quarta-feira, 30 de janeiro de 2019

Fantomius o ladrão de casaca parte 8

E chegamos à última parte deste especial sobre o antecessor do Superpato, cujo universo foi brilhantemente criado e expandido graças ao talento e genialidade do quadrinista italiano Marco Gervasio! Até bem pouco tempo atrás estávamos, nós fãs dos quadrinhos Disney, verdadeiramente desamparados, e nossa única esperança para continuar lendo as histórias do Ladrão de Casaca era ter sorte em encontrar as raras edições da Topolino que chegam ao Brasil. Felizmente o trabalho já sendo realizado brilhantemente pela Editora Culturama seguramente fará Fantomius aparecer novamente em nossas bancas!


Criador e criatura: Marco Gervasio e Fantomius!

E em outros locais, já que a casa editorial gaúcha tem um inovador sistema de distribuição, que ainda envolve livrarias, supermercados, papelarias e outros locais, fator que deverá trazer muitos novos leitores, vários dos quais que serão alfabetizados graças aos personagens Disney. Coisa que ocorreu com muitos de nós, claro, o que incluiu, evidentemente, também os personagens de Mauricio de Sousa!

Assim, neste último artigo sobre As Espantosas Façanhas de Fantomius, Ladrão de Casaca, apresento as três histórias ainda inéditas no Brasil. Ao contrário dos textos anteriores este será bem mais enxuto, pois evidentemente não irei revelar detalhes fundamentais das tramas, já que a Culturama deverá apresentá-las a partir de março aos leitores. Os links apresentados, como nas partes anteriores, levam ao excelente site Inducks, mas quem quiser clicar nos mesmos o faça por sua conta e risco, já que ali são revelados detalhes e personagens que constituem surpresas das tramas, combinado?

Antes, porém, por favor visitem o Corujice Literária, onde está no ar a resenha elaborada por este escriba daquela que é provavelmente a mais grandiosa e emocionante história em quadrinhos Disney já publicada, a Saga do Tio Patinhas! Já mencionada na parte 6 deste especial, aliás. Confira a parte 1 e a parte 2 e emocione-se você também!

Vamos então retornar aos anos 20 e as grandes aventuras do Ladrão de Casaca!

La notte delle gemme

Aqui apresento os títulos originais ainda não traduzidos, mesmo que a conversão ao português seja muitas vezes óbvia. Esta trama, que poderá ser apresentada como “A noite das gemas”, foi publicada em Topolino 3273, de 15 de agosto de 2018. Como vimos ao final de O Desafio de Fantomius, Dolly recebeu um telefonema de Lucrécia, sua melhor amiga, que deseja ir visitá-la para apresentar seu novo namorado.


Claro que se lembram da parte 6 deste especial, não é mesmo? Uma das histórias ali apresentadas é justamente a da origem de Dolly Páprika, na qual um dos temas fundamentais é a forte amizade entre ela e Lucrécia.


Na primeira página da trama, sempre revelada no site oficial da Topolino, vemos que John e sua amada ouvem um noticiário no rádio, que comenta um negócio a ser realizado pelos proprietários das cinco Gemas do Marajá. Nosso ladrão preferido logo se interessa, claro!

Não chega a ser surpresa que o dono de uma das joias é o namorado de Lucrécia, o que evidentemente cria uma tensão entre Dolly e John. O que é possível dizer é que o Ladrão de Casaca se revela surpreso por certos desenvolvimentos da trama, mas surpresa mesmo é a revelação no final de quem é o grande vilão da história!

Uma das cenas mais legais da aventura é uma perseguição automobilística entre Fantomius e, claro, o Comissário Pinko. Aproveito esta oportunidade para analisar melhor mais essa referência inserida pelo genial Marco Gervasio. No material que saiu na Itália, reprisado nas edições portuguesas da série As Melhores Histórias Disney (confira nossa análise dos dois primeiros volumes no Corujice Literária), os meios de transporte de Fantomius e Dolly Páprika são descritos em textos ilustrados.


E o mais frequente deles, o fabuloso automóvel cheio de truques chamado de Carro Móvel, é descrito nas fichas como inspirado em um Duesenberg, autêntico supercarro norte-americano dos anos 1920 e começo dos 1930. A fábrica fez seu nome nas corridas, especialmente Indianápolis, e graças a isso desenvolveu uma avançada tecnologia para a época, tornando seus carros capazes de superar, em suas versões mais sofisticadas, os 200 km/h. Iniciando pelo modelo J, a Duesenberg introduziu um compressor no motor para maior potência no modelo SJ.


Depois produziu o SSJ, com dois compressores, modelo do qual somente dois exemplares foram feitos. Naquele começo de anos 30, época de acentuada crise econômica mundial, esses carros caríssimos foram parar nas mãos de dois astros do cinema, Gary Cooper e Clark Cable. Que, claro, chegaram a disputar um “racha”!


Mas mesmo com essas informações, ainda considero que o autor pode ter se inspirado em outro modelo fenomenal da mesma época. Visto sob outros ângulos em outras tramas, o Carro Móvel de nosso herói aparece com formas um tanto mais esguias, ganhando semelhança com o Mercedes-Benz SS, cujo modelo mais radical para corridas foi o SSK.


Um detalhe interessante nesses modelos alemães é que o engenheiro responsável por seu projeto em 1927 foi ninguém menos que Ferdinand Porsche. Sim, ele transitou em várias das marcas alemãs antes de ser o principal responsável pela criação do Fusca, e depois da Segunda Guerra Mundial criou sua própria empresa, sucesso no segmento de carros esporte até hoje.

Não é de hoje que a tecnologia na realidade dos patos é mais adiantada que a nossa, já que as aventuras de Fantomius transcorreram até 1924 nas tramas já publicadas.

Então, o que acham? De minha parte, penso que Fantomius está muito bem servido por ambas as marcas!

La notte delle gemme termina com Fantomius desvendando a trama, porém o grande vilão por trás do esquema permanece oculto de nosso Ladrão Cavalheiro. Vamos aguardar a versão brasileira, a ser lançada pela Culturama!

I due vendicatori

Para mim a Culturama talvez utilize a tradução “Os dois vingadores” para esta trama, originalmente publicada em Topolino 3275 em 29 de agosto de 2018. Com 52 páginas é a mais longa história do Ladrão de Casaca já publicada, e as razões para isso podem ser conferidas já pela maravilhosa capa da revista italiana!


Sim, o que parecia impossível foi realizado com brilhantismo por Marco Gervasio! Na primeira página da trama vemos uma noite chuvosa sobre Patópolis, e uma figura de capa percorrendo as ruas escuras. O que é possível dizer é que John Quackett conhece Donald, pois precisa da ajuda dele para descobrir onde está Dolly. E como eles vieram parar no presente? Talvez os leitores devessem dar uma olhada na parte 1 deste especial, é tudo que eu posso dizer!


A segunda parte da trama, na mesma revista, também teve sua primeira página revelada no site oficial da Topolino, e vemos nossos heróis presos em uma armadilha, com o Tio Patinhas entrando esbaforido. Nas mãos de Fantomius vemos o objetivo da invasão dos Dois Vingadores, e só posso dizer que esse objeto é mencionado tanto nas histórias de Carl Barks como de Don Rosa.


Seja na parte 1 ou na parte 2 da história há montes de referências, uma recriação lindíssima da gênese do Superpato, a descoberta de mais segredos de Vila Rosa, e um final absolutamente arrebatador e emocionante, com a revelação do grande vilão, e outras referências que farão delirar o fã da boa, velha e querida Ficção Científica. Não poderia haver final melhor para esse encontro histórico e belíssimo entre Fantomius e seu digno sucessor, o Superpato! Culturama, vamos apressar aí, hein, a vontade de ler essa obra-prima em português só aumenta!

La settima arte

História publicada em Topolino 3280, de 3 de outubro de 2018.


A primeira página, disponível no site oficial da publicação italiana, mostra um trem chegando a Patópolis, e pelos comentários dos personagens logo nos damos conta de que os passageiros são Gloria Squackson e Ducklas Fairbarks, casal de atores muito famoso graças ao imenso sucesso de seus filmes sobre Fantomius. Naturalmente todos se lembram deles, pois apareceram em uma das melhores histórias de toda a série, Silêncio na Sala, da qual falamos na parte 2 deste especial!


Vale destacar a locomotiva, logo no primeiro quadrinho da história, um modelo bem avançado e aerodinâmico. Em sua dianteira vemos o nome da máquina, The Duck, e o número, 60009. Nada como uma boa pesquisa para descobrir que a locomotiva desenhada por Marco Gervasio é uma reprodução exata do tipo LNER Class A4, lançada em 1935 pela companhia London and North Eastern Railway (daí a sigla). Tais máquinas a vapor foram utilizadas nos Estados Unidos e Inglaterra até o início dos anos 1960.

E de novo, a tecnologia no Universo dos Patos é mais adiantada do que no nosso!


As A4 eram máquinas potentes e aerodinâmicas, e estavam entre os primeiros trens de alta velocidade utilizados comercialmente. Por sinal uma dessas, a 60022 Mallard, detém até hoje o recorde mundial de velocidade para locomotivas a vapor, com 203 km/h obtido em 3 de julho de 1938. E aqui vai a graça desta referência, pois Mallard é também o nome de um pato selvagem comum na Europa e Estados Unidos!

O casal de atores não são os únicos personagens que retornam, e também descobrimos a presença surpreendente de alguém que faz parte do passado de John. Ele e Dolly estão de olho em outra joia que Gloria Squackson irá utilizar nas filmagens de seu novo filme, que têm sido atrasadas devido aos ataques de estrelismo da atriz.

A trama ainda conta com romance, perseguições e reviravoltas, além de uma bela lição nos vilões. Também temos um surpreendente gancho para a próxima aventura do Ladrão de Casaca. Diante do título da história, que poderia ser traduzido como “A sétima arte”, Fantomius e Dolly Páprika sem dúvida merecem um Oscar por sua atuação!


Termina assim este especial sobre Fantomius, o Ladrão de Casaca, uma das melhores séries dos quadrinhos Disney na atualidade, e até de todos os tempos! A Topolino 3280 ainda traz uma entrevista com Marco Gervasio, na qual fala sobre como Fantomius é um filho para ele, e comenta a respeito das premiações que recebeu em Portugal, a Bande Dessinée Disney Portugal como Melhor Desenhista, Melhor Quadrinho e Melhor Série em Quadrinhos.


No evento Romics acontecido em outubro último em Roma, sua cidade natal, Marco teve uma grande exposição de sua obra, e também recebeu o Romics de Ouro como Mestre dos Quadrinhos.


Mais que merecido!

Conforme anunciado, esta parte 8 que encerra o especial sobre Fantomius é bem menor, pois como são histórias inéditas não é possível acrescentar mais detalhes sem dar spoilers. Nós fãs dos quadrinhos Disney estamos todos muito ansiosos pela chegada do mês de março, quando nossos queridos personagens retornarão para as bancas através do já excelente trabalho sendo feito pela Editora Culturama.

Como dito anteriormente, as edições serão Pato Donald, Tio Patinhas, Mickey, Pateta e Aventuras Disney, iniciarão pelo número 0, mas respeitando a venerável trajetória das publicações Disney em nosso país, também trarão os números de sequência de suas respectivas séries. Uma bela homenagem aos leitores fiéis com certeza!

Aguardamos com muita ansiedade também a publicação destas histórias inéditas de Fantomius, enquanto só podemos especular em qual revista elas estarão. Serão mantidas em Tio Patinhas, ou migrarão para a Aventuras Disney? E a revista maior em formato americano e com artigos diversos, quando sairá?

E falando em novidades da Culturama, confira esta entrevista do editor Paulo Maffia ao canal Comics TV!


Aguenta coração!

E lembrando que neste ano de 2019 nosso herói preferido, o Superpato, completa 50 anos, podem aguardar que brevemente faremos um especial sobre ele aqui no Escritor com “R”!

Obrigado a todos que curtiram este especial! Vocês podem reler todo ele na íntegra nos seguintes links: parte 1, parte 2, parte 3, parte 4, parte 5, parte 6 e parte 7.

E claro que não poderia deixar de mencionar Fantomius e a origem do Superpato no roteiro que escrevi para um possível episódio da série Ducktales introduzindo nosso maior herói nesse universo, confira aqui Ducktales: O Implacável Vingador.

Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário