quarta-feira, 27 de fevereiro de 2019

Superpato Novas Aventuras parte 3

SUPERPATO 50 ANOS

PKNA 1 Ombre su Venere
Sombras sobre Vênus


O histórico número 1 de Paperinik New Adventures saiu na Itália em 20 de outubro de 1996, e foi a única história da série publicada duas vezes no Brasil. A primeira foi em abril de 1998 em Superpato – Novas Aventuras 1, e a segunda em Disney Big 18 em novembro de 2012. As diferenças começam pelo tamanho, já que Novas Aventuras media 17 x 26 cm e a Disney Big 13,5 x 19 cm e acreditem, a arte exuberante da série fica incomparavelmente melhor quando a revista é maior!


A segunda diferença se dá nos nomes de personagens e lugares, sendo que em 2012 a nomenclatura se tornou mais próxima do original, o que teve sequência em A Origem e nas seguintes publicações de Superpato Nova Era no Brasil. Vale a pena fazer um pequeno guia a respeito sobre como era em 1998, e como ficou de 2012 em diante:

- Antarianos (1998) – evronianos (2012 em diante);
- Tecão Jones – Angus Fangus;
- Lya Lay – Lyla Lay;
- Patofuts Tower – Ducklair Tower;
- Mestre – Um;
- Xandum – Xadhoom.

Há outras diferenças. O personagem que hoje conhecemos como Mike Morrigham apareceu na edição de 1998 como Oto Peira. E E. Duardo Patofuts era o nome do atual Everett Ducklair. Um problema que percebi nas duas edições acontece na cena quando Morrigham e Lyla estão investigando o apartamento de Angus, e nas duas a jornalista e androide usa seus “poderes paranormais” para descobrir o que aconteceu ali. Na verdade o original italiano mostra que Lyla usou seu sofisticado sistema ótico para vasculhar o apartamento. Estranho isso não ter sido corrigido na edição de 2012.

Para preservar nossa sanidade, utilizarei somente os nomes atuais. Quando for o caso, destacarei quando o nome de algum personagem for mais significativo.

Mas há outro elemento de estranheza na tradução publicada pela Abril em 1998. Ali consta que a época em que se passam as tramas é o século XXIII!  Isso fica um tanto esquisito no número 4, Retrato de um Herói, quando o Superpato vai para o futuro, conforme a tradução em 2455, ou seja, o século XXV. Contudo, em determinado momento um personagem comenta “depois de trezentos anos”... As contas não batem!

Na verdade, claro, as tramas de Novas Aventuras acontecem no final do século XX, e no mencionado número 4 o Superpato viaja a 2255, mesma época da Tempolícia e de Lyla. Foi estranha essa opção dos tradutores em 1998, mas esse elemento foi corrigido nas histórias de Superpato Nova Era já publicadas. Como podemos ver, por exemplo, em Crime Temporal, publicada em fevereiro de 2017 em Disney Big 43, trazendo o histórico encontro entre Superpato e Donald Duplo. Ali o nosso herói comenta com seu outro alter-ego que saiu do século XX com Lyla para aquela missão.


Mas nenhum desses pequenos problemas torna menos prazerosa a leitura de Sombras sobre Vênus, muito pelo contrário! A trama começa com os evronianos invadindo o apartamento de Angus Fangus, mas ele não está lá. O jornalista trabalha até tarde Ducklair Tower, aprontando mais uma reportagem denúncia contra o Superpato, agora utilizando uma cópia virtual deste para manipular a verdade. Um, atento a tudo que ocorre no prédio, avisa o Donald. Enquanto isso Angus dá o dia por encerrado, mas na saída se encontra com os evronianos, e o Superpato precisa salvar o desafeto.

Xadhoom surge também, e os alienígenas são enxotados. Mas não sem antes utilizar uma de suas armas emocionais em Fangus, deixando-o apático. Um confirma os receios do herói, a arma absorveu a energia cerebral do jornalista, e mesmo que eles estejam com o artefato não há possibilidade com a tecnologia que dispõem de curar Angus.

Superpato diz que não deixaria um amigo vegetar, muito menos um inimigo, e então Um vasculha os céus tentando localizar os evronianos. Ele finalmente descobre que eles têm uma nave-mãe em órbita de Vênus, mas como chegar lá? Como nossa inteligência artificial favorita explica, a Ducklair Tower tem muitas surpresas, incluindo um hangar e uma nave interestelar. Como ela é? Já se perguntaram o que era aquela construção de aspecto estranho no topo da Ducklair Tower?

Nossos heróis apanham Xadhoom e, com Angus a bordo, partem para Vênus. Enquanto isso o sumiço do jornalista é discutido no Canal 00, e Morigham e Lyla vão para o apartamento do colega investigar. Lyla descobre graças a seus sofisticados sensores que os alienígenas estiveram ali, mas Morrigham só quer saber de encontrar indícios contra o Superpato. Nisso, a nave dirigida por Um chega a Vênus, e eles se confrontam com um cruzados evroniano, que os captura. Superpato e Xadhoom lutam, mas são separados de Angus, que é capturado pelos invasores.


Superpato e Xadhoom caem em um local que se revela um depósito de chamas frias, o que só aumenta o ódio da alienígena, já que um deles é xerbiano, como ela. Os evronianos, enquanto isso, analisam Angus Fangus, pois ele é um depósito de energia negativa, um autêntico banquete para eles, razão pela qual se interessam pela Terra. Aqui há muitos indivíduos como ele, infelizmente... Entra em cena o chefe científico Zoster, mas quando chegam Superpato e Xadhoom ele se interessa pelos poderes energéticos dela, e propõe restaurar o jornalista em troca da alienígena.

Evidentemente o evroniano tenta traí-los, mas Xadhoom é poderosa demais e não conseguem contê-la Superpato foge com Angus enquanto ela se encarrega de destruir o cruzador.


Enquanto isso, Lyla e Morrigham vão ao porto após descobrirem um indício no apartamento de Fangus, e com o capitão de um navio apanham uma encomenda do jornalista. No dia seguinte quando chegam á redação lá está Angus, dormindo como se houvesse passado a noite ali. A encomenda era na verdade a máscara maori do clã de Angus (lembrem-se, ele é da Nova Zelândia) para seu aniversário, naquele dia mesmo. Quanto ao que ficou fazendo, uma gravação mostra que ele festejou com o Superpato antes de encontrar os amigos!

Uma grande lição aplicada por Um e Superpato, para que ele nunca mais tente manipular imagens. Sombras sobre Vênus é uma das melhores tramas da série, com cenários e situações de perder o fôlego! E a edição 1 de Superpato – Novas Aventuras ainda traz as fichas de Angus Fangus e dos evronianos nos extras. Também são mostradas capas das edições italianas e um making off destas nessa seção. Assim, junto às demais cinco, essa é uma coleção que vale a pena fazer!

PKNA 3 Il giorno del sole freddo
Superpato X Demolidor


O terceiro número de Paperinik New Adventures saiu em 1 de março de 1997, e vale lembrar que o número 2 foi Dois (curioso, não?) história de que já falamos na parte 2 (ficou repetitivo...) deste especial. Aqui a história foi publicada em Superpato – Novas Aventuras 2, de maio de 1998. Lá vamos nós com os nomes de personagens, já que Demolidor é nosso conhecido Lança-Raios, que já deu as caras em As Novas Aventuras do Superpato – A Origem, na trama O Vento do Tempo.


Por sinal o nome original do vilão, ocasionalmente anti-herói e aliado do Superpato, é Raider. Quem sabe deveriam tê-lo mantido?

Temos uma apresentação de personagens na página 4 da revista, como no número 1, e de novo a referência sobre a trama se passar no século XXIII. Já explicamos acima que isso foi uma opção um tanto estranha dos tradutores da Abril na época, e vamos em frente.

Na nova central de distribuição energética de Patópolis Lyla e o Câmera 9, e nossa jornalista e androide se pergunta por que a usina é tão grande, e também o motivo de ter sido construída próxima do centro de pesquisas energéticas. Nisso aparece um sujeito grande provocando confusão, e uma tropa sai de um veículo dizendo-se agentes federais. Depois de toda a luta e celeuma todos estes desaparecem, porém Lyla se surpreende quando o Câmera 9 afirma ter gravado tudo.


Descobrimos então que já aconteceram outros ataques semelhantes, e que o Tio Patinhas quer tirar Donald da posição de zelador da Ducklair Tower já que todos os andares foram ocupados. O pato insiste, e o zilionário diz então que tentará encontrar outra função para o sobrinho. Um chama nosso herói para falar das novidades, e os dois assistem em segredo, junto ao pessoal do Canal 00, à gravação do último confronto. Porém o conteúdo foi apagado no ponto principal. Câmera 9 fica obviamente chateado, já que sabia que a fita estava perfeita quando a entregou a Lyla, e diz ainda que já foi curioso, mas agora não é mais.

Lyla então tem um encontro secreto com um pessoal, e logo descobrimos que são da Tempolícia. Ao mesmo tempo o misterioso atacante escuta uma conversa de Angus Fangus ao telefone, sobre experimentos com energia, e toma algumas providências. Em seguida Angus visita o centro de pesquisas energéticas e conhece Clark Queen, assessor de imprensa do local (Craque Quente na edição brasileira de 1998), e o professor Seamus Hogg, diretor do centro (Rener Gia na publicação de 1998). Discutindo com eles os detalhes, Angus revela um grande conhecimento do que fazem ali (e eu nem comentei sobre seus balões de texto...), quando acontece uma surpresa: outro Angus Fangus entra no recinto! O primeiro jornalista desaparece então diante de todos.

Angus gravou tudo, claro, e evidentemente, no telejornal da noite, implica ainda o Superpato no mistério. Um então comenta que as imagens revelam decomposição taquiônica, fazendo nosso herói se lembrar precisamente do Lança-Raios. E de novo fica o questionamento: por que a Abril ignorou as edições número 0 de As Novas Aventuras em 1998? A cena de Angus no cofre do bando em O Vento do Tempo também é rapidamente mostrada em Sombras sobre Vênus, e o leitor na época deve ter achado tudo bem estranho.

E vale lembrar que, com exceção da trama Dois e mais outra, estou analisando a série neste especial na ordem correta de leitura e publicação na Itália.

Enquanto isso, nas sombras de um apartamento, vemos outra figura dizendo que Angus acertou no alvo, e que ele teria feito o mesmo antes, mas agora está sem pique. Logo descobrimos que é o Câmera 9, mas já voltamos a ele. Superpato vai falar com Lyla, questionando-a sobre não tê-lo avisado que o Lança-Raios estava na cidade. Ela diz que não tem os eventos do período na memória para não ser tentada a alterá-los, e nosso herói, desconfiado, vai embora. A jornalista chama seus superiores da Tempolícia e os encontra em uma ponte, e surpresa, o Superpato a seguiu.


A cena na chuva, aliás, tem semelhanças com uma trama legendária de certo Cavaleiro das Trevas!


A cena original já chama a atenção, agora confiram a capa de PK Giant 6, série de revistas com a mais recente republicação italiana de Novas Aventuras.


E também em Duck Avenger 5 da IDW. Evidente a inspiração, não?


Os tempoliciais afirmam que o vilão fugiu da prisão onde estava e roubou um dispositivo experimental, que pode ocasionar um desastre tanto no futuro quanto no presente. Superpato promete ajudar, e os tempoliciais questionam a independência de Lyla como androide e agente. E sim, Câmera 9, que havia saído para encontrar-se com Lyla, a seguiu e fotografou tudo.

