SUPERPATO 50 ANOS
Antes, claro, vale lembrar que no próximo Festival Guia dos Quadrinhos vai acontecer mais um encontro do grupo Disneyanos. Imperdível!
PKNA 9 Le sorgenti della Luna
Este título pode ser traduzido como As Fontes da Lua, e foi publicado pela primeira vez na Itália em 20 de agosto de 1997. No link do site Inducks podemos conferir que saiu em Portugal em 2015 em Hiper Disney 37. Como registro, na edição 36 anterior foram publicadas as histórias curtas do Speciale 97, de que falamos na parte 6.
No começo da trama temos uma revelação, os evronianos visitaram anteriormente a Terra há milhares de anos, indo embora ao concluir que o planeta não proveria a energia emocional que necessitavam. Corte para o presente e, em Patópolis, vemos a metrópole vigiada atentamente por um herói incansável, como um Pato das Trevas!
Bem, quer dizer... depois de acordado por Xadhoom, que precisa da ajuda dele e de Um para localizar as naves xerbianas que conseguiram escapar da invasão evroniana a seu mundo.
Falando dos alienígenas, o comandante Xargon é incumbido por seus superiores de cuidar de esporos que se encontram na Terra, não ficando nada satisfeito com a missão. Nisso o Superpato precisa organizar a discussão entre Um e Xadhoom, e a alienígena termina por auxiliá-los a aprender sobre os evronianos, e descobrem que esporos estão crescendo na região central da África, na região de seus grandes lagos.
Os evronianos já se encontram no local, e durante uma discussão entre Xargon e seu chefe científico, vemos pinturas rupestres nas paredes registrando a passagem dos invasores por lá no passado remoto. Xadhoom, sempre impaciente, voa até lá, e em meio aos preparativos Um revela ao Superpato que tem mantido uma conversa por e-mail com Lucille Bruceburton, antropóloga baseada em uma fazenda naquela região. Eles decidem que nosso pato favorito viajará de avião, e Donald aproveita bem os benefícios de voar na classe executiva. Mas não percebe que no assento ao lado está o general Abraham Lincoln Wisecube, mencionado anteriormente.
A história até nos dá um gostinho dos filmes do maior herói do cinema, Indiana Jones (claro!), exibindo um mapa da África com a rota percorrida pelo avião. Na chegada é recepcionado por Bruceburton, ou Lucy, que pergunta como vai seu amigo, o professor Emil Lairduck (claro que já descobriram a referência no codinome adotado por Um, né?). Lucy exibe um recorte de jornal com as teorias de outro cientista, o professor Lobster, afirmando que evidências descobertas na África e na Nova Zelândia apontam que alienígenas estiveram na Terra há milhares de anos, e aparentemente estão retornando.
Donald encontra Xadhoom a seguir, que narra seu encontro com a nave xerbiana abandonada, e como seus compatriotas a culpam pela invasão. O pato diz que a ajudará contra os evronianos, impedindo que a mesma coisa aconteça com a Terra mesmo que seja seu último ato. Coisas de heróis!
A dupla segue as indicações de Lucy até um cânion onde se encontram as pinturas rupestres, mas topa com os evronianos, o que leva a uma grande batalha. Nossos heróis acabam se separando, e Superpato topa com Xargon, que o atinge com a força máxima de sua arma parasita. Nosso herói fica caído.
Xadhoom encontra o amigo, e fica transtornada ao ver em sua face a expressão vazia de um escravo chama fria. Ela diz que não permitirá que façam isso com ele, e o atinge com sua rajada de energia.
Wisecube chega com seus soldados, e vê o pato caído por binóculos. Bate continência, dizendo ter sido uma honra lutar ao lado dele, e prossegue em seu caminho.
Xadhoom chega ao acampamento evroniano quase ao mesmo tempo em que os militares alcançam os esporos. A batalha é feroz, e como sempre na série as imagens são arrebatadoras, mas Xargon prepara uma emboscada e derruba Xadhoom. Os esporos sobreviventes, enquanto isso, saem voando, e Wisecube dá ordens de satélites militares os abaterem.
Mas evidentemente nossa xerbiana é muito mais dura na queda do que os evronianos pensam, e em uma espetacular página composta como vários pedaços de filme, ela dá a resposta para Xargon. Pouco depois, o próprio Superpato surge, tendo sido protegido pelo escudo x-transformer, e Xadhoom se pergunta por que não conseguiu usar toda sua força no amigo. Eles observam os esporos queimando na atmosfera após serem atacados pelos satélites militares. Nossa alienígena preferida voa para ajudá-los, e no dia seguinte Donald se despede de Lucy no aeroporto, encontrando ainda o general Wisecube e se dando conta de quem era seu companheiro de viagem.
Uma trama interessante, que encerra a fase de histórias tratando dos esporos evronianos em nosso planeta.
PKNA 10 Trauma
Em 20 de setembro de 1997 saía uma das melhores histórias de toda a série Novas Aventuras. Nossos irmão de além-mar tiveram a sorte de lê-la em 2015 na Hiper Disney 38.
Espaço profundo, e um cruzador evroniano chega a um planetoide que os alienígenas utilizam como uma prisão, chamado The Pit (O Poço). Possivelmente referência a Rura Penthe?
A missão é chefiada pelo cientista e capitão Gorthan, e a essa altura já podemos confirmar que a sociedade evroniana é dividida em castas. Os soldados rasos de cor roxa, os cientistas de cor lilás, e os altos oficiais de azul escuro. Gorthan ainda tem elementos na cabeça similares a dreads, e até cita William Shakespeare a seus comandados, dizendo que a sociedade terrestre precisa ser estudada antes de a destruírem.
Enquanto isso, na Terra, nosso herói anda tendo problemas com pesadelos, mas nada que uma ronda noturna e uma surra em bandidos não possa ajudar. A bordo do Patocar o Superpato se vai, dizendo “de dia esta é minha cidade; de noite esta cidade é minha”. Estão anotando as frases de impacto?
O inspetor Rankar apresenta a Gorthan o tour dos visitantes no Poço, com direito a ataques de prisioneiros rebeldes (de vários tipos e raças) rapidamente debelados. E descobrimos que Gortham está lá para visitar Trauma, a quem os soldados baseados no planetoide chamam de “a besta”.
Um cidadão passa pelo parque e é ameaçado por uma gangue inspirada em roqueiros. Esta, por sua vez, é combatida por outra cujos membros se vestem como romanos. O Superpato comenta que as gangues são a nova doença de Patópolis, mas que ele é o médico, e ataca os valentes derrotando-os facilmente. E é claro que Angus Fangus faz a festa com o relato apavorado do cidadão no telejornal da manhã seguinte.
Nisso, Gortham oferece a Trauma a liberdade o perdão do conselho imperial de Evron, e uma porção colossal de medo para alimentá-lo. Em troca, ele deve ir para a Terra, combater um indivíduo que tem causado muitos problemas para os evronianos. O gigante concorda, e Gortham então explica aos outros que o mutante foi criação sua.
Muito antes ele era um general, um herói condecorado que concordou em fazer parte de uma experiência para a criação de um super-soldado. O general se tornou Trauma, e sua enorme força física não era nada comparada a seus poderes mentais, que infligiam uma onda de medo e pânico em quem estivesse perto, que por sua vez o alimentava e fortalecia ainda mais. Mas ele desenvolveu um processo decisório independente, coisa inaceitável na rígida estrutura social evroniana.
Faz pensar em certas ideologias das quais ainda se fala por aí, e que abominam o mérito individual, não? Militar condecorado e membro da mais alta casta, Trauma foi preso no Poço.
Essa foi a primeira parte da trama. A segunda começa com a cápsula do gigante evroniano caindo em Patópolis, enquanto Donald desperta de mais um pesadelo. O helicóptero do 00 Channel com Angus Fangus a bordo está na área quando Trauma começa a desafiar a polícia e a espalhar o terror, dizendo ainda que quer o Superpato. Nosso herói faz uma entrada triunfal e derruba o alienígena com o Patocar.
Mas isso nem de longe é o bastante, e a luta prossegue. O alienígena pega uma carona no Patocar, eles raspam o helicóptero de Angus em seu voo, e nosso herói decide tomar uma ação drástica, fazendo o veículo cair.
Com sua agilidade o Superpato se desvia dos golpes do alienígena, desferindo golpes com os recursos do x-transformer. Porém Trauma finalmente se apresenta, fazendo nosso herói mergulhar em seus pesadelos. Controlando remotamente o danificado Patocar, Um consegue resgatá-lo e trazê-lo para casa.
O 00 Channel transmite o telejornal apresentado por Lyla Lay, que entrevista Angus sobre os eventos da noite anterior. Nossa androide preferida coloca o colega em xeque, mas mesmo assim Angus diz que o Superpato fugiu do combate. Um diz a ele que felizmente saiu somente com ferimentos superficiais, mas nosso herói diz que não foi Trauma que o derrotou na luta, e sim o medo. Mas mesmo assim o pato diz que não pode permitir que Trauma continuasse com sua trilha de destruição. Com o Patocar sob reparos, ele precisa de outra coisa contra o inimigo.
Finalmente, no ato III da história, nosso herói surge a bordo de um poderoso exoesqueleto, mas Um o alerta a poupar energias, pois suas baterias não têm back-up. De novo, a luta ocupa várias páginas de ação, com a bela arte dos desenhos que é uma das marcas registradas da série, e ainda com referências.
Inimigo imensamente poderoso, herói com armadura, parece familiar?
Nosso herói leva a batalha adiante protegido pelo capacete do exoesqueleto, que impede que as ondas mentais de Trauma o atinjam. Mas evidentemente o evroniano joga sujo, e atinge o helicóptero do 00 Channel. Nosso herói usa mais reservas de energia para resgatar os tripulantes, e nisso é ouvido o pedido de socorro de outra possível vítima.
Como todo herói, o Superpato tem como missão principal salvar vidas. Mas é uma estratégia de Trauma, que para tanto demonstra sua habilidade de alterar a voz. E nisso o alienígena destrói o capacete da armadura, expondo nosso pato a seus poderes mentais.
Donald relembra uma cena de sua infância, indo para a escola com quadrinhos na mochila, dados pelo Tio Patinhas. Ele mal pode esperar para mostrá-los a Margarida, mas infelizmente cruza com os valentões do colégio, e o resultado deve ter sido muito parecido ao que muitos nerds e fãs de quadrinhos e ficção científica já experimentaram e experimentam em suas vidas, aqui no Brasil.
Porém, o que faz um verdadeiro herói não é a incapacidade se sentir ou ignorar o medo, mas sim usar o medo como trampolim para se superar, e fazer o que é certo e necessário. E o Superpato reage, atacando Trauma com fúria justiceira redobrada. O alienígena finalmente cai, pedindo misericórdia pois sente muito medo, e Um constata que sua mutação está regredindo. Trauma cai do prédio, mas é colhido por um veículo evroniano que o leva embora.
De volta ao esconderijo, no 151º andar da Ducklair Tower, Superpato e Um conversam sobre os eventos. Nossa I.A. preferida diz que o alienígena usava o medo de suas vítimas como fonte de energia, mas que seus poderes foram incapazes de lidar com outra coisa, que o fez perder o controle. Superpato responde que essa outra coisa era a coragem, a capacidade de transformar o medo em força. E não é necessário ser um mutante, ou um herói ou super-herói, para fazer isso.
Algumas vezes é preciso somente ser um frágil e pequeno pato.
Uma das melhores e mais essenciais tramas de toda a série Novas Aventuras, e uma das preferidas dos PKers, os fãs dessa extraordinária série de Ficção Científica da Disney (lembrando que nosso herói se chama Paperinik, ou PK, na Itália). Trauma foi a primeira de três histórias clássicas e antológicas da série, explorando temas FC com maestria e criando situações extremas, que exigirão tudo de nosso maior herói. Aguardem a próxima parte, que será arrebatadora.
Até a próxima!
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