com forte presença de editoras e autores, se podia encontrar desde os mais recentes lançamentos, especialmente de quadrinhos nacionais, como também os clássicos atemporais de todas as épocas e aquela edição antiga que falta para completar a coleção.

Disponíveis ainda tivemos action figures, miniaturas de todos os tipos e muitos trabalhos artesanais. Igualmente foram realizadas palestras e apresentações com profissionais da área, abrilhantando ainda mais o evento. E todos esses, aliás, podiam ser encontrados circulando pelos corredores, sempre dispostos a um bom papo recheado de muitas histórias.

Fiz várias lives em meu perfil do Instagram (@renatoa.azevedo), a primeira, lógico, com os amigos Junior e Eduardo, confiram!

Ma oi, quem vai adquirir esta peça única? Ih, hi!



Ela é mesmo uma graciiiinha!





Mais imagens do estande dos amigos! E de muito mais.




















Domingo, 7 de setembro, não poderia começar com outro que não o personagem-simbolo da luta contra a corrupção e pela liberdade, não é mesmo? Muitas coisas boas no estande da Superprumo (@superprumo) confiram o vídeo aqui.



Aproveitei ainda para autografar o exemplar recém-adquirido de Destro 3 com Rodval Matias, além de conversar com ele, assistam. E foi ótimo também conhecer pessoalmente essas figuraças do Sergio e do Danyael.




Recentemente foi lançada a antologia Sussurros Cósmicos da Editora Mundo (@edtrmundo) com meu conto O Relatório Rondon 66, e postei em meu perfil uma foto de meu exemplar ao lado de Chuchu, o Cthulhu de amigurumi que mora na minha estante, ao lado das obras do mestre H.P. Lovecraft. Pois quem o produziu foram as moças do @dinorumi.craft, com quem conversei neste vídeo.



A Cuca ficou muito legal!








Conversei ainda com o Daniel, da @inkbloodcomics, que publica as revistas Calafrio, Mestres do Terror, Terror Negro e outras.




Não poderia deixar os amigos quadrinistas de fora! O primeiro papo foi com Walter Junior (@wallyjunior). E depois falei com Junior Cortizo (@juniorcortizo). Não esqueçam de prestigiar os autores brasileiros!










Conversei ainda com os amigos Edson Diogo (@edsondiogo23) e Paulo Maffia (@_____paulomaffia_____) um papo divertidíssimo em que o segundo contou histórias ótimas, mas que não posso reproduzir aqui. Somente uma, nos tempos dele na Culturama, nos quais viajava muito de avião. Em certa ocasião ele ouviu a clássica pergunta: “temos um médico a bordo?”. Mas não, não era comida de má qualidade à base de peixe, e sim uma comissária que não estava se sentindo bem.

Aliás, pergunta aos editores: como, COMO vocês ainda não asseguraram o passe do Maffia para suas equipes?



Mais algumas fotos para vocês.






















E como não poderia deixar de ser, os cartões e contatos de outros participantes.




Claro, temos os adquiridos também! Já mencionei Destro 3, e na Superprumo peguei ainda Garra Cinzenta 2. Uma edição da excelente revista Alegoria não poderia faltar, desta vez com a deusa Bettie Page na capa (e uma história que só de folhear a gente já se diverte e encanta). Parabéns de novo ao Wilson e a equipe pelo trabalho maravilhoso de resgate desses clássicos! Ganhei cards de presente do amigo Junior Batson, e adquiri essas edições de Velta e Nova, do mestre Emir Ribeiro, no estande de @eberton_ton.Vi e gostei, aliás, de sua série Causos, dedicada ao folclore, quem sabe no próximo evento?



Já sinto uma forte ressaca e uma grande saudade do Gibi SP 4.0. Foi muito divertido, e só tenho a agradecer aos organizadores Wilson e Helena (@wilsonsimonetto e @helena_hernandes_eventos) pelo privilégio de mais uma vez participar e cobrir essa grande festa.




A todos os amigos mencionados um enorme obrigado pelo carinho e pelo papo, são momentos assim que fazem a vida nerd valer a pena.

Já estamos em contagem regressiva para o Gibi SP 5.0!

Até a próxima!