quarta-feira, 20 de fevereiro de 2019

Superpato Novas Aventuras parte 2

SUPERPATO 50 ANOS


PKNA 0/3 Xadhoom!
Xadhoom!


Paperinik New Adventures 0/3 foi publicada em 20 de agosto de 1996, trazendo a história Xadhoom! que, aqui no Brasil, saiu na já mencionada As Novas Aventuras do Superpato – A Origem, em janeiro de 2013. Lembram do planeta alienígena visto no início de Evronianos? Pois é desse mundo que veio a mais poderosa aliada do Superpato no universo de Ficção Científica de Novas Aventuras.

Em pleno Cinturão de Asteroides, situado entre Marte e Júpiter, os evronianos mantém uma base da qual lançam seus ataques contra a Terra. Uma patrulha dos alienígenas sugadores de emoções, entretanto, é atacada por um pequeno objeto desconhecido, e seus remanescentes recebem ordens de prosseguir em sua trajetória para nosso planeta.

Por sinal, ao contrário do que está escrito no início da trama, essa região de nossa vizinhança cósmica tem sido cada vez mais objeto de interesse, seja por missões científicas como a Dawn da NASA, seja por empresas que estão elaborando planos para minerar os recursos naturais desses objetos celestes.

Nisso, encontramos nosso herói auxiliando a mudança do Canal 00 para a Ducklair Tower, cumprindo seus deveres como zelador do edifício. E evidentemente Angus Fangus se aproveita de Donald, e como resultado o pato chega ao andar secreto de Um já exausto. Ele se prepara e sai como Superpato para sua ronda, depois de ser alertado pela AI que objetos não identificados foram detectados sobre a cidade.

O herói se confronta contra os evronianos, mas fica em apuros, e nesse ponto surge Xadhoom, uma alienígena de armadura e cabelo bem radical, que com seus poderes coloca os alienígenas para correr. Depois se volta contra o Superpato, e ele acaba caindo na periferia da cidade quando ela atinge o 313-X.

De volta ao esconderijo e depois das novidades, Um entrega a Donald um supercarro que será o Patocar, e utilizando por alguns momentos os serviços do observatório da cidade, consegue encontrar fontes de energia incomuns. No parque o Superpato tem novo encontro com Xadhoom e confronta os evronianos, e consegue se entender com a alienígena, para quem providencia um abrigo na Ducklair Tower.


Donald visita sua casa para uma rápida conversa com os sobrinhos Huguinho, Zezinho e Luisinho, em uma das raras aparições deles na série, e Um descobre que os evronianos estão entocados na usina de energia. Nossos heróis para lá se dirigem, mas é uma armadilha dos invasores.

Enquanto estão presos Xadhoom conta sua história. Ela era uma cientista importante em seu planeta Xerba, e não acreditava nas intenções agressivas dos evronianos. A bordo de sua nave ela ruma para o sol de seu sistema, em um experimento que poderia conceder-lhe total controle sobre matéria e energia, além do futuro dos xerbians. Contudo, ao regressar, encontra o planeta arrasado, e jura livrar o universo dos evronianos.

É novamente Um que salva o dia libertando-os, e eles aplicam uma bela surra nos alienígenas. Superpato e Xadhoom se despedem, e de volta para casa o herói se perturba diante das possibilidades dos poderes da nova aliada, revelados por Um. Mesmo assim essa aliança aparecerá ainda muitas vezes ao longo da série. Destaque para a divertida cena na qual Donald encontra Angus Fangus e a editora de conteúdo jovem do Canal 00, bem no momento em que Xadhoom sai disfarçada. A editora ama o cabelo da alienígena, que destaca que a cor é natural!

PKNA 2 Due
Dois


Publicada em Paperinik New Adventures 2, em 20 de dezembro de 1996, nós a tivemos em português em As Novas Aventuras do Superpato – A Origem, em janeiro de 2013. Na verdade a ordem de publicação das histórias pode ser considerada correta se levarmos em conta que a Disney Big 18, de novembro de 2012, saiu Sombras sobre Vênus, história anterior a Dois e inclusive mencionada em A Origem. Foi a segunda publicação dessa trama, o número 1 da série Novas Aventuras, em nosso país, já que fez parte da coleção lançada pela Abril em 1998.

A trama começa em um distante mosteiro, quando um dos noviços é chamado, pois um dos aparelhos que trouxe está sinalizando um alarme. Enquanto isso, na Ducklair Tower, o Superpato está muito interessado em ataques de um misterioso hacker que têm causado transtornos na cidade. Para isso conta mais uma vez com Um, que o apresenta à I.I.T., Interface de Total Imersão, na qual podem investigar o mundo virtual à vontade.

Descobrem que o inimigo já tentou penetrar nos sistemas da Ducklair Tower, tendo inclusive apagado arquivos nos servidores do Canal 00. O invasor também atuou nos computadores da empresa de efeitos especiais E-SFX, e ali o Superpato tem um confronto contra um monstro digital. No topo do edifício dessa empresa, contudo, tem início um incêndio flagrado ao vivo justamente por Angus Fangus, a bordo do helicóptero do Canal 00.

E, para grande má sorte de nosso herói, ele é projetado digitalmente no mesmo lugar, juntamente a outro monstro. Tudo se revela como uma projeção da empresa de efeitos especiais, porém o estrago já está feito, já que Fangus explora o caso à exaustão. É bom que se saliente que a relação do jornalista com o herói é muito parecida com a do editor Johan Jameson com o Homem-Aranha. Angus na verdade é um repórter raiz, que vai a fundo em suas matérias, mas não consegue resistir a um pouco de autopromoção usando para isso o Superpato.

Nisso o noviço chega a Patópolis e a Ducklair Tower, e pela primeira vez na série somos apresentados ao gênio Everett Ducklair. Que pode se tratar de outra referência à Marvel, agora a Tony Stark, exceto pelo lado mulherengo e barraqueiro do Homem de Ferro, claro.

Então Um começa a agir de forma estranha, de modo a evitar que Ducklair e Donald se encontram. O pato começa a desconfiar, e vemos a IA até mentir para seu construtor. O que estará acontecendo?

A IA fala em atacar o inimigo em seus próprios termos, e nisso cofres e bigornas caem sobre o assustado Donald, antes de se dar conta que são projeções holográficas. Quando nosso pato visita uma feira de informática e o mesmo acontece, ele já não tem dúvidas. Seu maior amigo e aliado está com defeito! Chega a ser angustiante a escalada de desconfiança do pato contra a IA.

Como zelador da Ducklair Tower, nosso herói tem uma chave-mestra eletrônica, que usa para destravar o arsenal, e por fim consegue atingir a rede de energia do prédio e desativar Um. Porém, chegando ao 151º andar, o Superpato tem uma surpresa quando a IA regressa, dizendo ter sistemas de energia independentes. Além disso, a cor verde e o formato de seu avatar mudam, e na cúpula vermelha que se vê surge Dois.


Essa IA é o back-up de Um, e cansou de esperar para ser ativado, atuando nas sombras e provocando a desconfiança do Superpato a fim de desativar seu gêmeo cibernético. Em meio a luta surge Everett, que explica como manteve um dispositivo de comunicação para receber um alarme caso suas Inteligências Artificiais dessem defeito. Enquanto Ducklair e Dois lutam, Um sorrateiramente busca ajudar, mas o Superpato já se libertou e volta para o combate.

Everett recita comandos para desativar a IA maligna, mas impedido de prosseguir é o Superpato quem precisa completar os comandos. Dois é desativado, e nosso herói e o gênio tecnológico finalmente se apresentam. Um nunca foi desativado, claro, apenas fingiu a fim de que Dois se revelasse, e os dois patos apertam-se as mãos selando sua aliança e amizade. Findo perigo, restam a Donald somente as preocupações quando o Tio Patinhas descobrir que a rede de energia da Ducklair Tower caiu.

Duas excelentes histórias, apresentando personagens que aparecerão novamente no futuro. A série Novas Aventuras deixou muitas saudades, e teve prosseguimento com PK2, continuação direta e muito focada em Everett Ducklair e suas verdadeiras origens. A série seguinte, PK Pikappa, pretendia ser um reboot mas não chegou a agradar, e portanto um novo início do universo de Ficção Científica do Superpato se deu com Poder e Potência, sequência de Novas Aventuras e PK2, publicada na Itália em 2014 e no mesmo ano no Brasil em Mega Disney 7.

Essa nova série já teve sete histórias, e quatro delas permanecem inéditas no Brasil. Temos esperanças, claro, que agora com a Culturama isso seja corrigido. Mas essa é outra história.

E falando em Culturama, as novidades começam a aparecer!


Na comunidade Disneyanos - Clube dos Colecionadores Disney no Brasil, o editor Paulo Maffia comentou que no próximo festival Guia dos Quadrinhos, que acontecerá nos dias 13 e 14 de abril, a Culturama terá ainda mais novidades!


As mencionadas foram um especial de 85 anos do Pato Donald, já em produção; planos para uma edição especial comemorando 90 anos do Mickey; e vale lembrar o já anunciado novo Manual do Escoteiro Mirim com base na atual série Ducktales (e já faço aqui o gancho para meu roteiro fanfiction que introduz o Superpato nesse universo). A que achei mais interessante será o Grande Almanaque Disney, formado americano e 193 páginas de quadrinhos, com comentários apontando que será bimestral. Ou seja, não faltará espaço para publicar as grandes aventuras de nossos heróis que tanto queremos ver. Minha lista tem Fantomius, Donald Quest, Os Mágicos de MickeyDonald Duplo e, claro, Superpato Novas Aventuras e Superpato Nova Era!

E sua lista, qual é?

Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário