quarta-feira, 23 de outubro de 2019

Superpato Novas Aventuras parte 23

SUPERPATO 50 ANOS

Como na parte anterior, esta também é aberta com notícias, e são muito boas! Quem acompanha as redes sociais deve saber que a editora Culturama tem sido alvo de algumas críticas, especialmente no tocante á distribuição das edições e a escolha das histórias nelas publicadas. O problema da distribuição está sendo resolvido, e o fato é que o trabalho de sua equipe tem sido muito bom e digno de elogios. E essa casa editorial, finalmente, está pagando uma dívida com os fãs já que está lançando, depois de uma longa espera, o Grande Almanaque Disney número 2. E que edição!


Quem acompanha o Escritor com R já viu a imagem dessa capa antes, na parte 16. E, corrigindo o que ali foi postado, é a arte da Paperinik 30. Conforme o site da Amazon, o Grande Almanaque Disney 2 está em pré-venda, e traz a versão brasileira da história Topolino e il castello sulla Luna, que saiu nas Topolino 3321 e 3322. É uma HQ especialíssima, para celebrar os 50 anos do pouso lunar da missão Apollo 11 da NASA, e a revista trará ainda um texto com 50 curiosidades a respeito desse histórico evento.

Além dos demais materiais publicados na edição, o outro grande destaque, como a capa deixa claro (e esperamos que esta seja mantida), são os 50 anos do maior herói da Disney! Para tanto, finalmente sendo publicada no Brasil, estará nas páginas do Grande Almanaque Disney Superpato, Tudo Começou Assim, do artista italiano Marco Gervasio.

Já a mencionamos aqui também na parte 16 deste especial, sendo sua primeira publicação na Topolino 3316. Tivemos acesso a essa história, e garantimos: vai valer muito a pena!


Aliás, se posso aqui fazer um pedido, é que o Grande Almanaque Disney 2, ao contrário do número anterior, chegue à maior quantidade de bancas possível.

Quero manifestar os maiores agradecimentos à Culturama e ao amigo e editor Paulo Maffia por finalmente publicar o Grande Almanaque Disney 2, e cumprir a promessa de apresentar para o público brasileiro essa HQ de Marco Gervasio. Torço muito para que seja, afinal, a retomada da publicação das grandes histórias, das grandes aventuras, e das grandes sagas que me fizeram voltar a ler os quadrinhos Disney nos últimos anos da Abril. Os fãs merecem!

Speciale 00 Super


O último especial de Paperinik New Adventures foi publicado em 1 de agosto de 2000. Se os especiais anteriores, especialmente o de 99, trouxeram histórias bastante dramáticas, este pelo contrário prima pelo humor, trazendo uma série de histórias curtas que satirizam a noção de super-herói.

Em Smascherato o Superpato conversa com um leitor, realizando a famosa quebra da quarta parede, a respeito da importância de ter uma identidade secreta. Depois de alguns exemplos divertidos, incluindo uma brincadeira com Superman e Lois Lane,  vemos nosso herói dando um exemplo prático, em uma ocasião na qual parece que Angus Fangus descobriu algo importante sobre Donald. O pato, preocupado, comenta o drama com Um, que providencia um androide a sua imagem e semelhança, mas com um cérebro positrônico limitado. A I.A. diz que ninguém notará a diferença, e tudo vai bem quando Donald e a máquina se apresentam para o jornalista. Até o momento, claro, em que surge um evroniano para sequestrar Fangus. Uma rápida e imperceptível troca de roupas e esse problema é resolvido. E no fim, Angus só queria saber quem roubou os donuts de sua gaveta.

Logistica-mente começa com um blecaute atinge Patópolis, e nosso paladino precisa de seu traje heróico a fim de impedir que meliantes se aproveitem do fato. Contudo, coincidentemente houve um problema com subrotinas do software de Um, e enquanto roda o diagnóstico ele não tem como trazer a roupa do Superpato para Donald. O pato pergunta onde está, e a I.A. responde que trabalha da mesma forma que um computador pessoal, fracionando as informações em partes ao longo de todo o sistema de armazenamento de memória. Da mesma forma, as peças do traje estão espalhadas por toda Ducklair Tower. Nosso herói precisa percorrer o edifício realizando várias tarefas paralelas, como ensinar o caminho a um visitante, tentar ajudar policiais que procuram um ladrão, participar de um encontro e driblar o ego de Mike Morrighan, jornalista do 00 Channel. No fim, após uma série de coincidências, os guardas prendem o ladrão e o encontro é realizado.


Dalla A alla zebra versa sobre a importância das frases de efeitos dos heróis, e sua importância fundamental para as histórias. “A palavra é tudo”, diz nosso herói, descrevendo várias situações, das mais insólitas às mais dramáticas, e como é fundamental a escolha das melhores frases para cada uma.

Em La dura legge del West é revisitado o velho clichê das histórias do Velho Oeste, sobre como o gatilho mais rápido sempre tem que repetidamente enfrentar quem deseja tirar seu título. Com super-heróis é a mesma coisa, e o Superpato tenta as mais variadas estratégias para combater os vilões que chegam a Patópolis vindos de todos os cantos do país. De seus tradicionais truques a armaduras até um insólito concurso, vale tudo!

Scelta morale traz novamente a presença de Lord Walrus, que vimos no especial Zero Barra Uno na parte 12. O atrapalhado vilão tenta um novo plano e se dá mal novamente, mas desta vez pergunta se, como os super-heróis existem para fazer todos felizes, ele como super-vilão não está feliz. Ecos do detestável politicamente correto em uma sátira muito divertida, e depois da pressão de populares Superpato concretiza uma estratégia com Um para que o vilão fique feliz, e tudo acaba bem.

O especial termina com Teorie e pratica del supereroe, no qual nosso herói recebe a visita de Joder, mestre de artes marciais de outra dimensão que o ensina sobre ser um herói trazendo de outras realidades uma série de vilões.


Como destaque final, este especial chegou ás bancas acompanhado de uma agenda, intitulada Quarantena, cuja capa trazia uma imagem linda e muito sexy de Lyla. Não é a toa que nosso herói comenta com Um, ao final de O Vento do Tempo (número 0/2 da série e que aqui saiu no antológico especial da Abril As Novas Aventuras do Superpato – A Origem, que “como pata, ela é muito gata”. E até Um queria o telefone da jornalista e androide, aliás!

PKNA 45 Operazione Efesto


Publicada em 1 de setembro de 2000, a edição começa com o tenente McCoy invadindo o Departamento 51 a fim de roubar informações. Quem leu a parte anterior recordará que na verdade McCoy é o último evroniano na Terra, Grrodon. Ele pretende vender os segredos roubados para a Belgravia, alterando o equilíbrio de poder já que um mundo mais confuso é um mundo mais fácil de dominar.

Mas os militares chegam e o prendem, não sem antes Groodon ou McCoy ter enviado os segredos roubados para a Belgravia. Trinta dias depois, após apanhar alguns meliantes, o Superpato é chamado pelo PBI, e lá encontra mary Ann Flagstarr, sua chefe Alma Courier e o general Clint Westcock. O militar narra a nosso herói o roubo de informações, especialmente do dispositivo de memória de Xadhoom que o Superpato confiou a ele em PKNA 44 Sul lato oscuro (confira na parte anterior). Courier comenta que detectaram atividade incomum na Belgravia logo depois desse roubo, não sancionada pelo presidente Nestor Grimka, e também fala da tentativa de sequestro de seu filho Grigorji, estudante nos Estados Unidos (claro que os leitores sabem que Patópolis fica em Calisota, costa oeste dos EUA).

Eles sabem ainda o nome do projeto: Operação Efesto. E sugerem que o Superpato se disfarce de Grigorji, viaje até a Belgravia e desvende a trama. Nosso herói chega ao distante país presumivelmente do leste europeu, e apesar de algumas falhas no dossiê que lhe foi transmitido a fim de personificar o filho do presidente, consegue se passar por ele com poucos incidentes. Ljuba Gastropova, noiva do verdadeiro Grigorji, é uma das lacunas e cria um problema temporário para o pato quando este demonstra não conhecer uma de suas características. E quando Ljuba demonstra ciúmes da chefe de segurança do palácio, Agnes Korba.

Após um contato com Um, o Superpato segue disfarçado para a ala leste do palácio, um local de segurança máxima. Antes, descobre um porta-retrato com a foto de Ljuba, mas por baixo desta está colada uma imagem de Agnes. Disfarçado como Grigorji nosso herói chega à instalação secreta somente para descobri-la vazia, mas atrás de uma porta trancada encontra Nestor Grimka em trajes civis. A confusão chega ao ponto culminante quando o Grimka em trajes presidenciais chega com uma escolta armada, e então revela ser na verdade Oberon de Spair, agente da Belgravia que vimos anteriormente em PKNA 21 Tyrannic na parte 12.


De Spair revela que tomou o lugar de Grimka após o presidente negar-lhe os códigos dos armamentos nucleares do país. Este e o Superpato são levados até uma instalação na Ilha de Hornsküll, sede da Operação Efesto. Lá também encontram seu líder científico, Morgan Fairfax, o cientista mais maléfico de toda a série, já conhecido desde PKNA 4 Terremoto (Superpato Novas Aventuras 3 Terremoto, da Abril, que vimos na parte 4) e na já mencionada PKNA 21 Tyrannic. Superpato e Grimka são presos em uma jaula, baixada até o poço do Indutor de Polaridade, o enorme equipamento que é o centro da Operação Efesto.

Graças ao escudo X-transformers e seu comando densomórfico, os dois escapam e o presidente explica ao herói que os dados enviados por McCoy descreviam uma forma inédita de energia, a receita para desenvolver um potencial destrutivo de poder inimaginável. Perigoso demais, conforme Grimka. “Pensei que esse fosse seu negócio”, retruca o Superpato, ao que o presidente responde que seu país produz armas, terror e destruição, mas devastação global não o interessa. Políticos...

Para produzir e controlar essa energia Fairfax desenvolveu o indutor de polaridade, e a fim de alimentá-lo precisavam do urânio de algumas das ogivas do arsenal da Belgravia. Como Grimka se negou, os conspiradores tomaram o poder. Nisso, Fairfax detalha aos auxiliares seu plano: após o teste na região vulcânica da Ilha de Hornsküll, aquela tremenda energia será direcionada para a costa oeste norte-americana, liberando a energia da Falha de San Andreas na Califórnia, submergindo aquela porção de terra e fazendo emergir do oceano outras, concretizando seu Projeto Pangea visto em Terremoto.

Onde já ouvimos falar da Falha de San Andreas, mesmo?


Superpato e Grimka surgem nesse momento, e a luta começa. Porém aquela energia, originária da ciência de Xadhoom, está contida em um recipiente muito inadequado, e o resultado é sua liberação sem controle. A caverna começa a desabar, a lava da região vulcânica sobe de seu receptáculo nas profundezas, e os personagens precisam lutar pela vida para não sucumbir àquele forno natural. Cenas de ação dignas de todo o histórico da série se seguem, intermediando-se com a chegada de forças belgravianas à ilha. Quando Superpato, Grimka e Fairfax se vêm diante do resgate, o rosto que surge do capacete miltiar é o de Ljuba Gastropova.


A militar, filha de um importante general da Belgravia, percebeu que havia algo errado diante das atitudes do Superpato interpretando Grigorji, e por fim alertou seu pai. Assim os bandidos são presos, a ilha é destruída por uma monumental mas natural erupção vulcânica, conforme a mídia anuncia, e tudo termina em festa no palácio do governo. Nosso herói e Ljuba conversam, e ela comenta que Agnes foi avisada por Grigorji, descrito como ingênuo, de todo o plano, e repassou a informação aos conspiradores. A militar de mostra conformada por nunca ter sido amada pelo filho do presidente, já que aquele havia sido um relacionamento arranjado.

No avião, no retorno sob outro disfarce, o Superpato reflete sobre os acontecimentos, torcendo para que tudo tenha servido para abrir os olhos do presidente Grimka, e que Belgravia possa ser um país diferente dali em diante. Além disso, em uma cena carregada de simbolismo, ele pede uma tesoura para a aeromoça e com ela destrói a carteira de agente do PBI que lhe foi conferida.

Uma boa trama, e de novo conferimos o encerramento de vários ciclos, como o de Morgan Fairfax por exemplo. Este número 45 também explora o lado humano de vários personagens à primeira vista detestáveis, como o próprio Nestor Grimka, e traz cenas de ação espetaculares, como sempre foi o tom da série Novas Aventuras. Além disso, nosso herói igualmente encerra seu ciclo trabalhando na Ducklair Tower, e também literalmente corta sua relação com o PBI. Um sabor um tanto agridoce nos chega neste momento, já que a série está se aproximando de seu final.

Contudo, esta viagem tem sido realmente fantástica, e espero que os leitores estejam gostando. Na semana que vem tem mais.

Até a próxima!

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