SUPERPATO 50 ANOS
PKNA 13 La notte piú buia
Essa história de Natal saiu originalmente em 20 de dezembro de 1997, e recebeu em Portugal o título A Noite mais Escura quando saiu na Disney Hiper 41 em 2016. Até mesmo a face de nosso herói na capa, no ícone do lado esquerdo, aparece com um gorro natalino celebrando a ocasião.
É início da noite de Natal na pequena cidade de Bravestone, os relógios marcam pouco depois de 18 horas, e em suas casas os habitantes preparam a ceia. Porém, em boa parte das residências, o clima festivo é interrompido pela chegada dos invasores evronianos. Felizmente, alguém consegue se esconder e enviar um pedido de socorro via e-mail.
Enquanto isso, no 00 Channel, Angus Fangus e Mike Morrigham estão em meio a uma enésima discussão, e o neozelandês ignora a mensagem. Morrigham, por outro lado, pensa que pode ser interessante para sua carreira e convoca o Câmera 9 para auxiliá-lo perseguir a matéria. Enquanto isso um personagem de moto consegue se evadir dos evronianos em Bravestone, e o general Wisecube é informado da invasão logo antes de o coronel Westcock o remover de suas funções, assumindo o controle da força de resposta militar.
Morrigham remexe nas anotações de Angus, diz que Bob Woodduck teria orgulho dele (menção, claro, a Bob Woodward, um dos jornalistas que revelaram o escândalo Watergate) e sai com Câmera 9 rumo à propriedade de Norman Bates Russel, já mencionado anteriormente. Lá eles encontram um cachorro que os guia através da região. Os militares, por sua vez, se preparam para a incursão contra os invasores, e onde está nosso herói?
Fazendo as compras de Natal no shopping, claro! Com o celular desligado, ele distraidamente não vê as mensagens enviadas por Um, que hackeou as televisões e outros dispositivos das vitrines do shopping. Finalmente a I.A. consegue contato com Donald e o informa da situação. Enquanto isso Morrigham e Câmera 9 chegam a Bravestone, constatando a grave situação, mas o jornalista, claro, só quer fazer a “matéria do século”.
O Superpato chega bem a tempo de salvar o personagem da moto, o mesmo que enviou o pedido de socorro, e que se revela uma garota, Marjory. Eles se reagrupam e a menina de gênio forte não admite ser deixada para trás pelo herói. O Câmera 9 é separado de Morrigham e faz imagens da cidade invadida, enquanto os alienígenas reúnem a população na praça central. Vale destacar que nesse momento vemos dois idosos habitantes do lugar comentando que não viam agitação desde a época em que um jovem intrépido chegou a Dawson.
Sim, é uma menção à Saga do Tio Patinhas! Já conferiu a resenha dessa epopeia lá no Corujice Literária?
Os alienígenas pretendem abduzir as pessoas e usá-las em experimentos, mas o Superpato chega e os interrompe, com o auxílio de Marjory. Porém eles são cercados pelos evronianos e tudo parece perdido, porém os militares chegam nesse momento. Depois de uma tensa conversa os invasores vão embora, e evidentemente Westcock afirma que tudo aquilo foi um exercício, no melhor estilo do acobertamento visto, por exemplo, em Arquivo-X.
A partir desta cena, aliás, as páginas trazem nos cantos desenhos natalinos. Depois de os militares deixarem o local, o Superpato promete escrever a Marjory, e Câmera 9 diz a Morrigham que enviou a fita gravada pelo correio ao 00 Channel. Porém, quando o jornalista vai exibir a “matéria do século” dias depois, tudo o que a gravação contém é um velho desenho animado, para divertimento de todos à custa de Mike Morrigham. Câmera 9 ainda comenta que sabia que, com o exército no meio, algo assim iria acontecer.
PKNA 14 Carpe Dien
A primeira publicação desta trama se deu em 20 de janeiro de 1998. Em língua portuguesa somente saiu em Portugal em 2016, na Disney Hiper 42.
Em Megadelhi, uma cidade da Terra no ano de 2448, certa manhã foi extremamente ruim no horário das 10:30 h. Uma experiência no laboratório da empresa Globalgen, na periferia daquela cidade, provocou um terrível cataclismo que se alastrou não só pela cidade e pelo planeta, mas pelo próprio ano de 2448.
Em outro lugar, no século XXIII, o desastre é captado nos laboratórios da Organização, um grupo criminoso de piratas temporais. Seu principal cientista, o dr. Vostok, explica para o conselho de líderes que o século XXV simplesmente desapareceu devido à catástrofe, e que uma bolha de vazio temporal está se alastrando e se aproximando deles. Vostok explica que eles já monitoravam a Globalgen, e que a experiência conduzida por eles no futuro se destinava a criar um reator de cronoenergia. Em teoria esse dispositivo poderia fornecer energia ilimitada, resolvendo os problemas energéticos do planeta. Mas o cientista aponta que um novo dispositivo, uma unidade cronal, juntamente com a reação entre matéria e antimatéria, irá provocar a criação de uma força capaz de desintegrar a estrutura do espaço-tempo contínuo. Para complicar tudo a Tempolícia, cuja maior norma é não alterar os eventos da linha temporal, não pode realmente fazer nada com sua tecnologia, que não lhes permite viajar ao futuro, somente ao passado.
Os piratas discutem e chegam á conclusão de que somente seu melhor agente, o Lança-Raios, é capaz de impedir a catástrofe. Mas, desde os eventos de Superpato vs. Demolidor (confira na parte 3), o viajante do tempo está em uma cela cronostática da Tempolícia, em oscilação multidimensional. Então eles decidem utilizar os serviços daquele que teve participação fundamental na prisão do Lança-Raios: o Superpato!
Newton, um androide a serviço da Organização (e claramente inspirado em Arnold Schwarzenegger e que usa uma gravata bizarra) e o cientista Vostok são os escolhidos para viajar ao século XX e buscar o Superpato. Eles se dirigem ao Duckmall Center, um importante shopping de Patópolis, e armam uma grande confusão. Nosso herói chega e o cientista o alerta quanto á ameaça temporal, e quando as coisas começam a ficar tensas com a polícia Newton transporta os três pelo tempo.
Diante dos líderes da Organização o Superpato pergunta por que deve confiar neles, e recebe como resposta o fato de estarem falando a verdade. O herói é confrontado com o fato de a bolha de energia temporal já estar atacando o século XXIV, e que a Tempolícia estuda contramedidas, mas que não serão postas em prática a tempo. Os criminosos pedem que o Superpato obtenha junto aos policiais temporais um graviton, dispositivo com o qual podem livrar o Lança-Raios. Newton o acompanha até uma cronoestação, mas claro que as coisas não acontecem exatamente como o previsto.
Em meio á luta contra os tempoliciais o androide retorna a seus empregadores deixando nosso herói sozinho, até que retorna no último instante. Superpato fica muito enraivecido quando percebe que o “velho amigo” Lança-Raios já está lá, e Vostok explica como, após o retorno de Newton com o graviton, puderam enviar uma equipe até o Centro de Pesquisas de Energia de Patópolis, durante os eventos já narrados na parte 3, a fim de resgatar o cronopirata.
Vostok explica como o processo criou uma imagem do Lança-Raios, enquanto o verdadeiro pirata foi levado pelos agentes da Organização durante o experimento do Sol Frio. Por sinal, é uma das melhores conversas estilo “tecno-baboseira”, ou conversa científica para ser mais exato, de toda a série! O Superpato, claro, começa a experimentar uma das piores dores de cabeça de sua carreira, com tanto papo sobre oscilações, viagens no tempo e dimensões paralelas. Mas ele não é o único, visto que até Newton, o androide, saiu de fininho durante a exposição de Vostok.
Superpato e Lança-Raios então recebem a tarefa de desativar a unidade cronal e impedir a criação da bolha de vazio, que por sinal já destruiu o século XXIV. E evidentemente não há uma segunda chance, e nosso herói confessa que até aquele momento esperava que tudo fosse uma armação. O Lança-Raios pergunta se ele está com medo, e SP responde imensamente, sendo que o pirata diz que sente o mesmo mas não demonstra, pois tem uma reputação a zelar.
Os dois chegam ao exterior dos laboratórios da Globalgen e forçam o caminho até seu interior, enfrentando robôs de vigilância e guardas pesadamente armados. Com habilidade, astúcia, suas armas e as tecnologias espaço-temporais do Lança-Raios a dupla avança, e o pirata revela que o plano da Organização não envolve devolver o Superpato a seu próprio tempo. Nosso herói percebe que o “amigo” quer negociar, e este diz que quer ficar com a unidade cronal, que lhe permitiria viajar sem limites por todo tempo e todas as realidades. Trato feito (e vale lembrar que pouco antes o Lança-Raios entrega ao Superpato uma lembrança enviada por Newton, sua gravata), eles prosseguem com a missão.
Um dos guardas inadvertidamente lhes aponta o caminho, mas os cientistas decidem iniciar a experiência antes do previsto. Herói e anti-herói se veem no epicentro da catástrofe, envolvidos pelo nada temporal e convictos de que foram eles mesmos, com sua intervenção, que provocaram a hecatombe temporal.
Resta uma esperança, desativar a unidade cronal, mas o Lança-Raios não consegue se aproximar do dispositivo. O Superpato pensa sobre como pode apanhá-la, e então percebe que pode laçá-lo com a gravata de Newton. Em um instante decisivo a catástrofe é impedida, salvando a continuidade do espaço-tempo.
Em Patópolis, século XX, nossos heróis contemplam um belo dia, e o Lança-Raios recebe a unidade cronal do Superpato. Porém esta está totalmente exaurida, sem mais qualquer utilidade. O pirata então se vai, dizendo que pretende tirar férias, e eles se despedem declarando-se inimigos como sempre.
Uma história das mais espetaculares da série, explorando como excelente Ficção Científica conceitos como viagens temporais e múltiplas realidades. Esta foi a segunda visita do Superpato ao século XXIII, conforme já visto na parte 4, com algumas menções a Retrato de um Herói. E, lembrando que foi a ação de Lança-Raios com a altronave, que descrevemos na parte 3, que abriu fendas no tecido das realidades permitindo a chegada de Urk a Patópolis, como visto na parte 8, percebemos como este espetacular universo de Superpato Novas Aventuras está todo conectado.
Semana que vem tem mais! E claro, no próximo final de semana acontece o Festival Guia dos Quadrinhos, não deixe de comparecer!
Até a próxima!
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