quarta-feira, 13 de fevereiro de 2019

Superpato Novas Aventuras parte 1

SUPERPATO 50 ANOS


Em 8 e 15 de junho de 1969, nas edições 706 e 707 da Topolino italiana, era publicada a história Paperinik il Diabolico Vendicatore. Aqui no Brasil foi publicada pela primeira vez em 1973 no Almanaque Disney 27, e depois em diversas edições incluindo Superpato 40 Anos, Superpato O Legado e Lendas Disney 1. A trama é conhecida, graças a uma confusão do carteiro Donald toma posse de Vila Rosa, propriedade na periferia de Patópolis, e nela encontra o Diário de Fantomius. Este foi um anti-herói e ladrão cavalheiro no início do século XX, e nosso pato favorito nele se inspira para lutar contra as injustiças de que é alvo.

Assim o Superpato, o maior herói da Disney, nasce, momento que para alegria de seus inúmeros fãs completará seu 50º aniversário neste ano!

Sempre fui um grande fã do alter-ego heróico do Donald, e gosto especialmente de suas primeiras histórias, nas quais agia como anti-herói. Na própria Superpato O Legado temos O Castelo das Três Torres, e na já mencionada Lendas Disney 1 saiu O Museu de Cera, além de A Fabulosa Noite do Superpato.


Por sinal lá no Corujice Literária vocês encontram a resenha dessa excelente edição!

Já sabemos que a Editora Culturama está preparando realizações especiais para marcar os 50 anos de nosso herói, o que inclui uma HQ de Marco Gervasio a ser publicada no meio do ano. O quadrinista italiano, aliás, deu vida a Fantomius, o precursor do Superpato, e é claro que vocês acompanharam o especial sobre o Ladrão de Casaca aqui no Escritor com “R”, não é? Se desejarem ler de novo, aliás, cliquem aqui.


As aventuras do Superpato foram presença constante nas publicações da Abril desde os anos 70, após seu retorno triunfal em O Museu de Cera em Tio Patinhas 156 (conforme explicado em Lendas Disney 1). Suas histórias foram publicadas também no Almanaque Disney, Disney Big e várias outras edições e especiais temáticos, embora muito material, até mesmo relacionado a Fantomius, ainda permaneça inédito em português. Nosso herói estrela desde aventuras cômicas, comuns aliás quando toma parte do Clube dos Heróis, até aquelas mais complexas nas quais enfrenta grandes perigos. E, frequentemente, torna a agir como anti-herói, sendo com certeza um personagem muito versátil.

E essa versatilidade superou limites que seriam impensáveis em sua mais arrojada e revolucionária encarnação, que completou vinte anos em 2016, e que portanto irá comemorar seu 23º aniversário agora em 2019. Estou me referindo ao extraordinário universo que aqui no Brasil ficou conhecido como As Novas Aventuras do Superpato!

Aqui no Escritor com “R” já publiquei um pequeno guia desse universo de ficção científica de nosso herói, no artigo intitulado Superpato e o Fluxo do Tempo. Tomei conhecimento do mesmo quando me emprestaram o número 4 dos seis dessa série publicados pela Abril, no final dos anos 90. Apesar de não entender bem como o Donald poderia ter mergulhado nesse pano de fundo altamente tecnológico, me encantei com a trama, porém devido a circunstâncias pessoais somente anos depois pude buscar mais informações a respeito.


Primeiro encontrei em sebos os números 2 e 4 dessas edições, e depois, em janeiro de 2013, saiu finalmente a edição temática As Novas Aventuras do Superpato – A Origem. Esse fabuloso volume finalmente preencheu a grave falta da Abril de mais de uma década antes, apresentando os quatro números 0 que, antes das edições lançadas entre abril e setembro de 1998, introduzem os principais personagens e situações desse universo.


Existem, é claro, sites brasileiros e estrangeiros onde todo o material de As Novas Aventuras do Superpato pode ser baixado. Recomendo fortemente que procurem em sebos tanto A Origem quanto os seis volumes publicados no final dos anos 90, e que passarei a analisar a partir de agora, e depois encontrem os sites que disponibilizam as edições digitais.

E claro, se a Culturama lançar essas histórias TRATEM DE COMPRAR, combinado?

Em 1996, na Itália, os quadrinistas Tito Faraci, Alessandro Sisti, Ezio Sisto e Francesco Artibagni elaboraram o que deveria ser uma pequena minissérie do Superpato (Paperinik na Itália), inspirada nas tramas cheias de ação da Marvel e com tramas mais adultas e várias temáticas tradicionais da ficção científica. O formato era das saudosas graphic novels da época, maior e com imagens bastante impactantes, o que pode ser conferido nas edições de 1998 da Abril.

O sucesso foi tamanho que esse fantástico universo chegou até a edição 50, com 4 especiais anuais, de março de 1996 a dezembro de 2000. As edições ainda contavam com textos que exploravam mais os veículos e a tecnologia do Superpato e dos vilões, fichas dos personagens e histórias curtas de vários dos personagens.

A lista das tramas com seus títulos em italiano originais de Paperinik New Adventures segue abaixo:

PKNA 0 Evroniani

PKNA 0/2 Il vento del tempo

PKNA 0/3 Xadhoom!

PKNA 1 Ombre su Venere

PKNA  2 Due

PKNA 3 Il giorno del sole freddo

PKNA 4 Terremoto

PKNA 5 Ritratto dell'eroe da giovane

PKNA 6 Spore

PKNA 7 Invasione!

PKNA 8 Silicio

Speciale 97 Missing

PKNA 9 Le sorgenti della luna

PKNA 10 Trauma

PKNA 11 Urk

PKNA 12 Seconda stesura

PKNA 13 La notte più buia

PKNA 14 Carpe diem

PKNA 15 Motore/azione

PKNA 16 Manutenzione straordinaria

PKNA 17 Stella cadente

PKNA 18 Antico futuro

PKNA 19 Zero assoluto

PKNA 20 Mekkano

Speciale 98 Zero barra uno

PKNA 21 Tyrannic

PKNA 22 Frammenti d'autunno

PKNA 23 Vuoto di memoria

PKNA 24 Crepuscolo

PKNA 25 Fuoco incrociato

PKNA 26 Il tempo fugge

PKNA 27 I mastini dell'universo

PKNA 28 Metamorfosi

PKNA 29 Virus

PKNA 30 Fase Due

PKNA 31 Beato Angelico

PKNA 32 Underground

Speciale 99 La fine del mondo

PKNA 33 Il giorno che verrà

PKNA 34 Niente di personale

PKNA 35 Clandestino a bordo

PKNA 36 Lontano lontano

PKNA 37 Sotto un nuovo sole

PKNA 38 Nella nebbia

PKNA 39 Cronaufragio

PKNA 40 Un solo respiro

PKNA 41 Agdy days

PKNA 42 La sindrome di Ulisse

PKNA 43 Tempo al tempo

PKNA 44 Sul lato oscuro

Speciale 00 Super

PKNA 45 Operazione Efesto

PKNA 46 Nell'ombra

PKNA 47 Prima dell'alba

PKNA 48 Le parti e il tutto

PKNA 49/50 Se...

A título de curiosidade, nosso grande Marco Gervasio participou das edições 39 e 47.

Aqui no Brasil a Abril lançou entre abril e setembro de 1998 os volumes de Superpato – Novas Aventuras:

SPNA 1 – Sombras sobre Vênus

SPNA 2 – Superpato X Demolidor

SPNA 3 – Terremoto

SPNA 4 – Retrato de um Herói

SPNA 5 – Invasão

SPNA 6 – Silício

Como podem conferir, além da falta dos números zero as tramas estão fora de ordem. Isso foi parcialmente solucionado com A Origem, volume de janeiro de 2013, que trouxe as histórias Evronianos, O Vento do Tempo, Xadhoom! e Dois. O especial era complementado pelos curtas Contos do Angus, publicados nas edições 8, 13 e 48 de PKNA, e Pardal, comovente história que foi publicada originalmente no Speciale 98: Zero Barra Uno.


Sombras sobre Vênus foi republicada ainda em Disney Big 18, em novembro de 2012, já com a nomenclatura apresentada em A Origem, mais próxima dos originais. Por sinal, em 1998 os nomes eram antarianos, Lya Lay, Tecão Jones, Mestre, Patofuts Tower, entre outros. Nas edições de 2012 e 2013 tais nomes foram estabelecidos como evronianos, Lyla Lay, Angus Fangus, Um, Ducklair Tower. Irei explicando à medida que apresento as resenhas das tramas.

É isso, amigos. Tivemos somente dez das cinquenta histórias de As Novas Aventuras do Superpato publicadas aqui. Pelos recursos que temos com a internet consegui obter edições digitais traduzidas em inglês de todas, e pretendo nesta série apresentar, a cada artigo destes, duas ou mais resenhas dessa extraordinária série.

Então, sem mais, que tal entrarmos nessa fabulosa realidade de ficção científica do Superpato, com as duas primeiras resenhas?

PKNA 0 Evroniani
Evronianos

Em 14 de março de 1996 saía na Itália Paperinik New Adventures 0 com o episódio Evroniani. Aqui foi traduzido como Evronianos, e lançado em As Novas Aventuras do Superpato – A Origem, em janeiro de 2013. Na Itália foi republicada várias vezes, incluindo na estreia da série PK Giant, em novembro de 2014, que prossegue até hoje.

Inicialmente vemos um planeta alienígena, no qual seus habitantes de pele verde confrontam uma terrível invasão por parte de seres vestidos de roxo. Uma personagem de cabelos espetados observa tudo de longe e grita “não!”.

Patópolis, diante da sede dos estúdios do Canal 00, uma multidão se aglomera para ver a saída da estrela da novela Patamor, Patilda Starry. Prevenida, a atriz sai pelos fundos, mas é interceptada por estranhos seres que parecem emanar uma chama azul. Chega o Superpato, a princípio considerando que são gravações externas, mas em seguida confrontando os estranhos. Ele não é bem sucedido, mas felizmente chega a polícia, somente para observarem um estranho de roxo arrebatar os outros e se evadir com eles.

Sim os mesmos seres que invadiram o planeta no início da trama. Em sua nave eles confabulam sobre o personagem que os confrontou, e o líder ordena que seja capturado. Enquanto isso, em casa, Donald pretende assistir o capítulo de Patamor, mas o Tio Patinhas exige sua presença imediata diante de sua nova aquisição.

Trata-se de um arranha-céu no centro da cidade chamado Ducklair Tower. O quaquilionário pretende alugar seus 150 andares, e exige que o sobrinho aceite o emprego de zelador do prédio. Este possui inúmeros dispositivos tecnológicos que ninguém conhece, visto que somente as plantas essenciais foram entregues à Prefeitura. Everett Ducklair, milionário e gênio científico responsável por sua criação, decidiu vender suas posses e se exilar longe da cidade. Com tudo certo Tio Patinhas se vai, e Donald conta pacientemente os andares diante do prédio.

Para sua surpresa, há um andar a mais.

Enquanto isso, na redação do noticiário do Canal 00, um repórter recém-chegado da Nova Zelândia, Angus Fangus, está discutindo com o diretor, que por fim o escala para cobrir a festa que Sam Plot, roteirista de Patamor, está organizando. Sem paciência para algo tão enfadonho, Angus pergunta à colega Lyla Lay o que ela sabe sobre o Superpato.

Donald descobre que o elevador não vai para o 151º andar da Ducklair Tower, e decide retornar depois como Superpato para investigar. Porém, quando ele chega em casa, é obrigado a confrontar Fangus fazendo perguntas sobre o Superpato. Apesar da conversa desagradável, ele descobre que o astro de Patamor, Brad Van Beck, está sumido.


O Superpato chega à Ducklair Tower e nada descobre, mas é subitamente capturado por um mecanismo que o leva até o misterioso 151º andar. Lá ele se confronta com uma voz misteriosa e inúmeros mecanismos de tecnologia avançadíssima, e finalmente conhece Um, uma inteligência artificial que controla o prédio. Feitas as apresentações, nosso herói segue Sean Leduck, mais um da equipe de Patamor, até a casa de Sam Plot. Ali o Superpato descobre que o roteirista está sob controle dos alienígenas de roxo, os evronianos, que usam como fonte de energia as emoções de outros seres inteligentes. Nesse processo ainda produzem escravos que chamam de chamas frias. O Superpato confronta os alienígenas e consegue escapar de volta para a Ducklair Tower.


Depois das explicações, Um apresenta um plano, que Donald inicia sugerindo ao Tio Patinhas ceder o terraço do prédio para a festa da novela. Os evronianos surgem diante de todos, mas agora o Superpato está preparado, e os derrota um a um. Um fato interessante é que as armas sugadoras de emoções dos alienígenas pareceram falhar quando atacaram Lyla. Assistindo ao telejornal do Canal 00, porém, a decepção de Donald é grande quando descobre que Angus Fangus editou as gravações alegando que o herói agia em cumplicidade com os invasores. Um diz que ele deve descansar, enquanto lá fora os evronianos continuam a procurá-lo.

PKNA 0/2 Il vento del tempo
O Vento do Tempo


Publicada aqui em janeiro de 2013 em As Novas Aventuras do Superpato – A Origem, e na Itália em 20 de junho de 1996. Donald é bruscamente despertado pelo Tio Patinhas, avisando que no dia seguinte levará inquilinos em potencial para conhecer a Ducklair Tower. No esconderijo no 151º andar Um o avisa a respeito de um estranho voador que invadiu uma fábrica de embalagens, mas sem nada roubar. Naquela noite, durante a ronda, o Superpato é avisado pela inteligência artificial (IA) de que o estranho reapareceu em outra fábrica de embalagens. Nosso herói o confronta, mas é surpreendido e nocauteado pelas costas. Quando desperta os alarmes tocam, e ele precisa correr.

No retorno ao esconderijo Um o alerta sobre o noticiário, e novamente Angus Fangus acusa nosso herói, desta vez utilizando as gravações das câmeras de segurança. Satisfeito, o jornalista comenta a respeito com a colega Lyla, que fica espantada diante da informação sobre as dimensões da caixa roubada. Na Ducklair Tower Um mostra a Donald outra gravação, no exterior da fábrica, que mostra o inimigo misterioso sair voando e desaparecendo em seguida.

Logo chegam Tio Patinhas e os convidados, que fazem um tour pelo fabuloso edifício. Donald aproveita e diz a Um para “brincar” com o elevador usado por Fangus. Enquanto Tio Patinhas faz seus negócios, nosso pato preferido conversa com os jornalistas, e Lyla defende o Superpato, comentando a respeito de um novo material criado pelo Laboratório Experimental Patopolense. Fangus acrescenta mais detalhes, e a bela repórter ainda faz mais insinuações a respeito do herói.

Enquanto o inimigo misterioso continua seus roubos, Um mostra a Donald as gravações e análises que fez dos visitantes, e os dois ficam espantados pelo fato de Lyla bloquear os sensores da IA.

No laboratório o Superpato e Um preparam uma armadilha para o adversário, e a luta termina favorável a nosso herói dessa vez. O intruso desaparece, mas elabora um plano que é colocado em ação algumas horas antes.

Quando Superpato se prepara para surpreender o inimigo no laboratório, chegam Fangus e a polícia. Então, em um grande retorno à fase de anti-herói, ele precisa fugir enquanto os resultados da campanha negativa do jornalista começam a surgir. De volta à Ducklair Tower um lhe dá a notícia de que o estranho invadiu o laboratório após toda a confusão e roubou o material experimental. Porém a IA informa que os sensores instalados no local detectaram uma emissão de táquions, partículas hipotéticas mais velozes que a luz.

Caso alguém possa controlá-los, então terá a capacidade de viajar no tempo, e é isso que o misterioso inimigo, que se apresentou como Lança-Raios no último confronto, está fazendo. Como o Donald pergunta, como combater um adversário capaz de fazer o passado se repetir conforme sua conveniência?

Mas nosso herói não esgotou todos os seus recursos, e vai buscar informações com a também misteriosa Lyla. Ela revela não apenas conhecer a identidade do Superpato, mas também vir do século 23, no qual existe a viagem no tempo, e a Tempolícia patrulha o uso ilegal dessa tecnologia. A bela pata comenta ainda que os materiais roubados pelo Lança-Raios se destinam a construir uma cronovela, uma maneira rápida e prática de alterar o futuro. O bandido pretende aproveitar um fenômeno temporal que terá seu epicentro em Patópolis, e nossos heróis elaboram um plano.


Na câmara blindada do maior banco da cidade eles se preparam, e Superpato tem seu confronto definitivo com o Lança-Raios. Nosso herói engana o adversário, e a Tempolícia chega a tempo de prendê-lo, e como estão no olho da tempestade taquiônica não há como o crononauta mercenário escapar.

O Lança-Raios havia novamente alertado Angus Fangus, e quando o repórter chega é recebido por um holograma do Superpato, que desaparece no momento do acionamento do alarme. A polícia chega e desta vez é Fangus que deve dar explicações. Superpato surge no esconderijo para surpresa de Um, e explica ao amigo cibernético como se desenrolaram os acontecimentos. Também revela que Lyla é um androide, como inúmeros que a Tempolícia envia para pontos chave na história, a fim de proteger o fluxo temporal. Mas mesmo assim ela continua a ser uma graça, sendo atraente até mesmo para Um, em um final bem leve e divertido.

Então assim começa mais uma série de artigos, desta vez em celebração aos 50 anos do Superpato, explorando sua encarnação mais arrojada e revolucionária. Assim como a série sobre Fantomius, toda quarta-feira teremos novos textos aqui no Escritor com “R”. As Novas Aventuras exploraram inúmeras facetas da ficção científica, invasões alienígenas, viagens no tempo, inteligências artificiais, realidades alternativas... vamos visitar todos os episódios dessa fascinante série, continuando na torcida para que finalmente, agora por meio da Editora Culturama, possamos tê-los todos publicados aqui.

Até a próxima!

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