Um revela ao Superpato mais informações e ele sai de novo, finalmente encontrando o Lança-Raios. O vilão está enfrentando policiais bem a seu estilo, e quando o herói chega pede para conversar. A polícia não gosta e eles precisam fugir, e o pirata temporal os leva para Patópolis no século XIII. Ele explica que o dispositivo que roubou é uma altronave, capaz de viajar entre dimensões paralelas. Mas ela precisa ser abastecida, e o único lugar disponível é o centro de pesquisas energéticas. Então o Lança-Raios revela que no lugar acontecem pesquisas de fusão nuclear a frio (da qual os noticiários do final dos anos 1990 falavam muito, antes de se revelar uma fraude científica), e que aproximadamente na época do Superpato aconteceu uma enorme explosão no lugar.

Explosão essa que devastou metade de Patópolis!


E pior, a Tempolícia poderia impedir a tragédia, mas não o fará pois isso alteraria o que para eles é o passado. Então o Lança-Raios propõe que o Superpato o ajude a reprogramar os computadores do centro, impedindo a explosão e abastecendo a altronave, enquanto o vilão promete se manter longe da Patópolis do herói. Ele utiliza os sensores do Patocar para analisar o dispositivo, e em seguida retornam para o presente. Um analisa os dados, e eles elaboram um plano de ação.

Dias depois o experimento vai acontecer no centro de pesquisas, e Lyla está presente bem como um recém-chegado Professor Predatorius. Da mala deste sai o Superpato, que coloca todos para dormir, e Predatorius, claro, é o Lança-Raios. O vilão manipula o equipamento enquanto Superpato e Lyla conversam. Chega a Tempolícia, e nosso herói explica tudo que irá acontecer se ele não ajudar o pirata. Finalmente a cidade é salva e a energia do experimento abastece a altronave, mas quando o Lança-Raios tenta fugir, fica imobilizado.


Superpato explica então que o dispositivo tem potência suficiente para viajar entre universos paralelos, mas o sistema de navegação ainda precisa de ajustes. Assim, o vilão fica oscilando entre as alternativas e é levado pela Tempolícia. Além disso os policiais do futuro afirmam que tentar provocar a explosão na cidade causaria ainda mais confusão na linha temporal, então tudo fica bem.

No epílogo, Lyla recebe fotos e negativos pela correspondência e os destrói. Donald e Angus conversam com ela, que surpreende os dois dizendo que vai tomar um chocolate quente com o Câmera 9. É dele aliás uma das fichas no final da edição, bem como outras da altronave, do Patocar (chamado de SP-Car em 1998) e de artefatos do Canal 00 e da Tempolícia.

Essa foi uma história para realmente surpreender, especialmente pela tragédia evitada em Patópolis, criando outra linha temporal. O conceito de saltos entre universos paralelos apresentados está totalmente de acordo com a física quântica e a Teoria dos Muitos Mundos apresentada por Hugh Everett. E quanto ao Superpato agindo à margem da lei, tanto do presente quanto do futuro? Com certeza mata as saudades de suas primeiras histórias, quando ele agia como um autêntico anti-herói! Gostaria ainda de destacar Seamus Hogg, um personagem que retornaria somente na série Superpato Nova Era, na história O Fluxo Temporal, publicada em Disney Big 46, de agosto de 2017. Falamos dela, aliás, no texto Superpato e o Fluxo do Tempo, podem conferir.

Na semana que vem mais tramas desse fabuloso universo de Ficção Científica do Superpato. As Novas Aventuras estão apenas começando!


Como está começando, aliás, mais uma aventura, desta vez a da editora Culturama trazendo de volta, para imensa alegria dos fãs da Disney, os quadrinhos com nossos queridos personagens de volta. Confira no Corujice Literária como foi essa grande festa!

Até a próxima!

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