quarta-feira, 3 de abril de 2019

Superpato Novas Aventuras parte 8

SUPERPATO 50 ANOS

Antes do texto desta semana, lembrando novamente que em 13 e 14 de abril próximos acontece o Festival Guia dos Quadrinhos, pela primeira vez com uma atração internacional! Está confirmada a presença do italiano Francesco Guerrini.


Esse mestre Disney foi o responsável pela arte, entre outros, de A Pataca Fatal, história apresentada no Almanaque Disney 373, e que é uma releitura de O Trenzinho da Alegria, uma das melhores histórias natalinas do mestre supremo Carl Barks, publicada entre outras no Almanaque Disney 103. Além disso, como falamos nesta série de Novas Aventuras, é de Guerrini também a arte de Terremoto, apresentada na parte 4 deste especial.

Quem aí está ansioso?

PKNA 11 Urk


Lançada em 20 de outubro de 1997, a trama começa com Patópolis tomada pela preocupação em torno de desaparecimentos misteriosos, sendo o mais recente o de dois policiais. Depois de enfrentar a gangue do rock novamente como Superpato, Donald conversa na Ducklair Tower com Um a respeito do mistério. Nisso, dois limpadores de janelas estão trabalhando no exterior do edifício, quando o menor deles se desequilibra e cai.

O outro trabalhador segura a ponta de uma corda e se atira, salvando o companheiro diante dos incrédulos pato e I.A. Na redação do 00 Channel Lyla também detecta algo com seus sensores. Um então informa a Donald que acessou o banco de dados da empresa de limpeza e descobriu a identidade do limpador de janelas gigante. Contudo, o nome pertence na verdade ao de um trabalhador que este na construção da Ducklair Tower, significando que o grandão é um impostor.

O Superpato visita o endereço do sujeito na noite seguinte, e depois de algumas descobertas alarmantes se confronta com o gigante. Este diz que seu nome é Urk, derruba nosso herói com a rajada de energia desferida por uma lança, e diz que ele não deve mais cruzar seu caminho. De volta ao esconderijo Donald está seguro de ter encontrado o autor dos desaparecimentos, mas Um apresenta questões pertinentes que colocam em dúvida essa questão.


No 00 Channel Lyla chama Donald de lado e comenta que detectou indícios de decaimento de táquions, fenômeno que ocorre diante de manipulações temporais. Imediatamente o pato lembra do Lança-Raios, que continua em fase dimensional conforme vimos na parte 3. Isso aponta para a possibilidade de outro crononauta renegado.

Nossos heróis ficam de tocaia e encontram Urk. Este está de olho em um cidadão passeando com seu cão, mas o Superpato o ataca, e quando o gigante responde derruba uma parede sobre Lyla. A androide afirma que Urk é o crononauta, mas o grandão diz que a “criatura” voltou a atacar. O herói e a androide se dão conta de que o cidadão e o cão sumiram, e seguem Urk pelo subterrâneo.

Os três se deparam com algo desconhecido, e o Superpato usa um dispositivo do escudo X-transformers, o paralizador bradiônico. Este altera a percepção temporal ou o tempo subjetivo do alvo, e o monstro é afugentado. No esconderijo de Urk eles conversam, e o gigante revela ser do povo Iroquis dos Grandes Lagos, mas vindo de um universo paralelo, daí os traços taquiônicos incomuns detectados por Lyla.

Na realidade de Urk as tribos da América do Norte se uniram e se desenvolveram, tendo recebido conhecimentos de seres vindos do espaço havia milhares de anos. A silhueta de um desses alienígenas, aliás, é semelhante a de um evroniano, coisa que comentaremos ao longo da série. Assim, as tribos criaram tecnologias avançadas e cresceram em harmonia com a natureza, até a chegada de invasores vindos da Europa, dois séculos antes: os vikings.


Dois séculos de guerra, e os invasores criaram uma arma, a “criatura”, que elimina a vida biológica. Urk rastreava uma dessas armas quando cai em um portal dimensional subitamente aberto, tendo visto de relance um personagem cuja descrição bate com a do Lança-Raios... sim, aconteceu quando o pirata temporal acionou a altronave em Superpato vs. Demolidor, lembram?

O monstro, infelizmente, veio com Urk e sua primeira vítima foi o pato que trabalhou na Ducklair Tower, do qual o guerreiro Iroquis assumiu a identidade. Ele explica ainda que a criatura se alimenta de energia temporal, deixando as vítimas como envelhecidas após seus ataques.

Após Um realizar um upgrade na lança de Urk, o trio se une após a criatura levar um membro da gangue do rock. Eles finalmente encontram o ninho do mostro e começam a libertar suas vítimas, mas precisam enfrentar a coisa que está evoluindo, graças a mudança dimensional, e ficando inteligente.


Depois de uma luta feroz, uma rajada de energia atinge o inimigo, que é aniquilado. A energia temporal que roubou retorna para suas vítimas, e tudo termina bem. Na verdade, mais ou menos, pois a Tempolícia não está satisfeita com o comportamento de Lyla durante as ocorrências. Eles manterão o que restou da criatura em extase em suas crono-celas, mas nada podem fazer por Urk, que não pertence ao mesmo contínuo espaço temporal.

No dia seguinte, claro, Urk volta a limpar janelas, Lyla a trabalhar na redação do 00 Channel, e o pobre Donald continua a sofrer como office-boy do canal. Urk comenta com os novos amigos: “se é assim que seu mundo trata seus heróis, não admira que aqui haja tantos vilões”. Uma das melhores histórias de toda a saga, que resultaria em uma trilogia cheia de ação explorando o tema das realidades paralelas. As próximas tramas com Urk explorarão mais a linha temporal de sua realidade, com conceitos que nada devem ao melhor já produzido pela Ficção Científica mundial!

PKNA 12 Seconda Stesura


Esta espetacular história saiu em Portugal na Disney Hiper 40 como Segunda Versão em 2016, em edição comemorativa dos 20 anos da série As Novas Aventuras. A publicação original na Itália aconteceu em 20 de novembro de 1997.


Em uma gélida noite em Patópolis, com a cidade coberta de neve, a imprensa se reúne nos escritórios da Ducklair Corporation, na Torre de mesmo nome, para uma entrevista com seu presidente: Donald! Ele narra rapidamente sua história, como foi escolhido por Everett como seu assistente, a fim de colocar limites em sua prodigiosa imaginação, até se tornar o líder da empresa na ausência de seu fundador.

Lyla, que conduz a entrevista, diz que o público adora histórias da pessoa comum que ascendeu a uma alta posição por seus méritos, mas nesse momento vemos algo como uma estática, fazendo aparecer na imagem outra cena, como um canal mal sintonizado nas velhas TVs de tubo.

A jornalista, de volta à redação do 00 Channel, discute com o colega Angus Fangus, que afirma que Donald esconde algo. Nisso, Um prepara para nosso pato preferido sua roupa noturna, a do Superpato.

Em 2255 vemos o megaempresário Odin Eidolon discutindo com um androide a respeito de um compromisso para que os seres artificiais desfrutem dos mesmos direitos dos biológicos. O robô diz que aquele é apenas o começo, e constatamos que o clima está realmente esquentando, quando outro fenômeno de sobreposição de imagens acontece. Depois de falarem rapidamente a respeito o androide parte, e Odin ruma para o único lugar onde pode encontrar respostas.


E este é Time 0, a base da Tempolícia fora do espaço-tempo, que pode inclusive ser observada no desenho integral da capa e contracapa da edição. E de novo com sua arquitetura muito similar ao do planeta de Doctor Who, Gallifrey. A imensa estação está ancorada em um ponto do não tempo, e ali estão não somente os arquivos da trajetória histórica da humanidade, como também cofres que podem guardar qualquer coisa sem que esta seja corrompida.

O arquivo histórico é essencial para a Tempolícia verificar possíveis desvios no fluxo temporal, acompanhado constantemente por seus androides de vigilância.

Odin apanha o objeto e descobre o que pretendia, e faz mais um pedido para a Tempolícia. Nisso, 258 anos antes (século XX, portanto, nada a ver com o “século 23” que saiu nas seis edições da Abril de 1998), o Superpato combate e derrota alguns vilões genéricos. De volta à Ducklair Tower, Donald recebe a visita inesperada de dois tipos com mantos, dizendo-se emissários de Everett.

Depois daquela conversa ele chama Lyla na manhã seguinte, apresenta o líder da dupla como especialista em cibernética, e afirma que em breve lançará a Robolab, a fim de produzir robôs em massa. Ele oferece à jornalista o cargo de relações públicas da nova empresa, mas ela começa um virulento discurso sobre igualmente entre biológicos e androides. Depois Donald se diz convencido, e quando a pata sai o sujeito de capuz diz que “é ela”.

Donald descreve como conheceu Everett e Lyla no mesmo dia, quando de um teste de um robô de Ducklair que apresentou defeito. O estranho diz que realmente os eventos não se deram dessa maneira, demonstra ainda conhecer o Superpato, e os três então viajam pelo tempo, mas sem nosso herói se dar conta.


O próprio Superpato sabota o robô, e quando Lyla chega fica frustrada com o adiamento da demonstração. Os três se revelam, e o terceiro do grupo se revela como... Lyla! O Superpato vê o Donald passando com o 313, que havia sido destruído no dia do teste do robô, e finalmente Odin Eidolon se revela. Nesse momento o Superpato percebe que as lembranças começam a se misturar em sua mente, tanto que reconhece o construtor de androides, sendo que nessa realidade alterada nunca havia viajado no tempo.

Vemos até lembranças de Evronianos e de Retrato de um Herói para reforçar a confusão de nosso herói, então Eidolon confirma que alguém fez um Segundo Rascunho, alterando a realidade, criando uma em que Donald é presidente da Ducklair Corporation e, no futuro, os androides buscam agressivamente por direitos iguais. Superpato questiona como a Tempolícia não perceberia a mudança, e Odin responde que os androides de vigilância estão por trás desta. O herói se sente decepcionado pela amiga androide, mas Odin afirma que não deve ser ela, mas sim outra da mesma série, como a que trouxe consigo a fim de enganar a vilã. Também diz que a verdadeira Lyla deve estar prisioneira em algum lugar.

Eles estão chegam a Time 0 a tempo de combater a revolta dos androides, e eles se dirigem ao exterior da estação, ao nada absoluto, utilizando equipamentos individuais chamados estabilizadores de realidade subjetiva. Ali encontram um veículo atracado e androides revoltosos, e também Lyla, aprisionada em um campo cronostático. Surge então a líder dos androides rebeldes: Geena ou Gina!

Lembram dela? A androide dócil de Retrato de um Herói? Recordam os comentários que escrevi na parte 4, de que as palavras do Superpato teriam uma profunda repercussão?


A androide de cabelos curtos fala do inconformismo de sua espécie sintética ser tratada como escrava, e o Superpato reconhece que foi tudo culpa dele. Gina diz que não, que as palavras do herói a fizeram organizar a rebelião, e tentar a cooperação de Lyla graças ao individualismo desta. Mas a jornalista se manteve acima de tudo fiel a seus deveres como tempolicial, daí que Gina tomou seu lugar. A rebelde aciona então um dispositivo para destruir o veículo, mas Odin faz uma conexão com ela para mostrar até onde seus planos podem chegar.

A androide rebelde lamenta, e tenta parar a contagem regressiva, mas é tarde demais. A bomba temporal explode, Odin, Lyla e Superpato escapam sãos e salvos, mas Gina é severalmente atingida. Ela diz que não poderia permitir que o herói, amigo dos androides, se ferisse, e recusando seus pedidos para que se afastasse da bomba provou que não era uma máquina obediente.

Técnicos chegam e dizem que podem reativar Gina, mas o Superpato não permite. “Ela não iria querer. Máquinas podem ser reativadas”, diz com tristeza.

De volta ao século XX, Odin diz que o Robolab será mesmo construído, e Lyla lamenta que os androides estão destinados a posições de servidão, mas Eidolon responde que não será assim, que eles conquistarão a liberdade e direitos iguais por merecimento.

Resta somente a Donald conectar o objeto de Odin, um bloco de memórias, a Um, a fim de que nossa I.A. preferida saiba de todos os conhecimentos, e se lembre deles no século XXIII. Afinal, Um é mais que suficiente!


Uma das mais incríveis histórias de realidade temporal alternativa de toda a série Novas Aventuras, explorando também o tema da consciência artificial. As viagens no tempo neste episódio são quase um mero detalhe, em uma trama fundamental que ainda terá suas repercussões no futuro. É evidente que este, e outros episódios futuros tratando do tema da inteligência artificial e seres sintéticos, podem ser comparados a um dos melhores episódios de Jornada nas Estrelas, The Measure of a Man (O Valor de um Homem) nono episódio da segunda temporada de A Nova Geração, quando Data precisa provar que é um ser consciente para não se tornar objeto de estudo de um especialista da Frota Estelar.


Nossa série sobre os 50 anos do Superpato, analisando as 50 edições de As Novas Aventuras, prossegue na semana que vem!

Até a próxima!

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