terça-feira, 27 de novembro de 2018

Superpato e o Fluxo do Tempo

TRÊS DIAS DE DISNEY

Neste segundo dia desta pequena maratona Disney, apresento mais um artigo já publicado anteriormente no Escritor com "R" da Uol. Aquele blog será desativado em 15 de dezembro, e considero que este texto se tornou muito importante para ser perdido, razão pela qual torno a apresentá-lo aqui aos leitores.

Para mim, de longe, o melhor personagem Disney sempre foi nosso querido Donald. Ele é muito mais imperfeito e humano que o Mickey, e portanto muito mais completo também. Por cima, ainda tem não somente um, mas dois alter-egos heróicos, Superpato e Donald Duplo, além de ter dado origem a outro personagem fascinante, Fantomius.

Temos, claro, uma inversão, pois dentro deste universo foi Fantomius, cuja identidade verdadeira é Lorde John Quackett, a inspirar Donald a se tornar o Superpato. As histórias de Fantomius, por sinal, estão sendo escritas com brilhantismo pelo genial quadrinista italiano Marco Gervásio, e essa será a novidade que apresentarei a vocês nesta quarta-feira: o primeiro de uma série de artigos analisando as aventuras desse personagem! Será um verdadeiro guia de episódios da saga do Ladrão de Casaca, cujo diário levou à criação do Superpato!

Quanto a este, desde sempre sou fã de carteirinha de suas aventuras, e conforme explico abaixo, quando descobri o universo de Ficção Científica do Superpato, foi amor à primeira vista. Como infelizmente a maioria das histórias dessa série não saiu no Brasil, precisei recorrer às facilidades da internet para conhecê-la melhor, e garanto que boa parte das tramas não deve nada ao melhor que o gênero já produziu!

Vamos então a uma viagem pelo tempo, guiados pelo maior herói da Disney, o Superpato!

Superpato e o Fluxo do Tempo

Caros leitores, por favor me perdoem pelo longo hiato, temos uma crise bravíssima e com ela chegam necessidades e correrias... enfim, a maioria certamente entende. Neste retorno, que espero definitivo, falarei daquele que é de longe o maior herói da Disney: o Superpato!

Ah, vocês pensaram em Star Wars e Marvel, é? Então me digam qual herói desses outros universos deteve uma invasão alienígena sozinho? Hein, hein? Pois é, somente o Superpato, alterego do Pato Donald, conseguiu, mas já chego lá.

Atualmente nas bancas encontramos a Disney Big número 46, em que o Superpato é acompanhado na capa pela bela Lyla Lay, a jornalista e apresentadora do Canal 00 que é na verdade uma viajante do tempo, agente da Tempolícia e uma androide! Na primeira história da edição, intitulada O Fluxo Temporal, ela está sendo entrevistada (enquanto dá uma cruzada de pernas digna de Sharon Stone, fiu, fiu!), e diz que uma das primeiras atrações de seu novo programa será o Superpato. O herói entende a dica e eles se encontram, somente para serem emboscados por androides inimigos, e depois iniciam uma surpreendente viagem pelo tempo.


Os dois heróis descobrem que algo está bagunçando a linha do tempo, fazendo surgir vários futuros alternativos. Eles são finalmente encontrados por um improvável aliado e conseguem reunir pistas sobre o que está acontecendo, e fica cada vez maior a duvida: conseguirão salvar a continuidade do espaço-tempo e descobrir o responsável? A trama apresenta conceitos avançados de ficção científica, viagens no tempo e universos paralelos, no nível de uma graphic novel, e vários momentos podem ser reconhecidos como referências a Doctor Who, e também a De Volta para o Futuro!

Mas esperem um pouco, androides, viagens no tempo, como assim? Afinal, o Superpato opera a partir do porão da casa do Donald, e seus casos normalmente envolvem vilões em Patópolis como os Metralhas tentando assaltar a Caixa-Forte do Tio Patinhas! Calma, em várias edições desse universo FC do nosso herói a Disney colocou explicações, e este escriba irá resumi-las para vocês.

O universo futurista do Superpato surgiu na Itália em 1996, e entre os autores envolvidos estavam Tito Faraci, Alessandro Sisti, Ezio Sisto e Francesco Artibagni, e uma das fontes de inspiração foram as HQs da Marvel. Aqui no Brasil foi primeiro publicado em Superpato – Novas Aventuras, em edições maiores e com nível de graphic novel, em seis números entre abril e setembro de 1998. Em janeiro de 2013 foi publicada a Disney Temática 13 As Novas Aventuras do Superpato – A Origem, que finalmente trazia as primeiras histórias desse universo futurista, mostrando como ele surgiu.


Basicamente o Tio Patinhas decidiu comprar a Ducklair Tower (Patofuts Tower como foi traduzido em Novas Aventuras de 1998) e colocar o Donald como zelador. O prédio hiper-tecnológico abriga muitos segredos, e em sua investigação Donald, como o Superpato, conhece Um, a inteligência artificial que controla o edifício. Everett Ducklair foi um empresário e inventor, um pouco como Tony Stark, que desapareceu misteriosamente, mistério aliás que seria melhor explorado em outras histórias no decorrer da série.

Nas tramas da edição de 2013 somos então apresentados à Lyla Lay, ao vilão e ocasional aliado Lança-Raios, e aos principais antagonistas dessa série, os alienígenas Evronianos (Antarianos conforme traduzidos nas edições de 1998, sendo que atualmente apenas as nomenclaturas originais são usadas), além do jornalista investigativo Angus Fangus, que detesta o Superpato. Portanto as tramas se dividem, algumas envolvendo Lyla, a Tempolícia e problemas de viagens no tempo, e aquelas nas quais o Superpato combate os Evronianos.


Meu primeiro contato com esse sensacional universo foi quando me emprestaram, no final dos anos 1990, Novas Aventuras 4 – Retrato de um Herói. Fiquei evidentemente maravilhado, e somente com o lançamento de A Origem, em 2013, fora alguns exemplares achados em sebos, retomei o contato com o universo FC do Superpato.

A história do número 1 de Novas Aventuras, Sombras sobre Vênus, foi republicada em Disney Big 18, de novembro de 2012, em uma história envolvendo os Evronianos, Angus Fangus e mais segredos da Ducklair Tower, entre os quais o fato de ela ter um hangar para uma nave interestelar! Infelizmente, essa primeira série teve no Brasil menos de dez histórias, incluindo Novas Aventuras de 1998 e Origem de 2013. Na Itália, sob o título Paperinik New Adventures, a série teve um total de 50 números!

Seguiu-se na Itália a série PK2 com 18 números, também inéditos no Brasil, e depois os 20 números igualmente inéditos no Brasil de PK Pikappa, cuja intenção era ser o reboot da série. Na verdade, dois números de PK Pikappa saíram no Brasil em Donald Super 1 e 2, em abril e junho de 2003, e só, ainda republicadas em Disney Jumbo 2.


A série seguinte na Itália foi PKNE, que ignora os fatos da série PK Pikappa, retomando de onde PK2 havia parado. Esta é a série atual de Ficção Científica do Superpato cujo início de publicação no Brasil aconteceu em Mega Disney 7, de dezembro de 2014, com a maxissérie Poder e Potência (aquela na qual o Superpato impede a invasão evroniana). Então aqui vai uma lista com as edições de Paperinik New Adventures e PK2, com seus títulos em inglês:

Paperinik New Adventures 

PKNA 0 - Evronians
PKNA 0/2 - The Winds of Time
PKNA 0/3 - Xadhoom
PKNA 1 - Shadows on Venus
PKNA 2 - Two
PKNA 3 - Day of the Cold Sun
PKNA 4 - Earthquake
PKNA 5 - Portrait of the Young Hero
PKNA 6 - Spores
PKNA 7 - Invasion
PKNA 8 - Silicon
1997 SPECIAL: Missing
PKNA 9 - Fountains of the Moon
PKNA 10 - Trauma
PKNA 11 - Urk
PKNA 12 - Second Draft
PKNA 13 - The Darkest Night
PKNA 14 - Carpe Diem
PKNA 15 - Camera/Action 
PKNA 16 - Special Maintenance
PKNA 17 - Shooting Star
PKNA 18 - Ancient Future 
PKNA 19 - Absolute Zero
PKNA 20 - Mekkano
SPECIAL 1998 - Zero Slash One 
PKNA 21 - Tyrannic
PKNA 22 - Fragments of Autumn
PKNA 23 - Memory Lapse
PKNA 24 - Twilight
PKNA 25 - Crossfire
PKNA 26 - Time Flies
PKNA 27 - The Mastiffs of the Universe
PKNA 28 - Metamorphosis
PKNA 29 - Virus 
PKNA 30 - Phase two
PKNA 31 - Beato Angelico
PKNA 32 - Underground
SPECIAL 1999 - The End of the World
PKNA 33 - The Day that Will Come
PKNA 34 - Nothing Personal
PKNA 35 - Stowaway on Board
PKNA 36 - Far, Far Away
PKNA 37 - Under a New Sun
PKNA 38 - In the Fog
PKNA 39 - Chronowreck 
PKNA 40 - A Single Breath 
PKNA 41 - Agdy Days 
PKNA 42 - The Ulysses Syndrome
PKNA 43 - Time to Time
PKNA 44 - On the Dark Side
PKNA Special 2000 - Super 
PKNA 45 - Operation Hephaestus
PKNA 46 - In the Shadow
PKNA 47 - Before Dawn
PKNA 48 - The Parts and the Whole
PKNA 49/50 - If...

PK2

PK2 1 - Ducklair 
PK2 2 - Just a Little Fear 
PK2 3 - The Voice of Darkness
PK2 4 - Memory Lines 
PK2 5 - End of History
PK2 6 - Alpha Waves
PK2 7 - One More Day
PK2 Special 2001 - Duckmall
PK2 8 - Just a Friend
PK2 9 - Degrees of Separation
PK2 10 - High Volume
PK2 11 - The Weight of Memories
PK2 12 - Blackout
PK2 13 – Everything and Nothing 
PK2 14 - The Last Hunt
PK2 15 - The True Enemy
PK2 16 - Soldier of Fortune
PK2 17 - In the Fire
PK2 18 - Family Affairs

Em recente evento para o lançamento da primeira edição de Os Anos de Ouro de Mickey, o editor Paulo Maffia foi perguntado sobre quando sairia um encadernado de capa dura de nosso herói, e afirmou que a única informação que poderia adiantar seria o lançamento dessa aguardada edição em 2018. Mas vendo a quantidade de títulos destacada acima... Qual a opinião dos amigos, lançar todas em alguns volumes, ou um único volume com as histórias mais interessantes e relevantes para a fase atual?


Como disse, mais recentemente busquei acompanhar tudo que saísse relacionado ao Superpato, o que incluiu, depois de A Origem, Superpato – O Legado, de setembro de 2013, na qual foram publicadas pela primeira vez as aventuras de Fantomius, o personagem que inspiraria, um século depois, o Donald a assumir o manto de Superpato. Este ainda é o herói clássico, e não a versão futurista, mas a edição vale muito a pena como um histórico do personagem. Por cima Fantomius é um perfeito anti-herói, e quem imaginaria isso em uma HQ da Disney?


Depois veio a Disney Big 38, de abril de 2016, com a trama O Raio Negro dentro do universo PKNE, e foi a partir desta que descobri que a aventura anterior e a primeira do retorno, Poder e Potência, havia saído em Mega Disney 7. Demorei a encontrar essa edição, e somente com as facilidades de sebos ligados à internet como a Estante Virtual foi possível conferi-la. E.. UAU!

Nessa história o Lança-Raios leva Donald ao futuro, quando a Terra foi dominada pelos Evronianos. Reencontrei um personagem muito legal que já havia visto em Novas Aventuras, Odim Eidolon, que alerta nosso herói para fazer o que deve ser feito, e ele é devolvido ao presente para uma silenciosa Ducklair Tower. Após os eventos de PK2, pelo que pude apurar, Um não está mais no prédio, sendo substituído por uma outra AI sem qualquer empatia, e que pega no pé de Donald o tempo todo. Os eventos e confrontos se precipitam, e no final dramático os Evronianos obrigam o Superpato a um ato extremo para salvar o mundo, destruindo aparentemente a Ducklair Tower. E sim, é aqui que o Superpato salva o mundo sozinho, superequipe é para os fracos!


Depois, em O Raio Negro em Disney Big 38, descobrimos que o prédio foi na verdade parar em um mundo em outra dimensão, onde nosso herói precisa enfrentar um novo e poderoso inimigo, Moldrock. Seguiu-se a trama Crime Temporal, em Disney Big 43 de fevereiro de 2017, onde se confrontam os dois alteregos de Donald, Superpato e Donald Duplo! A trama é muito legal pois voltam a aparecer Um e Lyla, em uma história cujo objetivo é ser o reboot de DD, ficando estabelecido que o agente secreto é o futuro do herói. Essas viagens no tempo tornam essas reuniões improváveis possíveis, e o desfecho dessa história é simplesmente sensacional!


Em tempo, DD ou Donald Duplo é uma estupenda paródia de James Bond, o agente secreto 007 com licença para matar. A Abril já lançou duas edições especiais com o título As Novas Aventuras de Donald Duplo de abril e maio de 2011, e em Crime Temporal voltamos a encontrá-lo em suas aventuras para a Agência, que combate a criminosa Organização. Esta última, aliás, promete dar trabalho também ao Superpato no futuro.


Nessa viagem pelo fluxo do tempo do universo futurista do Superpato retornamos à Disney Big 46 e a O Fluxo Temporal. Amei, por sinal, a divulgação da Disney para essa edição, fazendo uma clara menção a Doctor Who. E prestem atenção à base da Tempolícia que se localiza fora de qualquer dimensão temporal, no nada absoluto! Qualquer menção a arquitetura de Gallifrey não deve ser mera coincidência...


Havia surgido a informação que na Disney Big 48, a ser lançada em dezembro deste ano, seria publicada a história seguinte, A Marca de Moldrock. No entanto foi tomada a decisão de publicar outra trama, e a sequência das aventuras do Superpato deve vir somente em 2018.

As histórias de Ficção Científica do Superpato trazem conceitos incrivelmente avançados e atuais, traduzindo o que de melhor o gênero pode produzir. Acompanhar essas tramas tem sido um enorme prazer, e espero ansiosamente que os volumes encadernados em capa dura prometidos possam preencher, ao menos em parte, o grande hiato que infelizmente tivemos no Brasil com relação a esse espetacular universo do Superpato. Conforme os textos explicativos publicados com as histórias Poder e Potência e O Raio Negro, essas tramas buscam alcançar leitores mais maduros e têm um cuidado maior na arte (como pode ser conferido nas imagens) além de uma agilidade narrativa verdadeiramente cinematográfica. Ao lado do típico humor Disney convivem situações dramáticas, como o momento em Poder e Potência no qual o Donald, em meio à luta final contra os Evronianos, grava uma mensagem se despedindo dos sobrinhos! Já em O Fluxo Temporal um salto espaço-temporal de Lyla e Superpato tinha só 50 por cento de chance de dar certo, e a alternativa seria a pura e simples aniquilação no nada absoluto.


Adendo: A cruzada de pernas de Lyla, uhn...

E sim, são gibis da Disney! Confiram, aliás, o post anterior em que falamos de outra obra-prima da casa do Tio Walt, Star Tranko, série com o núcleo do Mickey que homenageia Jornada nas Estrelas, e vejam como a Disney está com uma “pegada” fabulosa em termos de Ficção Científica!

E ainda quero sugerir que visitem o magnífico site Guia dos Quadrinhos, um espetacular compêndio de todas as HQs produzidas e publicadas no Brasil, de onde tirei a maioria dos links que estão em azul em meio ao texto, responsáveis ainda pelo ótimo evento Festival Guia dos Quadrinhos (confiram nossos comentários sobre o evento de 2017 lá no Corujice Literária).

Com este texto, espero ter completado a retomada do blog, com posts mais frequentes. Recomendo fortemente que acompanhem o universo As Novas Aventuras do Superpato, uma das melhores obras de FC publicadas no Brasil nos últimos tempos. A história A Marca de Moldrock foi a mais recente a sair na Itália na Topolino, e ainda aguardamos sua publicação aqui. Sobre o encadernado, ou encadernados em capa dura, só nos resta torcer, já descobri um e outro site que apresenta uma descrição de algumas das histórias de PKNA e são fantásticas, podem se preparar até para chorar em algumas delas! Aguardemos o que a Disney, que tem recebido merecidíssimos elogios pelas fabulosas edições em capa dura, irá nos apresentar relacionado a seu maior herói.

Adendo: A publicação envolvendo o Superpato mencionada acima foi lançada em janeiro de 2018, o primeiro número de Lendas Disney. Essa belíssima edição foi analisada lá no Corujice Literária, bem como os outros volumes trimestrais que foram Disney Saga e O Melhor da Disney Brasil. Lamentavelmente, com o deplorável final de publicações por parte da Abril, essas excelentes edições não tiveram sequência. Chegou a ser anunciada e colocada em pré venda a segunda Lendas, dedicada ao Gastão, e tivemos informações que o número 2 de Sagas traria histórias de Fantomius.

Outra tristeza que essa situação nos causou foi a interrupção das histórias de PKNE, ou Superpato Nova Era, que ao contrário de Novas Aventuras estava saindo com regularidade no Brasil. Tenho informações que ao menos uma estava escalada para sair na Disney Big ainda em 2018, e no momento a Topolino está publicando o título Droidi dessa série. Já são quatro as tramas inéditas desse universo em nosso país, e nos resta torcer pela sua publicação aqui uma vez que as revistas Disney retornem para nossas bancas, se acontecer.

Como consegui versões digitais da série Novas Aventuras, traduzidas para o inglês por fãs, pretendo no futuro próximo apresentar aqui uma análise de todas elas, em uma nova série de artigos.

Já quanto a Fantomius, que como exposto será a novidade deste blog a partir de amanhã, tivemos muito mais sorte. Todas elas, incluindo as quatro prévias, foram publicadas em nosso país com regularidade. De novo a deplorável situação da Abril, diante da péssima atuação de seus controladores, nos privou de três histórias já publicadas na Itália. Li duas delas na Topolino, que pode ser encontrada em algumas bancas de São Paulo, e posso dizer que Marco Gervásio continua arrasando em suas tramas!


A partir de amanhã, portanto, e em toda quarta-feira, será apresentada uma série de artigos analisando todas as histórias de Fantomius, o Ladrão de Casaca, aqui no novo Escritor com "R". Espero que gostem!

Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário