quarta-feira, 30 de outubro de 2019

Superpato Novas Aventuras parte 24

SUPERPATO 50 ANOS

PKNA 46 Nell'ombra


O lançamento deste número foi em 1 de outubro de 2000. Tem início em um distante planeta, com vários alienígenas reunidos em uma taberna que praticamente nada deve a uma famosa cantina, a de Mos Eisley. Um ancião afirma ser um contador de histórias, é ameaçado pelo barman, mas uma coisa que ele diz chama atenção de um dos clientes. Ele afirma conhecer a história do fim de Evron. E o frequentador interessado é ninguém menos que Zoster, que foi um importante cientista evroniano, e que conhecemos de PKNA 1 (conforme vimos na parte 3) lançado no Brasil como Sombras sobre Vênus, e também de PKNA 15 Motore/Azione, parte 10.

O ancião conta a história de Xadhoom, como ela derrotou o Império Evroniano e como se tornou uma estrela para ajudar seu povo. Zoster sai com um grupo variado de alienígenas. Enquanto isso, na Ducklair Tower, Superpato e Um analisam o dispositivo de armazenamento no qual a amiga xerbiana deixou registrada suas memórias. Nisso, Zoster interroga o ancião, que havia mencionado que as memórias de Xadhoom não estavam perdidas, e que ela possuía um aliado: o Superpato!


Nosso herói e Um tentam obter mais informações com uma projeção holográfica de Xadhoom a partir do dispositivo, mas a fala da xerbiana é enigmática. A caminho da Terra, Zoster discute com seus aliados, enquanto o ancião conta a uma mãe e seu filho a história de Xado, como ela era feliz em Xerba e amava as estrelas. Um continua a análise do cartucho de memória, mas um vírus nele embutido causa alguns problemas com os equipamentos da Ducklair Tower, acordando Donald.

Zoster participa de um ritual do líder dos alienígenas que o acompanham, enquanto é ativado algum tipo de esporo monstruoso, o último haga conforme lhe dizem. O monstro é lançado e começa a invadir a Ducklair Tower, Um experimenta um alarme e chama Donald, que entra em ação como o Superpato. O ancião prossegue sua história, descrevendo como Xado se tornou uma das mais importantes cientistas de seu mundo (onde todos são cientistas, aliás) e descobriu o amor com Xari. Nosso herói encontra e começa a batalhar contra os invasores monstruosos, mas ele e Um enfrentam uma dura prova já que são muitos.


O pato descobre que os invasores estão atrás do cartucho, tenta impedir que o levem, mas leva um tremendo choque. Os monstros conseguem seu intento, mas o Superpato, em um grande momento, se recusa a permitir que levem a última lembrança da amiga. Em uma lindamente desenhada página cheia de ação (a arte, aliás, é do grande mestre Disney Lorenzo Pastrovicchio) ele literalmente voa pelo labirinto da Ducklair Tower até seu objetivo, o hangar!

A bordo de sua nave, Zoster começa a decifrar o cartucho, enquanto o ancião conta como a maior descoberta de Xado chegou simultaneamente a maior tragédia possível, a destruição de Xerba com a invasão evroniana. Tudo que restou para a agora Xadhoom foi a vingança. O Superpato se aproxima da nave inimiga, que está sendo tomada pelo monstro haga, e combate seus tripulantes em seu velho estilo, e encontra finalmente o cartucho com as memórias da amiga. Porém, Zoster move a nave para perto do Sol, tendo aprendido todos os segredos transmitidos pela memória da xerbiana.


Voltando para casa na nave de Everett Ducklair, Superpato conversa com a projeção de Xadhoom e se alarma quando ela diz que deu ao evroniano Poder e Potência (o mote dessa raça, que depois se tornou o título do retorno do universo de Ficção Científica de nosso herói, na primeira história de Superpato Nova Era publicada no Brasil na Mega Disney 7). O evroniano, em uma sequência dramática de páginas, adquire os poderes inimagináveis da ciência de Xadhoom, prometendo fazer mundos se ajoelharem diante dele.

Nosso herói teme o pior, mas Xadhoom explica que poder é controle. Discernimento. É medido por força e orientação. E poder é também o seu oposto, e contém os germes de sua própria derrota. Então ela explica que o inimigo não possui nenhuma dessas qualidades. Nisso, o ancião repete essas mesmas palavras, enquanto Zoster, diante do poder sem controle, se desintegra.

Xadhoom obtém sua última vingança, contra seu último inimigo. O ancião termina sua história, dizendo que o último inimigo conheceu sua última derrota, e não irá retornar. À criança que pergunta ele responde quem sabe a moça um dia retorne, e explica para a mãe desta que ele conhece a história porque a viveu, já que a moça era sua filha. Com lágrimas nos olhos deseja que Xadhoom finalmente descanse. A projeção da amiga desaparece, e Superpato ruma para casa.


Uau! Nem seria necessário comentar, mas com certeza essa foi uma história emocionante e um digno final para a trajetória de Xadhoom em Superpato Novas Aventuras. Outras referências na história são do monstro alienígena, que lembra muito o Alien, e as cores da transformação de Zoster no final. Branco, vermelho e preto são também as cores da transformação alquímica, almejada séculos atrás. Finalmente, o momento da metamorfose do evroniano tem semelhanças com a que David Bowman experimenta ao final de 2001: Uma Odisseia no Espaço.

Um dos melhores da série sem dúvida! E vamos adiante!

PKNA 47 Prima dell'alba


Publicada em 1 de novembro de 2000, esta trama desenhada por Marco Gervasio representou outra despedida, desta vez a de Angus Fangus. Nosso herói encontra o repórter nas docas, e após uma agradável conversa com várias trocas de insultos, eles se separam. Nisso, pescadores em um barco no oceano observam um objeto vindo do céu cair na água, e dele emerge um alienígena muito semelhante ao Predador, já antecipado pela capa da edição.

Na página seguinte, estranhamente, vemos um sujeito com cara de poucos amigos conversando com um grupo de primatas que acaba de inventar a roda, com dinossauros ao fundo. Alguns reclamam dessa composição, que evidentemente contraria o que sabemos da paleontologia, já que os dinossauros foram extintos muito antes do surgimento dos primeiros primatas. Mas o fato é que já é um clichê clássico do cinema e dos quadrinhos, basta lembrar dos Flintstones!


Angus Fangus, nesse meio tempo, encontra o Câmera 9, que afirma que tem um furo para ele, mostrando uma maleta. Bandidos surgem bastante interessados no objeto, mas seus planos são atrapalhados por uma explosão. Superpato está lutando contra o alienígena, que se apresenta como Raznor, e evidentemente Angus fica todo animado pensando em como usar o que vê para suas habituais matérias contra o herói. O alien derruba um helicóptero da polícia e o pato se afasta para salvar os oficiais. Raznor então encontra Angus e Câmera 9, e os dois são salvos pela arma de dardos tranquilizantes dos bandidos. Após uma breve luta conseguem escapar também destes.

Outra cena do sujeito com os primatas antecede o contato do paralisado Raznor com sua nave, que emite um campo de energia que cerca as docas. Ninguém consegue entrar ou sair, e enquanto Um fala com Superpato surge novamente o alienígena para atacar o herói. A luta é duríssima e nosso pato recebe a improvável ajuda de Angus Fangus. Eles fogem, enquanto o alien retorna para sua nave.

Em cenas em flashback descobrimos que Raznor foi incumbido da tarefa de vir à Terra e obter um aparelho alienígena cuja função não é explicada. Na cena seguinte ele visita seu arsenal, em outra cena muito semelhante a algumas vistas nos filmes do Predador. Melhor equipado ele tem um novo confronto com o Superpato, que depois opta por uma retirada. Raznor aciona os sensores de sua armadura, e finalmente detecta o aparelho que está procurando.

Escondidos, Angus e Câmera 9 abrem a maleta e descobrimos que ela contém o dispositivo alienígena. Câmera 9 comenta que, a noite, tem o hábito de percorrer os subterrâneos de Patópolis filmando escondido os tipos mais estranhos e perigosos, pretendendo com isso um dia produzir um documentário. E ele descobriu negócios escusos de um conhecido tenente da polícia, da mais elevada reputação, com um criminoso muito conhecido. Bandidos subitamente confrontam os policiais, e na confusão Câmera 9 foge com a maleta, mas é seguido.


Os bandidos chegam nesse momento, e logo surge também Raznor. Os meliantes não são páreo para o alien, que em seguida ameaça a dupla. Superpato chega para o resgate, mas no confronto o dispositivo é acionado, e eles também vão parar em tempos pré-históricos. Descobrimos então que o sujeito que apareceu antes é Tod Buster, informante de Angus, e que primeiro havia descoberto o dispositivo alienígena. Após muita confusão o Superpato o aciona e eles voltam para seu tempo. Infelizmente para Angus nada foi gravado por Câmera 9, pois a bateria da câmera acabou, mas Buster comenta com ele que possui informações sobre falcatruas do mesmo tenente da polícia visto pelo Câmera 9. Arqueólogos descobrem estranhos desenhos rupestres de primatas perseguindo uma criatura desconhecida, e nossos heróis são brindados por um belo nascer do Sol.

A história é divertida, e vemos como Angus desenvolveu até um carinho, bem a seu modo, para com o Superpato. A atmosfera da aventura varia grandemente conforme as cenas, trazendo até alguns momentos dignos de detetives noir, e brincando com o mistério do conteúdo da maleta.

E antes de encerrar, mais novidades sobre as publicações de quadrinhos Disney! Quem acompanha o blog deve ter lido a respeito das notícias da sequência das séries de encadernados em capa dura que a Panini já está lançando, e que eram publicadas pela Abril. Mais recentemente, o tradutor e editor Marcelo Alencar confirmou a informação, postada no grupo Disneyanos do Facebook, de que um dos próximos encadernados será de Fantomius! Já existe inclusive o ISBN e outros dados:


Conforme Marcelo Alencar ainda comentou o autor da série, Marco Gervasio, adorou a capa feita pelo artista Fábio Figueiredo, que inclusive postou a seguinte imagem em sua página no Facebook:


Onde será que já a vimos anteriormente?

Com 236 páginas, o volume em capa dura com As Espantosas Façanhas de Fantomius – Ladrão de Casaca, trará ainda de acordo com Marcelo Alencar oito dos episódios do mestre Marco Gervasio. Sim, amigos, é o primeiro, outros virão, e cada um terá também textos extras e desenhos do autor. Vale ainda lembrar que foi Marcelo Alencar o responsável por textos extras que saíram na antológica edição Superpato – O Legado da Abril em 2013, quando da publicação das primeiras histórias de Fantomius no Brasil, além de ter sido o responsável pela tradução das histórias do universo de Superpato Nova Era que saíram na Disney Big nos últimos tempos da Abril.

Mais excelentes notícias para os fãs dos quadrinhos Disney, que andavam muito nostálgicos a respeito das grandes histórias, grandes aventuras e grandes sagas protagonizadas por esses personagens inesquecíveis. Marcelo Alencar ainda deu a entender que o universo PK, precisamente o que analisamos neste especial do Escritor com R, pode igualmente ser publicado pela Panini. Ainda não ficou claro se será a fase Novas Aventuras, de que tratamos aqui, ou das histórias mais recentes da fase Nova Era.

Mas o que importa mesmo é que as grandes aventuras Disney estão voltando!

Semana que vem, a parte final deste especial Superpato 50 Anos!

Até a próxima!

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