terça-feira, 19 de março de 2019

Superpato Novas Aventuras parte 6

SUPERPATO 50 ANOS

Antes de iniciar mais um texto deste especial, que explora as 50 edições de Superpato - Novas Aventuras, comemorando os 50 anos de nosso maior herói, vai o aviso desse grande evento que acontece nos dias 13 e 14 de abril no Hakka Plaza, Rua São Joaquim 460, próximo ao Metrô São Joaquim!


E é importante destacar ainda que o Festival Guia dos Quadrinhos terá a presença do mestre Disney Francesco Guerrini, que por sinal também fez parte da equipe que nos trouxe Superpato - Novas Aventuras! Imperdível!

E também lembro quevai até 31 de março a exposição Quadrinhos no Museu da Imagem e do Som, que está imperdível. Confira aqui no Corujice Literária como foi nossa visita.

PKNA 6 Spore


Como dissemos na parte 5, a partir de agora, dentro desta série de artigos comemorativos dos 50 anos do Superpato, analisando as 50 edições da série de Ficção Científica Novas Aventuras, todas as histórias são inéditas no Brasil. PKNA 6 foi publicada em 20 de maio de 1997 na Itália, e é fundamental por detalhar o ciclo de vida dos grandes vilões da série, os alienígenas evronianos.

Tudo começa com Norman Bates Russel, fazendeiro do qual já falamos na parte anterior, viajando a Patópolis a fim de fazer uma entrega a um velho conhecido seu, Angus Fangus! Ele comenta com seu cachorro Buck que “desta vez tem provas” do que diz, o que deixa transparecer que há tempos ele aporrinha o jornalista com alegações fantásticas.


Vemos rapidamente Xadhoom viajando pelo espaço e encontrando xerbianos transformados em chamas frias dos evronianos. Corte para a Ducklair Tower e Donald se levanta da cama, constatando que Um está assistindo a produções Z de Ficção Científica de novo, “para propósitos de pesquisa”. Os noticiários não são de nível mais elevado e nosso herói se encaminha para o serviço, e Angus já começa a surtar com ele. O porteiro do 00 Channel está de férias e sobrou para o Donald, e o jornalista exige que ele se livre de Russel. Corte para Xadhoom novamente no espaço, experimentando o que parecem ser assustadoras visões de seu mundo e seus compatriotas.

Norman chega com um objeto grotesto e nojento, e insiste com Donald que precisa ver Fangus. O próprio surge na tela do monitor, dizendo estar ocupado, o fazendeiro aceita as desculpas e deixa a coisa que trouxe com o pato. A imagem de Angus se transforma na de Um, pedindo que lhe seja trazida a coisa.


Nossa I.A. preferida descobre que o objeto é um esporo, representando a primeira fase do ciclo de vida evroniano. O esporo é além disso extremamente resistente, jorrando substâncias corrosivas se danificado, após o que cicatriza completamente, e além disso a substância é altamente venenosa para organismos vivos. Aquilo representa evidentemente uma ameaça terrível, e Donald insiste que precisam encontrar Russel. O pato então se recorda de uma das notícias, que os militares cercaram uma área do deserto, não muito longe de Patópolis. Mike Morrigam, do 00 Channel, está lá, mas não lhe é permitido mostrar muita coisa.

O Superpato para lá se desloca, observando que os militares utilizam até enormes exoesqueletos na missão, carcando um enorme campo repleto de esporos evronianos. Amostras do material estão sendo recolhidas, e finalmente um “comitê de recepção” leva nosso herói até o quartel-general da operação. Xadhoom, enquanto isso, visita o silencioso Xerba, seu planeta natal, e busca respostas em uma nave abandonada.


O general Abraham Lincoln Wisecube, que comanda a operação, ordena que o Superpato seja tratado com respeito, e os militares mostram a ele suas instalações. Acontece um acidente enquanto examinam um esporo, e as vítimas exibem risco biológico alto (definitivamente esta trama faz falta antes de Invasão, conforme dissemos na parte 5). Nisso Um transmite a nosso herói alarmantes novidades, que descobriu enquanto invadia os computadores militares: estes estão negociando com os evronianos, exatamente como fizeram em Xerba, planeta natal de Xadhoom!

O coronel Clint E. Westcock, coordenador das operações no deserto, é ríspido com o Superpato, até quando o herói tenta preveni-lo quanto aos evronianos. O pato conhece Janson e Miller, dois soldados que pilotam os exoesqueletos, e o primeiro já é fã dele. Eles lhe explicam como as máquinas funcionam, e claro que o Superpato decide dar uma volta no campo dos esporos com um deles.


Um continua sua busca nos computadores, e até confronta o misterioso general Wisecube. Enquanto isso, Westcock envia soldados para perseguir o Superpato, porém Um assume o comando das máquinas, e todos atacam com todo o armamento disponível os esporos. Vários exoesqueletos são danificados, incluindo o do Superpato, mas Janson o resgata. Westcock quer prender nosso herói, mas chegam ordens superiores de encerrar todas as operações. Superpato e Janson se despedem, e o misterioso Wisecube se reporta a alguém ainda superior a ele. Então Xadhoom finalmente chega e fala com nosso herói sobre negócios.

Angus Fangus atende ao telefone, é Russel, e grita dizendo que não quer nada com os aliens, dinossauros ou abóboras do fazendeiro. Este, de volta à sua fazenda, observa suas “abóboras” crescendo, mal desconfiando que são esporos que podem provocar o fim do mundo.


De novo, o clima de segredos e conspiração governamental faz lembrar de certa série que fazia imenso sucesso na época, hein? Como a maioria dessa primeira dezena de histórias, esta trama também é fundamental para o desenrolar da saga de Superpato – Novas Aventuras.

Speciale 97 Missing


O primeiro especial anual da série foi publicado na Itália em 5 de agosto de 1997. É composto por histórias curtas que giram em torno de um mesmo assunto: o desaparecimento do Superpato!

A primeira trama envolve a agente do PBI Mary Ann Flagstarr, vista anteriormente em Terremoto. Ela é incumbida de investigar o desaparecimento do herói, e a primeira testemunha que visita é Angus Fangus. Durante a conversa com a agente o jornalista se recorda de um encontro recente com sua principal fonte de matérias.

Na história Ponto de Ruptura, Fangus tenta sair despercebido do 00 Channel, mas é perseguido por vários indivíduos. São seus fãs, que levam a ele uma enorme quantidade de teorias de conspiração das mais absurdas. Enquanto ele passa uma noite agradável com comida nojenta, um apartamento bagunçado e um péssimo filme de horror na TV, recebe a visita de um insistente personagem que mecanicamente pede que ele lhe entregue algo. O repórter tenta se desvencilhar, e descobre finalmente que o androide queria o arquivo entregue por um dos fãs de Angus, sobre um fabricante de brinquedos construindo androides malignos para cometer crimes. Felizmente chega o Superpato, que resolve a situação e até oferece os talentos de Um certo amigo para consertar o sobretudo de Angus, rasgado pelo androide, que vem a ser uma peça de grande valor sentimental para nosso jornalista preferido.


De volta ao presente, no 00 Channel, Angus pensa que não seria bom perder seu alvo preferido, e vai até a mesa de Lyla Lay. Mary Ann está lá também, e o jornalista faz um de seus melhores discursos de toda a série: “Você de novo? Não acho que os contribuintes pagam você para interferir com a liberdade de imprensa”.

De novo, Angus Fangus me representa!

Lyla está fazendo uma matéria na praia, em Bayduck Beach, e Flagstarr para lá se encaminha. Já Angus prefere deixar recado. Depois temos uma gloriosa visão de Lyla de maiô, saindo do mar, ela recebe a mensagem de Angus e faz uma checagem em seus sistemas buscando informações sobre o Superpato.


Ela se veste rapidamente em uma cena muito sensual, e corre para seu apartamento. Veste o uniforme da Tempolícia e se transporta através do tempo para Time 0, a base dos policiais temporais que se localiza em um vórtice fora do tempo e espaço. Um grave problema técnico acontece ali, e justamente nossa androide favorita salva a situação. Seus sistemas davam como mais alta a probabilidade de o Superpato haver sido preso pela Tempolícia, mas não foi isso que aconteceu. Felizmente Lyla consegue sair da situação comprometedora com somente uma bronca.

Vale lembrar que pela primeira vez na série vemos Time 0, e como já publicamos em Superpato e o Fluxo do Tempo, a arquitetura é muito semelhante à de Gallifrey, planeta natal dos Senhores do Tempo!


Após um rápido encontro de Flagstarr com o arredio Câmera 9 (cuja aparência e identidade estão entre os maiores segredos de toda a saga), o próximo problema é de Um, e justo com o Lança-Raios. O vilão temporal está aprontando das suas aproveitando-se da ausência do Superpato, e nossa I.A. favorita tenta vários estratagemas para detê-lo. Nenhum dá resultado, mas aproveitando-se da soberba do pirata temporal, que termina por lhe contar seus planos, Um põe em prática um plano final para apanhá-lo no futuro. Assim, quando o Lança-Raios surte no século XXIII, a Tempolícia está lá para apanhá-lo, graças a uma dica de Odin Eidolon, confirmando que este é a etapa seguinte da existência de nossa I.A.

Mary Ann conversa até mesmo com o Tio Patinhas, que está fazendo as vezes de superintendente da Ducklair Tower na ausência de Donald. A próxima parte mostra Xadhoom no espaço recebendo uma chamada, que a conduz a uma colônia xerbiana descoberta pelo Superpato. Contudo, como eles não conhecem certo costume de Xerba mencionado pela alienígena, esta desvenda uma trama evroniana para capturá-la. Mas aparentemente os invasores não sabiam com quem estavam lidando.

Em outra história relacionada dois centuriões são enviados à Terra para investigar o desaparecimento de seu maior inimigo, com direito até a referência a O Exterminador do Futuro. Os dois atrapalhados evronianos não têm sucesso, retornam para sua nave, mas encontram somente pedaços desta e uma Xadhoom muito sorridente. Esta parte por sinal, tem a primeira aparição na série de um dos melhores e mais fascinantes personagens de toda a saga, Urk! Ele é o sujeito grande e forte, com um longo rabo de cavalo, com quem a dupla evroniana esbarra em uma de suas fugas. Logo falaremos mais dele!


Mary Ann visita até a casa de Donald, sem sucesso, e por fim retorna ao PBI, onde recebe uma mensagem para interromper a investigação e retornar a suas atividades regulares. Mas quem a mandou foi Um, que assim protege o segredo de seu amigo. Mas afinal, onde estava o Superpato? Em um mosteiro tibetano com um certo empresário e inventor, aprendendo mais a respeito da grandiosa tarefa que tem à frente!

O Speciale 97 mostraria lugares que se tornariam regulares na série, como a própria Time 0 e Quacktico, onde se localiza o PBI (que especulamos seja a sigla de Paperopoli Bureau of Investigation; Paperopoli é o nome de Patópolis na Itália). Mary Ann Flagstarr apareceria várias vezes ao longo da série, e o mencionado Urk estrelaria uma excelente trilogia em histórias explorando um dos mais caros temas da Ficção Científica.

E nossa série de artigos sobre As Novas Aventuras do Superpato prossegue!

Até a próxima!

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