quarta-feira, 24 de abril de 2019

Superpato Novas Aventuras parte 10

SUPERPATO 50 ANOS

PKNA 15 Motore/azione


Retomando as publicações após o hiato da semana da Páscoa, iniciamos por esta trama, cujo título em português pode ser traduzido como Câmera/ação. Por sinal ela foi publicada na Disney Hiper 43 em 2016. Originalmente a história saiu na Itália em 20 de fevereiro de 1998. A história começa com o ator Sean Leduck interpretando o personagem Perceval Bentley-Royce em uma gravação na selva para a novela Anxieties. Ao mesmo tempo em que vemos a tela de uma TV com a imagem sendo gravada, lemos as opiniões de dois produtores, um deles sarcasticamente comentando a atuação altamente canastrona do astro.

Podemos até comentar que o sobrenome do personagem da novela é uma mistura de duas famosas marcas de carros de luxo, Rolls-Royce e Bentley. Para surpresa geral, Donald aparece por sobre uma moita do cenário e acena para a câmera, antes de ser removido. Em seguida a tomada deve ser interrompida, e descobrimos que estamos em plena selva, no set de filmagens da novela. Todos devem se recordar da parte 1, na qual mencionamos tanto Anxieties quanto Leduck, assim como o roteirista Sam Plot, que também participa desta história.


Uma rápida volta no tempo e descobrimos o Superpato voando no Spcar a fim de não perder mais um capítulo de Anxieties, além de ter uma conversa cheia de ironias com Um, que é fanático pela novela mas alega que seu interesse envolve somente “estudos antropológicos”. Além disso, como Leduck e Plot chegaram a estar em estado de semichama fria graças aos invasores evronianos, torna interessante que Donald aceite a posição de assistente que lhe foi arranjada pela I.A.

Assim nosso pato favorito se manda para a República de Providencia, onde estão sendo realizadas as filmagens. Ele logo estranha a maciça presença militar, alegadamente contra a atuação de um bando rebelde chefiado por certo Paco Ramiros. Na outra noite mais trabalhos de filmagens, em meio a ataques de estrelismo, muita canastrice dos atores e ideias nada geniais dos roteiristas. Nisso, acontece um ataque evroniano, os militares locais entram na luta, e o Superpato finalmente surge para ajudar.

Mesmo assim, parte do elenco é abduzida pelos alienígenas, e vemos que entre estes se encontram dois velhos conhecidos, o chefe científico Zoster e o general Zondag, que vimos em Sombras sobre Vênus, na parte 3 deste especial. Na nave a equipe da novela, sem perceber a gravidade da situação, continua com seus ataques de estrelismo e pouco caso diante dos invasores e dos testes a que devem ser submetidos, além de serem recebidos por Brad van Beck, ator de Anxieties que havia desaparecido.


Superpato percorre a selva com os militares, e luta contra um veículo comandado por Zondag, antes de ser revelado que os locais têm um acordo com os alienígenas, que inclusive lhes forneceram as armas que utilizam. Mas graças à intervenção de Ramires nosso herói consegue reverter a situação. Com o auxílio de Um e dos novos amigos o Superpato consegue invadir a fortaleza evroniana, e após resgatar a equipe da novela todos fogem quando esta se autodestrói ao comando de Zoster.

As gravações de Anxieties são retomadas, e com a volta de van Beck agora Perceval Bentley-Royce tem um irmão gêmeo com o mesmo nome. Além disso alienígenas foram introduzidos na trama por Sam Plot, que é chamado de gênio pelos diretores da rede.

Um episódio divertido desta série, mas bastante irregular. A subtrama relacionada à novela Anxieties é muito engraçada, uma ótima crítica contra o gênero, conhecido por reviravoltas que fazem pouco sentido, “invencionices” sem pé nem cabeça e claro, pelo estrelismo de muitos de seus atores. Como mostrado, sobrou até para a direção das redes, sempre dispostas a investir no pior do pior em nome da audiência.


Por outro lado, não havia a necessidade de nosso herói igualmente cometer tantas palhaçadas, como fugir de um felino perigoso (afinal ele enfrenta invasores alienígenas e piratas cronoespaciais!) e outras cenas de pastelão. Por cima a presença de Zondag e Zoster acrescentou uma grande carga de perigo, já que os dois evronianos querem vingança pelos acontecimentos de Sombras sobre Vênus. Além disso o general revela mais uma característica perigosíssima dos evronianos, que possibilitou que escapasse da destruição de seu cruzador. Esses seres, diante de perigo iminente, retornam à condição de esporos, tornando-se resistentes até mesmo ao vácuo do espaço.

Depois de resgatados, eles são introduzidos em aparelhos que fazem com que retornem à condição de adultos, processo que pode ser acelerado caso se trate de indivíduos das castas superiores. Mais uma grande ameaça, que poderia ter sido melhor explorada no episódio caso não houvesse o excesso de humor.

PKNA 16 Manutenzione straordinaria


O 16º álbum da série saiu em 20 de março de 1998. Nossos patrícios portugueses leram essa história na Disney Hiper 44 de 2016 como Manutenção Extraordinária. Começa com um bandido ameaçando um prédio em Patópolis, e o Superpato rapidamente o derrotando. Angus Fangus apresenta a notícia no telejornal, e comenta somente que a atuação poderia ter sido menos espetacular. Todos no 00 Channel estranham, já que nosso herói é o alvo preferido do repórter, mas este afirma que agora se dedica a um assunto muito mais interessante. Especificamente, o desaparecimento do gênio e bilionário Everett Ducklair.

Apesar dos apelos do diretor, Angus responde “quando os advogados não reclamam, a audiência o faz”, e passa a se dedicar a essa investigação. Graças a uma entrevista com um antigo funcionário das empresas de Ducklair, o repórter teve acesso a um código secreto. Inserido no teclado ao lado da porta do que seria um simples armário, este dá acesso a um cômodo secreto recheado de computadores. Fangus entra no elevador que encontra, porém acaba caindo nas profundezas do gigantesco edifício.

Donald está terminando seu turno na redação do 00 Channel, quando Um o chama. Um problema isolou a IA de todos os andares do prédio abaixo do 75º andar, incluindo os andares subterrâneos secretos. A única alternativa é nosso herói percorrer os intermináveis corredores a fim de encontrar e resolver o problema.


Enquanto isso, o turno do Câmera 9 igualmente se encerrou. Ele veste chapéu e sobretudo e se prepara para sair, quando vê o Superpato passando por um corredor. Curioso, ele o segue. Angus, por sua vez, tem sua queda amortecida e, graças a uma subrotina que conversa com ele, vai percorrendo os setores secretos da Ducklair Tower. Ele mexe em comandos que causam uma sobrecarga no sistema de energia, e um dos dispositivos quase amassa nosso herói, que é salvo pelo Câmera 9, aliás Stefan Vladuck. O Superpato se recorda do nome, autor de inúmeras fotografias que retratam vários acontecimentos dramáticos, um talento agora quase esquecido. Enquanto Stefan fala, surgem cenas em flashback que parecem indicar um passado como correspondente de guerra.

Angus encontra um depósito de armas, enquanto Superpato e Vladuck percorrem um corredor de resfriamento e precisam enfrentar um robô de reparos. O jornalista ainda diz que, muito tempo antes, enfrentou coisa muito pior. Um, nesse meio tempo, observa o diretor do 00 Channel cada vez mais irritado com Fangus, e incumbindo Lyla de apresentar o telejornal. Mas a I.A. ainda não acredita que o repórter seja o invasor da Ducklair Tower. Nisso Angus encontra outros dispositivos bélicos, e passa a acreditar que Everett Ducklair não desapareceu, mas atua nas sombras com o objetivo de dominar a cidade com aquelas máquinas. Quase automaticamente ele chega a uma dramática conclusão: Everett Ducklair é o Superpato!

Enquanto isso nosso herói e seu novo amigo percorrem outros surpreendentes lugares do edifício, e Stefan, sempre sem mostrar o rosto, diz que mudou de emprego pois ninguém mais está interessado no tipo de registro que ele fazia. Ele diz que agora trabalha na televisão, mas interrompe o Superpato quando parecia que o herói iria descobrir quem ele é.


Angus Fangus acaba acionando um sistema de defesa, liberando drones que são de fato perigosos. O repórter se protege, enquanto cabe ao Superpato e a Vladuck impedir os robôs. Assim, surpreendentemente, é Stefan que, armado com as ferramentas e o escudo extranformer, que realiza os reparos necessários, fazendo Um retomar o controle de todo o prédio. Porém Angus viu muita coisa, e fez uma interpretação absurda da situação, o que pode complicar tudo.

Mas a I.A. tem um plano, e graças à I.I.T., Interface de Total Imersão, que vimos na parte 2, eles conseguem deixar o inconsciente Angus em um sofá no 00 Channel. Quando ele tenta explicar suas descobertas a todos, incluindo mostrar a passagem secreta, ninguém acredita e todos o gozam. Donald chega e oferece um remédio para dor de cabeça. Angus imediatamente se sente melhor e nem lembra o que causara o mal estar, e Donald comenta de si para si que os bons e velhos car-cans funcionam. Estes são os caramelos canceladores de memória, uma invenção do professor Pardal ainda nos primeiros tempos do Superpato, e que comentamos na resenha de Lendas Disney 1 no Corujice Literária.


Nosso pato preferido ainda cruza com o Câmera 9, que lhe entrega um envelope endereçado para o Superpato. Câmera 9, ou Setefan, comenta que todos sabem que Donald é o melhor amigo do herói, e o pato confere com Um as fotos da odisseia, com direito até aos negativos.

Esta edição saiu na Itália com a ficha do Câmera 9, que aqui foi publicada em Superpato vs Demolidor, que vimos na parte 3. Infelizmente, esta foi também a última aventura em que este importante coadjuvante teve destaque. Lamentavelmente os roteiristas da série não voltaram a dedicar a ele a atenção que merecia, e ficamos sabendo a seu respeito somente as informações fragmentárias apresentadas até aqui. Mas isso não diminui o brilho desta história, sem dúvida bem melhor que a anterior.

PKNA 17 Stella cadente


A trama, publicada em 20 de abril de 1998, saiu em 2016 em Portugal na Disney Hiper 45 como Estrela Cadente. Começa com Xadhoom atacando uma nave batedora dos evronianos, mas é uma armadilha dos alienígenas que a atingem com armas novas. A xerbiana cai em meio a uma chuva de destroços vista por toda Patópolis, mas consegue parar no topo da Ducklair Tower. Um rapidamente chama Donald, e manobrando as paredes de determinado andar, consegue criar um cômodo para abrigar a alienígena. As reações dos ocupantes das salas vizinhas são hilárias, afinal ninguém vai dizer que as paredes foram reajustadas como nossa I.A. preferida o fez.

Ao mesmo tempo, dois MIBs (Men in Black, ou Homens de Preto) de nomes Delta e Gamma, localizam um destroço que vem a ser um vestígio das pranchas usadas pelos evronianos. Donald conversa com Xadhoom e percebe que a alienígena fica raivosa com facilidade e altera até mesmo a cor de sua aura. Depois, conversando com Um, recebe a notícia de que a xerbiana foi atingida com mais seriedade do que admite, e a inteligência artificial diz que precisará usar todos os seus recursos somente para analisar sua fisiologia.


Um mercado na periferia de Patópolis é atacado por uma gangue, e algo muito sério acontece, quase explodindo o local. Os dois MIBs retornam, e o chefe da polícia depois reclama com o PBI que invadiram sua jurisdição. A agente Mary Ann Flagstarr promete investigar, e claro que os leitores se lembram dela, não é mesmo? Para refrescarem a memória, sugiro que releiam a parte 4 e a parte 6. Nisso, Donald se esforça para conter Xadhoom, e sai para sua patrulha como o Superpato. Em seguida vemos os MIBs conversando sobre alienígenas e tecnologia avançada, que muitos gostariam de comprar pagando um bom preço.


A próxima cena é no metrô, onde a mesma gangue que assaltou o mercado tem um encontro com um personagem misterioso, que termina muito mal para eles. A polícia cerca o local e logo os MIBs surgem, desaparecendo antes da chegada de Flagstarr e do Superpato. A agente admite que precisa da ajuda do herói, e pensando em como enfrentar um inimigo poderoso quanto aquele misterioso personagem, lembra de Xadhoom e a convida para acompanhá-lo na patrulha.

Eles cruzam com um grupo armado tentando assaltar um caro forte, e o Superpato luta com os bandidos. Xadhoom, porém, os enxerga como evronianos. Os MIBs surgem armados, mas a xerbiana pouco precisa fazer para derrotá-los. Um, que vinha evitando o amigo a fim de realizar sua análise, percebe finalmente que Xadhoom consegue passar através de objetos sólidos, tendo saído assim da Ducklair Tower. Ele finalmente diz ao Superpato que a alienígena experimenta uma alteração mental significativa, o que pode explicar o fato de estar disparando seus raios a esmo na cena do carro forte. Sobra até para nosso herói antes que ela se vá.


O Superpato consegue dar uma desculpa a Mary Ann quando a agente chega, e depois conversando com Um é informado que a arma evroniana causou uma total descompensação de energia em Xadhoom, diminuindo suas forças e mesmo seus processos mentais. Eles preparam uma armadilha para a xerbiana, e um parque industrial abandonado, mas Flagstarr logo descobre a localização e para lá se dirige, bem como os dois MIBs.

Nosso herói dispara um dispositivo fornecido por Um contra sua aliada, mas os acontecimentos se atropelam com a chegada de Flagstarr e dos MIBs. Estes imobilizam a equipe de resposta trazida pela agente, e usam armas especiais do PBI contra Xadhoom. Mas o efeito não é o que esperam, Mary Ann derruba um dos sujeitos, e Xadhoom cuida do outro antes de fugir. Flagstarr revela que os dois MIBs eram agentes do PBI que se tornaram fanáticos pelos “arquivos impossíveis”, e por isso foram expulsos, passando a atuar na clandestinidade, ao que nosso herói comenta “ah, aqueles telefilmes” em uma referência bem explícita! O Superpato explica pouco da situação, mas garante que tudo está sob controle, e a agente aceita, dizendo que ela mesma sabe que é preferível que certas verdades permaneçam ocultas, e que ela própria já arquivou muitos dos casos “impossíveis”.


De volta a Ducklair Tower Um comenta que tudo acabou dando certo, e que Xadhoom aguarda por Donald no teto. A xerbiana pergunta como ele pôde pensar que ela iria embora sem se despedir, e nosso herói fica com o bico chamuscado após o agradecimento da amiga!


Um episódio cheio de ação, que se não chega a acrescentar muito à saga como um todo, é divertido. E com evidentes referências não só à série de filmes Homens de Preto, como também a Arquivo-X! Quem pode querer mais?

Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário