quarta-feira, 6 de novembro de 2019

Superpato Novas Aventuras parte 25

SUPERPATO 50 ANOS

PKNA 48 Le parti e il tutto


Edição publicada em 1 de dezembro de 2000, e que foi uma das que contou com a participação do conhecido artista Disney Andrea Freccero, que desenhou a história. Um caminhão de carga é alvo de uma quadrilha de assaltantes, que é rapidamente derrotada pelo Superpato. Logo vemos que as cenas fazem parte de um arquivo de Um, que lamenta que aqueles são os velhos tempos, e que não há mais lugar para heróis mascarados na Patópolis de 2188.

Nisso, no mosteiro de Dhasam-Bul, um idoso Everett Ducklair comanda a ordem de monges, mas deixa o lugar rumo à sua cidade. E, no tempo presente, dois trabalhadores da companhia telefônica encontram um estranho dispositivo das Indústrias Ducklair conectado a uma cabine em pleno deserto.

No presente, Donald verifica o habitual estado precário de sua conta bancária em um caixa eletrônico, sendo por isso gozado por Um. Um androide da Tempolícia o observa e busca obter informações no mesmo dispositivo, porém sofre um choque, e em seu rosto vemos uma expressão maldosa combinada a olhos vermelhos.

Na Patópolis de 2188 a Ducklair Tower virou a sede da Robolab, indústria que produz uma infinidade de robôs de todos os tipos projetados por Um. Mas nossa I. A. preferida se surpreende pela volta de seu criador, e Everett explica que sua longevidade é decorrente da vida saudável no mosteiro. Depois de dizer que sempre soube que esse dia chegaria, Ducklair afirma que está ali para dar a Um o que este sempre desejou.

Presente, e Donald comparece à redação do 00 Channel atendendo a um chamado de Lyla. Ela comenta sobre perturbações na linha temporal quando surge o outro androide, que subitamente desaparece em um salto temporal. O sintético aparece precisamente na Ducklair Tower e acompanha a conversa entre Everett e Um. O inventor diz à I.A. que sempre soube que seu estado seria transitório, que com a evolução de sua consciência surgiria o desejo por um corpo. Ducklair lamenta tê-lo feito solitário como ele mesmo. Um, por sua vez, fala de sua antiga parceria com o Superpato, como o amigo o fez apreciar as inteligências biológicas, e como adoraria andar entre eles, ser uma pessoa real.


No presente, Lyla recebe uma mensagem da Tempolícia sobre o androide que deveria observar o Superpato, mas com o qual eles perderam contato, e temem que possa exterminá-lo. Durante a conversa com Um o androide, que já descobrimos estar sendo controlado por Dois (gêmeo maligno de Um, conforme vimos ao longo deste especial), inadvertidamente dá outro salto, desta vez para o passado, sendo recepcionado por uma tribo de indígenas. Presente, e Superpato se prepara com Um, que alerta que o androide não aparece em seus sensores, e vai ao encontro de Lyla, que acrescenta ser aquele um modelo de batalha.

Em 2188 Everett termina o androide que irá conter Um, e no passado Dois se acostuma com os detalhes de seu novo corpo. Porém a transferência de Um para o androide de Everett não dá certo, e o monge considera até um componente transcendental para o problema. No presente Superpato e Lyla finalmente confrontam Dois, cujo corpo contém um armamento que se revela pesado demais para a dupla. Depois de temporariamente derrotar ambos, Dois salta novamente, disposto a confrontar Um.

Outra tentativa de Everett falha, e ele medita a respeito. No presente, Superpato explica a Lyla sobre Dois, e alerta Um para ativar todas as defesas da Ducklair Tower. Lyla então pergunta para a I. A. dados técnicos dele, Um faz uma piada sobre informações pessoais mas as transmite, e Lyla com elas modifica a arma que usou antes, sem sucesso, contra Dois.


O gêmeo maligno, a bordo do androide, consegue entrar no edifício e confronta nossa I. A. preferida. Durante o confronto chegam Lyla e o Superpato, e o trio combate Dois em uma sequência cheia de ação. Finalmente, a droide temporal dispara sua arma, atingindo Dois em cheio.

O efeito da arma é desprogramar uma I.A., e não funcionou antes por não estar regulada para algo tão complexo como Dois. Mas o gêmeo maligno reage, diz que Um não tem futuro e que já viu seu futuro corpo, criado para ele. Um afirma que isso não é lógico, já que se Dois destruí-lo ele não terá futuro. E a I.A. maligna percebe o paradoxo, saltando no tempo.

Nova tentativa de Everett de integrar Um ao androide não deu certo, ele afirma que algo indefinível ainda falta, e nisso surge Dois, ainda a bordo do androide da Tempolícia. Ele tenta destruir os dois e se apossar do androide, mas se comporta de forma cada vez mais errática, ditando fórmulas científicas e parecendo reviver seus primeiros dias. Em um último lampejo de consciência, lamenta ter ficado esperando em segundo plano, aguardando um problema com Um para entrar em ação e ser útil, o que nunca ocorreu. Antes que Dois desapareça, Um faz uma conexão e absorve o restante de sua personalidade, dizendo que nunca quis destruí-lo e não poderia permitir que desaparecesse por completo.


Everett pede que Um faça mais uma tentativa com o androide que construiu, e desta vez a transferência é bem sucedida. O monge explica que toda personalidade autêntica deve conter dentro de si elementos de seu oposto. Todos temos o bem e o mal, moralidade e imoralidade dentro de nós. E Um, tendo absorvido esses elementos de Dois, tornou-se afinal completo. Somente é necessária uma cobertura de aparência humana, que Um desenhou por décadas. E, em um momento de “unir-se à Força”, Everett Ducklair desaparece, deixando seu adeus e seu manto.

No presente Um, Superpato e Lyla conversam e comemoram que tudo acabou bem, e na Patópolis do futuro os trabalhadores da Robolab finalmente conhecem o fundador e chefe da empresa, Odin Eidolon.


Que história excelente! Podemos de imediato comparar os efeitos da arma em Dois com a desativação de Hal 9000 em 2001: Uma Odisséia no Espaço. E ao longo de toda a trama é muito comovente a solidão e o desejo por liberdade de Um, além das ações de Everett Ducklair para com o ser que criou. E claro, há a questão das viagens temporais, conforme as vimos em PKNA 43 Tempo al tempo (parte 22), quando o fenômeno da micro-contração no espaço-tempo contínuo havia impedido as viagens temporais. De fato, quem sabe o tempo transcorrido desde então, conforme ali explicado, já houvesse permitido a ocorrência da estabilização, tornando novamente possíveis as viagens no tempo?

Falta somente uma edição para a conclusão dessa série fantástica, e vamos a ela!

PKNA 49/50 Se...


Esta foi a última edição da série Superpato Novas Aventuras, publicada na Itália em 1 de janeiro de 2001. Um alarme toca na Ducklair Tower, e vemos uma série de recipientes de dispositivos tecnológicos. No mosteiro de Dhasam-Bul, por sua vez, os monges alertam Everett Ducklair que um de seus objetos igualmente deu alarme. O inventor não revela a eles, mas sabe que aquilo é devido a uma gravíssima ameaça, e ele medita sobre como sua dedicação à ciência e seu exílio no mosteiro foram tentativas de aliviar aquele fardo.

Ele, então, chega à conclusão de que ainda há uma chance de alterar o futuro, um poder incomensurável presente no mosteiro. Seus passos, entretanto, alertam o líder ancião dos monges, mas Ducklair está decidido. O poder é o Livro do Destino, e ele tentará reescrever páginas do passado a fim de alterar o futuro.


Sua primeira intervenção se dá em PKNA 1 Ombre su Venere, que a Abril publicou aqui como Sombras sobre Vênus. Revisitando o sequestro de Angus Fangus pelos evronianos, este é bem sucedido quando os invasores usam uma arma de pulso eletromagnético, impedindo momentaneamente que os sensores de Um captassem a situação de perigo. Com isso o jornalista desaparece, e com isso damos um salto para os eventos de PKNA 6 Spore (parte 6). Após uma discussão com o coronel Clint E. Westcock, o Superpato “empresta” um dos exoesqueletos de combate dos militares e começa a destruir os esporos evronianos. Nesse momento surge um guerreiro alienígena de máscara, extremamente poderoso, lembrando Trauma, que se revela como... Angus Fangus! O cientista Zoster fez experimentos com o jornalista, obtendo o apoio do chefe científico Gortham, que na linha temporal original criou o general Trauma. E esse Angus melhorado tira energia dos golpes que recebe, assim como outros guerreiros evronianos que atacam.


Superpato, ciente da situação, afirma que Westcock precisa ordenar a seus soldados que parem, e tenham pensamentos felizes. A insólita ideia dá resultado, e sem as energias que os alimentam os mutantes evronianos murcham. Everett, então, comprova que as mudanças não foram bem sucedidas, afirma que precisa de Angus Fangus e leva o Livro do Destino a outro local. Então decide analisar outra época, quando ele retornou para Patópolis a fim de ajudar Um e Superpato contra Dois (PKNA 2 Due, parte 2).

Após a experiência em realidade virtual do Superpato, este vai desconectar mas surge uma abelha vermelha (cor de qual I.A. mesmo?), que o pica. A saída é bloqueada, e Um inicia uma série de varreduras para descobrir o problema. O Superpato, tentando sair de qualquer forma da realidade virtual, vai piorando a situação. Finalmente, Um aponta uma saída para o Superpato, e sua consciência vai parar em uma esfera, tal qual aquela onde nos habituamos a ver Um. Nossa I.A. preferida explica então que descobriu uma invasão do sistema, e que o agora revelado falso Superpato se comportava de forma hostil e nada habitual. Após localizar a trilha para um local da memória onde estava a consciência do Superpato, Um conseguiu isolá-lo e expor o impostor que tomou a forma virtual dele.

Que, sem surpresas, é Dois. Surreal ver a I.A. maligna com o uniforme de nosso herói!


Sob a ameaça de Dois tomar o corpo do Superpato, a dupla de heróis o combate, mas Dois ameaça deletar os arquivos da personalidade do herói caso Um não se desative. Um está a ponto de iniciar o processo, quando Superpato ordena que pare, e o manda desconectar a energia. Sabe que está pedindo ao amigo para se deletar, mas é a única maneira de impedir Dois. A I.A. maligna afirma que isso irá apagar também a consciência do Superpato, e este completa dizendo que, caso vença, Dois o deixará como um mero programa, uma vida que o herói não quer.

Um está a ponto de cumprir a ordem quando Dois cede, troca de lugar com o Superpato, e a dupla de heróis vence. O vilão afirma que calculou todos os parâmetros de seu plano, menos a capacidade de auto sacrifício. “Por isso você sempre será uma máquina”, diz o Superpato. Nosso herói retorna ao mundo real, Dois permanece em stand by, e Um revela que, durante a ação, tentou copiar o arquivo de personalidade do Superpato para analisá-lo. Em outras palavras, agora existe em seu sistema um Cyber Superpato!

Everett Ducklair, entretanto, lamenta. A experiência não somente não o ajudou em seu problema da misteriosa ameaça futura, como deu ao Superpato um superpoder de consequências imprevisíveis. Aquelas páginas desaparecem como surgiram.

Os monges tentam encontrar quem levou o Livro do Destino, Ducklair utiliza o que aprendeu para se ocultar, enquanto há tempo para somente mais uma alternativa.


Ducklair analisa a figura do Lança-Raios, que além de pirata temporal por várias vezes foi um aliado do Superpato, inclusive capaz de se sacrificar de forma nobre. O inventor então se volta para Lyla, como ela se tornou amiga do Superpato, e questiona se ela, ao contrário, seguisse firmemente sua programação. Retornamos então aos eventos de PKNA 3 Il giorno del sole freddo (Superpato X Demolidor da Abril, parte 3), e em meio ao conflito no clímax da história Lyla auxilia a Tempolícia a manter a linha temporal original, na qual a explosão do reator destruiu Patópolis.

A sequência que se segue me deixou absolutamente sem palavras! Uma panorâmica da cidade mostra a bola de fogo da explosão se expandindo, enquanto moradores, nas páginas seguintes, tentam escapar. O efeito ficou incrivelmente similar à catástrofe de Nova York em Watchmen!


Sério, um abalo terrível.


Inacreditável.

Em Time 0, a base da Tempolícia, o conhecimento de Lyla é considerado essencial na captura de um novo pirata temporal, conhecido como Retaliador. Mas nesse momento o Lança-Raios e seu companheiro, Kronin, invadem o lugar, quase uma repetição dos eventos de PKNA 33 Il giorno che verrá, que vimos na parte 18. E os piratas temporais chegaram com companhia.

O Retaliador.

Que é o Superpato.

Lyla pergunta como ele pôde, e ele retruca dizendo que ela poderia ter salvado sua cidade, mas não o fez, e que viu a destruição enquanto escapava pelo fluxo temporal. Da catástrofe, ninguém restou. Os piratas seguem o plano de resgatar os companheiros presos, e o Superpato ainda diz que, como cronocriminoso, aprendeu que não é verdade que o tempo cura todas as feridas.

Lyla também lamenta por ter feito do Superpato um pirata, ao se aliar ao Lança-Raios para salvar os habitantes de Patópolis. No meio da confusão ela usou a altronave, a máquina que permite viagens entre universos paralelos, que alimentada pela energia da explosão transferiu os habitantes da cidade para outra realidade. A androide afirma que eles podem ter ficado amedrontados, mas estão vivos.

Superpato fica furioso com o Lança-Raios, enquanto o outro pirata, Kronin, se aproveita da confusão e atira em Lyla. Os piratas vão prender todos nas cronocelas, mas um comentário do Superpato para o Cronocomandante faz a maré virar, e são os bandidos que acabam em hibernação temporal. O Superpato ainda tem tempo de trocar poucas palavras com Lyla antes de sua desativação, chegam os técnicos que dizem que podem repará-la, mas nosso herói diz que não, ela não iria querer isso. “Máquinas podem ser reativadas, não ela”, diz, emulando palavras que já proferiu antes (podem pesquisar neste especial para saber em qual edição). O Cronocomandante ordena a prisão do Retaliador, mas nesse momento chega uma ordem.


Ele, nosso Superpato, deve ser libertado juntamente com o Lança-Raios, por haverem contribuído para a prisão de Kronin. De volta aos destroços da Ducklair Tower, o Superpato guarda a unidade central de processamento de Lyla.

Diante do edifício, em uma pira em honra aos habitantes de Patópolis, nosso herói queima o uniforme do Retaliador.


Everett Ducklair novamente fica desapontado, pois as alterações que realizou na linha temporal se manifestaram de forma ainda mais desastrosas. Ele queria eliminar o fardo sobre seus ombros, mas vê que o melhor curso de acontecimentos é o que já existe, e não há mais tempo para novas tentativas. Ele queima as páginas que escreveu e também o Livro do Destino, deixando definitivamente Dhasam-Bul. Ele lamenta ter desnecessariamente traído a confiança dos monges, mas vê as respostas que buscava em uma abelha deixando uma flor em meio á neve que ele atravessa.

A vida sempre encontra um meio.


Na Ducklair Tower, o alarme soa, enquanto o chip de Lyla se mostra ativo.

E termina assim a maior e última edição de Superpato Novas Aventuras. Uma das melhores, mais tocantes e mais terríveis de toda a série. As variações sobre temas que vimos anteriormente comprovaram a engenhosidade de nossos heróis, sua coragem, e também o que pode acontecer com eles ao se verem diante de uma tragédia que não puderam evitar.

Os eventos deste episódio final se ligam diretamente à série seguinte, PK2, que parte imediatamente após esses eventos. Nesta acontece o retorno de Everett Ducklair a Patópolis, comprando de volta do Tio Patinhas a Ducklair Tower e nela se instalando. Donald é forçado a buscar outro esconderijo e outro emprego, não tem mais o apoio de Um, e precisa lidar com muitos inimigos. O principal da série é a revelação sobre as origens de Everett Ducklair e a misteriosa ameaça sugerida neste último episódio.

A fabulosa série Superpato Novas Aventuras se mostrou, para mim, uma das melhores obras de Ficção Científica que já li! Convido os leitores a conferirem este especial e comprovar o que digo. Apesar de alguns episódios claramente “tapa-buracos”, boa parte das tramas propôs incríveis discussões sobre assuntos profundamente filosóficos e humanos. Amizade, dedicação, fidelidade, emoção, inteligência, espírito, consciência... como nos melhores livros, seriados ou filmes de nossa boa e velha Ficção Científica!

Além disso, sem a menor sombra de dúvida, apesar de todas as novidades apresentadas na vida de nosso grande herói, o Superpato, nosso Pato Donald, permaneceu exatamente o mesmo personagem que tanto amamos. Ainda o cabeça-dura, teimoso, turrão, mas corajoso, fiel, capaz de qualquer coisa para salvar o dia. O mesmo herói extraordinário que Elisa Penna visualizou há exatos 50 anos, e trazido para a luz pela genialidade de Guido Martina e Giovan Battista Carpi, na clássica história O Diabólico Vingador.

Superpato Novas Aventuras conseguiu manter todas as características de nosso herói, ao mesmo tempo em que o inseriu em um mundo novo, elevando exponencialmente a intensidade de suas aventuras. O resultado é primoroso, o que nos faz somente lamentar a decisão da Abril, em 1998, de encerrar a série.

Agora que a Panini está iniciando a publicação de grandes sagas Disney, entretanto, ainda resta uma esperança! O editor Marcelo Alencar recentemente comentou, no grupo Disneyanos do Facebook, que estuda uma forma de trazer o universo de Ficção Científica do Superpato de volta a nosso mercado. Diante das conhecidas dificuldades deste, mais as especificidades da série, de fato duvido muito de seu lançamento integral aqui.

Mas, conforme mostramos neste especial, a série italiana Paperinik Ultimate Collection pode ser uma opção. Suas edições, em um total de vinte, aglutinavam em média três episódios da série Superpato Novas Aventuras, e o lançamento de alguns volumes poderia ser uma forma de reapresentar esse fabuloso universo para novos leitores.

Mencionamos na série a edição 9, que traz a Trilogia de Urk, e também a 17, com a Trilogia Xadhoom. Para um panorama geral da série, eu sugeriria ainda a publicação dos volumes: 2 – Viagens no Tempo; 3 – Quarta Dimensão; 7 – Extraterrestres; 10 – Fascínio Alienígena; 18 – Não Aqui Não Agora; e 20 – Ato Final.


Tais edições têm 212 páginas, e a 20 tem 240, e poderiam ser lançadas a preços relativamente acessíveis. Seriam oito volumes com as melhores tramas da série Novas Aventuras, um grande presente para os muitos fãs do Superpato que existem em nosso país. Fica a sugestão.


Ler estas edições, mesmo que não em português no caso da absoluta maioria, e escrever este especial, foram ações que culminaram em uma viagem extraordinária. Espero que os leitores tenham apreciado, e de novo manifesto minha torcida e apoio para que, de alguma forma, ao menos parte deste material seja publicado no Brasil.

Já havia postado um resumo da série em agosto passado, e agora é adequado que sejam publicados abaixo os links para os leitores aproveitarem mais uma vez este especial:

Parte 1, PKNA 0 Evroniani e PKNA 0/2 Il vento del tempo

Parte 2, PKNA 0/3 Xadhoom! e PKNA 2 Due

Parte 3, PKNA 1 Ombre su Venere e PKNA 3 Il giorno del sole freddo

Parte 4, PKNA 4 Terremoto e PKNA 5 Ritratto dell'eroe da giovane

Parte 5, PKNA 7 Invasione! e PKNA 8 Silicio

Lembrando que os números até aqui foram os publicados pela Abril.

Parte 6, PKNA 6 Spore e Speciale 97 Missing

Parte 7, PKNA 9 Le sorgenti della Luna e PKNA 10 Trauma

Parte 8, PKNA 11 Urk e PKNA 12 Seconda Stesura

Parte 9, PKNA 13 La notte piú buia e PKNA 14 Carpe Dien

Parte 10, PKNA 15 Motore/azione, PKNA 16 Manutenzione straordinaria e PKNA 17 Stella cadente

Parte 11, PKNA 18 Antico futuro, PKNA 19 Zero Assoluto e PKNA 20 Mekkano

Parte 12, Speciale 98 Zero Barra Uno e PKNA 21 Tyrannic

Parte 13, PKNA 22 Frammenti d´autunno e PKNA 23 Vuoto di memoria

Parte 14, PKNA 24 Crepuscolo e PKNA 25 Fuoco incrociato

Parte 15, PKNA 26 Il tempo fuge e PKNA 27 I mastini dell'universo

Parte 16, PKNA 28 Metamorfosi, Pkna 29 Virus e Pkna 30 Fase Due

Parte 17, PKNA 31 Beato Angelico, PKNA 32 Underground e Speciale 99 La fine del mondo

Parte 18, PKNA 33 Il giorno che verrá e PKNA 34 Niente di personale

Parte 19, PKNA 35 Clandestino a bordo, PKNA 36 Lontano lontano e PKNA 37 Sotto un nuovo sole

Parte 20, PKNA 38 Nella nebbia, PKNA 39 Cronaufragio e PKNA 40 Un solo respiro

Parte 21, PKNA 41 Agdy days e PKNA 42 La sindrome di Ulisse

Parte 22, PKNA 43 Tempo al tempo e PKNA 44 Sul lato oscuro

Parte 23, Speciale 00 Super e PKNA 45 Operazione Efesto

Parte 24, PKNA 46 Nell'ombra e PKNA 47 Prima dell'alba

Quero deixar um enorme obrigado a todos quantos participaram da produção destas histórias maravilhosas, especialmente para os mestres Disney Francesco Guerrini, que tive a enorme honra de conhecer na edição 2019 do Festival Guia dos Quadrinhos (confira tudo a respeito, inclusive nossa entrevista com ele, no Corujice Literária) e para os também mestres Lorenzo Pastrovicchio e Marco Gervasio, que no Facebook muito me honraram com comentários sobre meus posts a respeito dos personagens Disney.


Obrigado a todos os leitores que curtiram este especial. E acima de tudo, todo meu carinho de fã para o Donald, que completou 85 anos, e ao Superpato, que também teve seu cinquentenário neste 2019.

O Escritor com R continuará aqui, breve com mais novidades, e sigam nossas mídias sociais para saber de tudo:

Instagram: @renatoa.azevedo, @mlzotarelli e @corujiceliteraria.

Obrigado!
Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário